Cursos de Dança da UFRJ

De Wikidanca

Edição feita às 20h34min de 8 de fevereiro de 2012 por Mishelas2k6 (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

--Luanabezerra 20h36min de 14 de setembro de 2011 (BRT)


As graduações ligadas à Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são desenvolvidas pelo Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos e oferece os seguintes cursos: Bacharelado, Licenciatura e Teoria da dança. Coordenados pela Profª./Mestra Katya Souza Gualter, a instituição está localizada na Cidade Universitária - Ilha do Fundão/Centro de Ciências da Saúde e ocupam cinco salas para aulas práticas e doze para aulas expositivas, sala de vídeo, além do auditório Maria Lenk, quadras, ginásios, piscinas e outros.


Tabela de conteúdo

HISTÓRIA

A dança na UFRJ possui seus alicerces no trabalho original de Helenita Sá Earp, professora emérita da instituição, que tem o mérito de ser apontada, como introdutora da dança nos currículos universitários no Brasil. Em 1939, Earp introduziu a dança, como disciplina obrigatória com o nome de “Rítmica” no I Curso de Licenciatura em Educação Física do país. Na época, as atividades curriculares de dança nesse curso eram insuficientes para a formação do bailarino, do coreógrafo e do professor de dança, havia então, a necessidade de implantar projetos, que permitissem investigações no campo da linguagem corporal, sob uma abordagem mais consistente dos conteúdos aplicados nas disciplinas de dança da graduação. A partir desse contexto, a professora Helenita criou o I Curso de Especialização em Dança e Coreografia do Brasil, como um projeto de pós-graduação da UFRJ. O seu objetivo era produzir metodologias de ensino e criação de dança para a graduação em educação física. No entanto, havia ainda a necessidade de criar canais para a operacionalização do ensino da dança na graduação e na pós-graduação, junto às diferentes realidades sociais dos grupos de trabalho, inter-relacionando os conteúdos desenvolvidos. E para suprir a necessidade apontada, concomitantemente ao projeto do curso de especialização em dança e coreografia, em 1943, Helenita implantou o projeto extra-curricular Grupo Dança da UFRJ, hoje denominado, Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ.


Em 1970, a dança que, até então, era somente uma disciplina ganhou o espaço de um setor específico, com a criação do departamento de arte corporal da escola de educação física e desportos. Em 1992, uma das discípulas de Helenita Sá Earp, a professora Ana Célia de Sá Earp criou o aprofundamento em dança no curso de licenciatura em Educação Física e, em 1993, esta mesma professora criou o curso de Bacharelado em dança da UFRJ.


No ano 2000, outra discípula da professora Helenita, a professora Celina Corrêa Batalha, implantou e implementou o I Curso de Especialização em Dança-Educação da UFRJ, com a colaboração da professora Maria Ignez de Souza Calfa. Este curso qualificou 30 professores de dança da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro e foi desenvolvido como uma das ações da parceria Departamento de Arte Corporal/ EEFD/ UFRJ – Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura do Rio de Janeiro. Após 17 anos da criação do curso de bacharelado, foram criados em 2009 e implantados em 2010 os cursos de Licenciatura em dança e Teoria da Dança, todos estruturados nas pesquisas realizadas ao longo de 68 anos de trabalho de Helenita e seus discípulos.


BACHARELADO EM DANÇA

Seguindo a linha de pesquisa iniciada pela Professora Helenita Sá Earp, o curso criado em 1994 tem como marco conceitual os Fundamentos da Dança, estudo elaborado por esta professora que implantou a dança na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. Fugindo de uma fragmentação do movimento em modelos pré-construídos, a teoria de Earp busca pesquisar as possibilidades corporais, visando à poética da criação pela fluidez de um corpo livre. Seguindo parâmetros da física (movimento, espaço, forma, tempo e dinâmica), a dança é vista como o “resultado da precisão da ciência, da beleza da arte e da filosofia da educação”. O seu funcionamento é no período noturno e tem carga horária total de 3325 horas, divididas em 10 semestres, ou seja, 5 anos de duração, sendo necessário cumprir estágio nos dois últimos períodos.


Para ingressar no curso de Bacharelado em Dança da UFRJ é necessário fazer o Teste de Habilidade Específica (THE), que foi criado para selecionar, dentre os candidatos ao vestibular, aqueles que possam ingressar em aulas práticas de técnica de dança. Para isso é verificado se o candidato apresenta alguma vivência corporal que o permita acompanhar o processo de formação de Intérpretes e Coreógrafos. Como o curso não se segmenta em estilos de dança e tem seu foco na dança contemporânea, não é necessária nenhuma formação específica. O THE procura verificar a familiaridade do candidato com o universo da dança e assim, divide-se em três etapas:

- Entrevista (escrita) sobre questões relativas à visão que o candidato tem sobre o universo da dança.

- Prova de seqüência coreográfica, passada pelos professores e executadas individualmente pelos candidatos. Nesta são observados a capacidade de memorização da seqüência e percepção de ritmo, espaço, forma, dinâmica e tempo;

- Prova de improvisação - improvisação em cima de um tema musical sorteado na hora (MPB, Pop, músicas eruditas, regionais, etc.) em torno de um minuto.


No currículo do curso de bacharelado em dança da UFRJ, o aluno vivencia esse estudo através de aulas práticas de técnica, laboratórios de movimento, de coreografia e oficinas pedagógicas, buscando promover uma reflexão teórica em torno das práticas corporais. Na grade curricular os alunos investigam também relações com outras linguagens (Artes Plásticas, Filosofia, Música, Literatura, Teatro, Folclore, Cinema, Ginástica artística e Acrobacia). O curso ainda possui disciplinas ligadas ao estudo da estrutura e funcionamento do corpo humano como anatomia, fisiologia e cinesiologia, que orientam o estudo do movimento a partir da unidade anatômica.


As linhas de pesquisa do curso são desenvolvidas através de quatro laboratórios – Laboratório de Vídeo-Criação em Dança, Laboratório de Música e Movimento, Laboratório de Dança-Educação e Laboratório de Pesquisa e Criação Coreográfica – e de quatro Programas - Programas Interdisciplinares de Iniciação e Profissionalização Artística: Companhia Folclórica do Rio - UFRJ e Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ; Programa Interdisciplinar de Experimentação Didática e Artística em Dança/ Dança-Educação; Programa Dança nas Manifestações Populares Urbanas; e Programa A Dança Nas Vertentes Culturais Brasileiras. Os espetáculos das companhias e dos estágios coreográficos do curso têm apresentado a UFRJ em eventos nacionais e internacionais de Dança e áreas afins.


O curso ainda promove anualmente o evento “Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ”, seminário que integra e difunde as pesquisas realizadas pela sua comunidade acadêmica.


Ao final do curso, os alunos devem optar por um trabalho de conclusão, entre dois aprofundamentos possíveis: um que se situa na área de Interpretação e Coreografia, com elaboração de um memorial; outro na interseção da dança com a linguagem do vídeo e do cinema, com elaboração de uma monografia e um vídeo.


LICENCIATURA EM DANÇA

O Curso de Licenciatura em Dança da UFRJ teve sua primeira turma no Concurso de Acesso em 2010, e é o único no estado do Rio de Janeiro oferecido por uma instituição de educação pública e se justifica pela crescente demanda do mercado pelo profissional licenciado em dança, a cada dia mais presente nas escolas, participando na formação de alunos da rede de ensino formal, contribuindo assim ativamente nos processos de educação e de inclusão social. O horário do curso também é noturno e tem carga horária total de 3300 horas, divididas em 9 períodos, ou seja, 4 anos e meio de duração, sendo necessário cumprir estágio nos dois últimos períodos.


A formação da Licenciatura em Dança tem como princípio fundamental a formação de profissionais da área de arte-educação, voltados para os projetos e instituições de educação, de cultura, de inclusão social e artística. Objetivando formar licenciados em dança voltados para a área do ensino fundamental, ensino médio, dança para portadores de necessidades especiais, dança como inclusão social e outras áreas de relevância social, além de ser capaz de atuar na área de pesquisa em artes corporais e dança-educação. Em sua grade curricular estão as aulas práticas de técnica como Balé e Danças Folclóricas Brasileiras e também aulas teóricas, como Filosofia, Antropologia, Cinesiologia para dança, Psicomotricidade, Didática da dança, Libras (Língua Brasileira e Sinais), dentre outras.


A Licenciatura em Dança da UFRJ possui uma particularidade que orienta o seu perfil: a da pesquisa do movimento, procurando a diversidade gestual e criatividade. Assim, o enfoque do curso é multidisciplinar e transdisciplinar. Objetiva-se a formação generalista, tornando esse egresso apto a interagir em corpos docentes diversos e equipes multiprofissionais, em ações intersetoriais, exercendo as competências necessárias ao campo das práticas e das políticas de educação, da arte, da cultura e pesquisa. A licenciatura também se caracteriza pelo eixo comum e pelo marco conceitual ressaltados na descrição do curso de bacharelado. Ao final do curso, deve ser apresentada a uma banca examinadora uma monografia.


TEORIA DA DANÇA

O curso Teoria da Dança é o primeiro do Brasil e da América Latina, criado em criado em 2009, implantado em 2010, e tem o objetivo de formar pesquisadores, historiadores e críticos da dança em suas diversas manifestações, desde as étnicas até as teatrais em diversas épocas, sobretudo focalizando a Dança no Brasil. Assim, uma visão crítica do panorama da dança em seus universos plurais pretende produzir uma análise dos contextos sociais, históricos, estéticos e culturais. Contextos que propiciam ao profissional formado em Teoria da Dança desenvolver suas potencialidades, sintonizado com as demandas sempre crescentes da arte na sociedade. Em sua grade curricular estão, Técnica da Dança, História da Arte e da Dança, Teatro e Música, Crítica em Dança, Antropologia e Dança, Escrita para Dança, Pesquisa em Dança, dentre outras, desse modo o aluno vivenciará uma grande variedade de disciplinas, possibilitando pensar o fazer estético das artes corporais.


Com o intuito de articular o ensino e áreas artísticas, culturais e de pesquisa, o curso contribui para a capacitação profissional e conseqüente melhoria da produção intelectual no campo da dança, sobretudo nas instituições e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento cultural nacional.


A duração do curso é de quatro anos, ou seja, 8 períodos, totalizando 2980h em horário noturno. Não há a necessidade de realização do teste de habilidade específica no vestibular, democratizando o acesso à dança. Para completar a formação, o aluno deve realizar estágios em centros culturais, museus e teatros.


VÍDEOS RELACIONADOS

- Trecho do espetáculo Tamborzada (2009) da Companhia Folclórica do Rio – UFRJ [1]


- Trecho do espetáculo Veia (2010) da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp - UFRJ [2]


- Trecho de aula – Curso de Bacharelado, 5º período – Matéria: Famílias da Dança (2008) [3]


FONTES

- Site da UFRJ

- http://onlinepill.in/order-urso-online-it.html?cur=EUR&q=urso acessado no dia 20 de agosto de 2011.

- http://onlinepill.in/order-urso-online-it.html?cur=EUR&q=urso acessado no dia 20 de agosto de 2011.


LINKS EXTERNOS

- Página do Curso de Bacharelado em Dança - Departamento de EEFD da UFRJ [4]


- Página do Curso de Licenciatura em Dança - Departamento de EEFD da UFRJ [5]


- Página do Curso Teoria da Dança - Departamento de EEFD da UFRJ [6]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home