Andrea Jabor

De Wikidanca

Edição feita às 15h18min de 13 de dezembro de 2011 por Luanabezerra (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Bailarina, coreógrafa e diretora artística da Companhia Arquitetura do Movimento.


Andrea Jabor foto dalton valério.jpg

foto: Dalton Valério


Tabela de conteúdo

HISTÓRIA

Andrea Jabor nasceu no dia 4 de Outubro de 1969 no Rio de Janeiro, e como filha de diplomata residiu em diversos países. Seu primeiro curso acadêmico foi em Música pela Universidade de Brasília (UnB) em 1988/89, mas não concluiu, estudando também na Escola de Música de Brasília. Foi pra Londres e se formou pelo "Laban Centre" em 1991, e pela "School for New Dance Development" em Amsterdam (Holanda) em 1994, e tem pós-graduação em Dança pelo Centro Universitário da Cidade – UniverCidade (RJ) em 2005.


Sua formação em música e dança e sua história de viagens entre o Brasil e outros países que lhe permitiu explorar a fusão de línguas e culturas em seu trabalho, especialmente a do Brasil. Entre as pessoas que estudou e que influenciaram seu trabalho são: Steve Paxton, Lisa Nelson, Deborah Hay, Luiz Mendonça, Sotigui Koyaté, Yoshi Oida, Ruth Zapora, Marcelo Evelyn entre outros. E se interessa em cruzar linguagens e campos diferentes da arte em suas performances.


Vive no Rio de Janeiro desde 1997 onde trabalha como bailarina, coreógrafa e diretora da Companhia Arquitetura do Movimento, pesquisa e leciona dança, improvisação e técnicas corporais há mais de 15 anos, realizando oficinas de formação para atores, bailarinos, estudantes, artistas e professores, além de realizar trabalhos para teatro e cinema.


Na Companhia Arquitetura do Movimento é fundadora, diretora e coreógrafa, que conta com a colaboração artística e parceria do artista visual Ricky Seabra e do coreógrafo Luiz Mendonça, desde sua fundação. Comemorou 10 anos em 2009 com dois prêmios de manutenção de companhia e a realização de uma trilogia sobre a dança do samba e matrizes coreográficas vistas sob uma ótica contemporânea. Possui um repertório de mais de 10 espetáculos premiados e contemplados com circulação nacional e internacional, sendo os mais recentes: “Isadora.orb, a metáfora final” de 2005, “Sala de Estar:As Cinco Peles do Samba” de 2007, “Ao Samba: a cruz o xis e o esplendor” de 2009 e “Arquitetura do Samba: A dança de Mestre sala e Porta bandeira” de 2010.


Andrea Jabor de Vantoen.jpg Foto: Vantoen Pereira


Trabalha como diretora de movimento e preparadora corporal para o teatro há 10 anos. Trabalhou em peças como “Quartett” (2007) com direção de Vitor Garcia Peralta, com Beth Goulart, "Ensaio.Hamlet” (2004) com direção de Enrique Diaz, “A Incrível confeitaria do Sr. Pelica” (2006), com direção de Pedro Brício e “Deserto Iluminado” (2003) de Caio de Andrade. Também no Teatro dirigiu, “Aviões e Arranha céus”, com Ricky Seabra, “Inventário - Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse”, com os Doutores da Alegria.


Também trabalhando para cinema e televisão, fez a coreografia e preparação corporal do último longa metragem de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”, em 2009 que teve estréia em outubro de 2010 e no final de 2011 participou como coreógrafa da abertura de final de ano da Rede Globo com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo com integrantes de sua Cia.


Com 25 anos de carreira, Andrea Jabor visa trabalhar com a improvisação e a pesquisa de movimento no corpo, na imagem e no espaço para pensar as estruturas que estão por trás do movimento para libertar a qualidade efêmera e poética da dança e do movimento no espaço e compreender mais a fundo os sentidos do movimento.


CRIAÇÕES

Com a Companhia Arquitetura do Movimento:


- De Areia e Mar – 1999

- Arq. Móvel – Estamos em Trânsito – 2000

- Sala de Estar – 2002/2003

- Aviões e Arranha-Céus - 2002

- I-eu – 2002

- Desaparecida do Norte – 2004

- Isadora.Orb – A Metáfora Final – 2005/2006

- Sala de Estar: As cinco Peles do Samba – 2007

- Ao Samba: A cruz, O xis e o Esplendor – 2009

- Arquitetura do Samba: A dança de Mestre Sala e Porta Bandeira - 2010


DIREÇÕES

Teatro:


- Aviões e Arranha-Céus – 2002 com Ricky Seabra

- Inventário – Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse - 2005 com Doutores da Alegria


VÍDEOS RELACIONADOS

- Trecho do espetáculo Isadora.orb - A metáfora final (2005) [1]

- Trecho do espetáculo Sala de Estar: As cinco Peles do Samba (2007) [2]


FONTES

- Página da artista

- Página da Companhia Arquitetura do Movimento


LIGAÇÕES EXTERNAS

- Página da artista [3]

- Canal da artista no Youtube [4]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home