Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Fachada CCO


O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro é um equipamento público dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município do Rio de Janeiro. Tem por objetivo dar suporte para grupos, artistas e companhias emergentes; multiplicar o acesso à dança a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais; ser uma referência dedicada exclusivamente à linguagem de dança. Construído sob os moldes dos centros coreográficos europeus, o CCO possui 5 andares com 4 salas, um café, 3 quartos para artistas em intercâmbio, um auditório e um teatro. O equipamento conta ainda com a participação de funcionários especializados, técnicos e administrativos e atulmente é dirigido pela bailarina e coreógrafa Carmen Luz. O centro oferece uma programação especial com performances, residências artísticas e espetáculos, além de oficinas gratuitas de dança.


História:

Antiga fábrica de cerveja, construída no início do século XX em estilo clássico da arquitetura industrial inglesa e tombada pelo município em 1994, o prédio que hoje abriga o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi cedido pelo Grupo Pão de Açúcar à Prefeitura do Rio. Inaugurado em agosto de 2004, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro é um dos maiores complexos culturais da América Latina.


Com aproximadamente 4.000 m², o Centro foi projetado para criação, desenvolvimento, estudo, apresentação, documentação e difusão da dança, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O Centro Coreográfico possui 4 estúdios destinados a ensaios, performances e oficinas de dança: Studios 1, 2,3 e Loft (que também possui estrutura técnica para apresentações).

Loft


O Teatro Municipal Angel vianna possui 155 lugares e foi batizado em 2009 com o nome de uma das mais importantes artistas da dança brasileira.

Batizado Teatro Angel Vianna 2009


O auditório do CCO abriga a exibição de vídeo e cinema, além de palestras e conferências. O centro de memória conta com uma biblioteca especializada em dança e o quinto andar é equipado com apartamentos para hospedagem de artistas em intercâmbio. Em 2011 o CCO abriga diversos programas, dentre os quais o Programa de Residências Artísticas Nacionais e Internacionais, o Núcleo de Dança e Educação, o Projeto Temporada de Dança e o Programa Dança, Vídeo e Cinema.

Mais informações:

Aberto diariamente das 8h às 22h.

Endereço: Rua José Higino, 115 - Tijuca.

Tel: 2570-1247/ 2268-7139

e-mail: ccoreografico@gmail.com

Referências:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home