Escola de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte do Rio de janeiro

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

É a primeira escola do gênero no Brasil, reconhecida como instituição de grande importância na ‘manutenção, memória e difusão’ das matrizes do Samba no Rio de Janeiro - tombado como Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2007. Criada para suprir a necessidade de profissionais que defendem as agremiações das escolas do grupo especial aos blocos de carnavais. Uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que sobrevive da ajuda de parcerias e de uma simbólica verba destinada anualmente pelo governo a projetos sociais.


AlunosMSPB.jpg


Tabela de conteúdo

HISTÓRIA

A 1º Escola de Mestre sala, Porta bandeira e Porta estandarte do Rio de janeiro foi fundada em 17 de julho de 1990, pelo Mestre Manoel Dionísio, que já tinha uma carreira de bailarino, trabalhava como assistente técnico de carnaval da RioTur e porta-voz da Federação dos Blocos. E foi durante o desenvolvimento destes trabalhos que percebeu a necessidade da formação de novos casais que defendessem os pavilhões dos blocos e escolas de samba, pois percebia a dificuldade da execução da dança por parte de alguns componentes do quesito.


No inicio as aulas aconteciam na sede da Federação dos Blocos, mas com passar do tempo o espaço foi ficando pequeno, dado a demanda de novos alunos e também quando chovia as aulas tinham de ser suspensas, já que o espaço era descoberto. Sendo assim, Dionísio levou a idéia da transferência de local para a RioTur, que apoiou e a Prefeitura do Rio de janeiro cedeu o espaço no Sambódromo (setor 2), mas por conta das obras para as Olimpíadas de 2014, as aulas acontecem atualmente no Centro das Artes Calouste Gulbenkian na Praça onze – Centro do Rio de Janeiro.


Alunos-MSPB1.jpg AlunosMSPB2.jpg


A escola atende atualmente 80 alunos, de ambos os gêneros, de faixa etária a partir dos quatro anos até a terceira idade, recebendo também portadores de necessidades especiais, e suas atividades acontecem aos sábados de 14h as 18hs. Têm em seu corpo docente os maiores mestres salas e porta bandeiras do Rio de Janeiro, sendo eles: Delegado, Soninha, Claudinho, dentre outros. Pessoas que fizeram parte ativamente da historia do carnaval carioca.


É importante salientar que a grande maioria dos casais, que hoje dançam no Grupo especial e nos diversos grupos de acesso, em algum momento de sua formação passou pela escola. Para citar alguns: Raphael Rodrigues e Marcela Alves, 1º casal de Mestre sala e Porta bandeira da G.R.E.S Mangueira, Hugo Césario 2º mestre sala da G.R.E.S Estácio de Sá, Zé Roberto 2º mestre sala da G.R.E.S Mocidade de Padre Miguel.


A instituição possui um método de ensino com apostilas e dividida em subgrupos com diversos níveis de aprendizagem. E ainda promove no último sábado de cada mês, para os alunos e responsáveis, palestras com personalidades do samba. São os “Contos de Bamba”, com o objetivo de levar um pouco das experiências e vivências de pessoas relacionadas ao carnaval, enriquecendo assim o conhecimento teórico dos alunos.


Ainda possui oito núcleos em diversas regiões do Brasil, a fim de profissionalizar casais de dançarinos do carnaval fora do Rio de Janeiro.


Nos dias do carnaval, Manoel Dionísio e sua equipe contam com a SOS Fantasia, grupo que ajuda os casais de Mestre sala e Porta bandeira na Avenida com os preparativos para o desfile, numa parceria com a LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.


As vitórias são muito comemoradas em meio a várias dificuldades: “A escolinha chegou a maioridade sem patrocínio, apenas com a ajuda de amigos e parceiros. Somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos” e completa com esperança: “Eu já dizia em 1990 e repito até hoje: eu vou fazer da dificuldade um trampolim para fazer um grande salto”, diz Mestre Dionísio.


FICHA TÉCNICA

Equipe-escolaMSPB.jpg


Presidente: Manoel dos Anjos Dionísio

Vice-Presidente e Instrutora: Verônica Lima

Assistente da Presidência e Instrutor: Claudio Domicina

Secretária e Instrutora: Viviane Martins

Tesoureiro: Jorge Soares

Diretor de Patrimônio: João Alexandre

Psicóloga: Andréa Silva

Pesquisadora: Mary Dana

Presidente do Grupo Solidário de Pais: Luci Cristina Silveira

Assessora de Imprensa: Carolina Grimião

Diretor Sócio – Cultural: Rômulo Ramos

Instrutores: Daniel Joffre, Débora Cristina Santos, Fabrício Pires, Hégio Laurindo da Silva (Mestre Delegado), Magda Dionísio, Raphael Rodrigues e Sônia Maria Batista (Soninha), Hugo Cesário e Peixinho.


Crédito das fotos: Marcelo O´Reilly


VÍDEOS RELACIONADOS

- Programa Danças Brasileiras – Canal Futura (Parte 1) [1]


- Programa Danças Brasileiras – Canal Futura (Parte 2) [2]


- Festa de 20º aniversário da Escola [3]


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

- GONÇALVES, Renata de Sá. A dança nobre do carnaval. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.


- BEZERRA, Luana da Silva. Arquitetura do Samba: O encontro da dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira com o Contato Improvisação. Monografia apresentada no Curso de Licenciatura da Escola de Artes e Comunicação da UniverCidade, Rio de Janeiro, 2010.


- Website da Escola


LINK EXTERNO

Página da Escola

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home