Instituto de Artes do Pará (IAP)

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Por Adriana Di Marco Neves O Instituto de Artes do Pará (IAP) localiza-se no Bairro de Nazaré, na cidade de Belém de Pará. Foi criado pela Lei nº. 6.235 de 21 de julho ...')

Edição de 13h58min de 11 de março de 2011

Por Adriana Di Marco Neves

O Instituto de Artes do Pará (IAP) localiza-se no Bairro de Nazaré, na cidade de Belém de Pará. Foi criado pela Lei nº. 6.235 de 21 de julho de 1999 e iniciou através do professor poeta, João de Jesus Paes Loureiro, no qual foi um dos precursores a organizar o projeto, cujo objetivo é a valorização da arte paraense. O IAP preza pela qualificação artística, democratização do acesso à cultura, o desenvolvimento de ações pedagógicas que possibilitem o aperfeiçoamento no campo das artes cênicas, música, dança, artes plásticas, audiovisuais, literária e de expressão de identidades.

Ocupa o prédio do antigo 15° Batalhão de Infantaria do Exército, construído no século 19, contudo com o processo de revitalização arquitetônica assinado por Carla Abreu, graduada em Arquitetura e especialista em Design, o prédio apresenta características recentes do século seguinte.

Desta forma, iniciou a idéia da criação de um espaço para discussão, reflexão e questionamentos acerca do fazer artístico. Construção de um diálogo da arte relacionada com a ciência, tecnologia e outras áreas. Espaço para a experimentação do processo artístico e aperfeiçoar a ligação da discussão teórica à prática.

É aberto ao público e todos os que participam desejam discutir sobre experimentos, políticas públicas, espetáculos, métodos pedagógicos, questões culturais, aperfeiçoamento crítico e didático da pesquisa em arte.

Por tanto, o IAP trata por desenvolver processos criativos e o aperfeiçoamento das artes. Propõe mecanismos que trabalham com reflexões críticas e intervenções, onde os esforços possam responder às demandas das regiões mais periféricas, de locais distantes, dos artistas que produzem com mais dificuldades. Enfim, o IAP preza pela valorização do fazer artístico independente de sua linguagem.

REFERÊNCIA

http://www.iap.pa.gov.br/index.htm

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home