Programa Arte e Movimento – Corpo e Dança

De Wikidanca

Edição feita às 23h26min de 6 de agosto de 2013 por Gabriel Lima (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

E por Falar em Dança...

E por falar em Dança... foi um programa de variedades sobre corpo e dança que foi ao ar na Rádio Roquette Pinto, por quase dois anos. Sob o comando de Silvia Soter, que apresentava e produzia o programa, o quadro funcionava dentro do programa Arte e Movimento – Corpo e Dança, que também contou com vertentes de Cinema e Teatro. O programa tinha duração de 7 minutos no início das tardes de terça-feira e falava sobre temas relacionados à dança, como espetáculos, história da dança, conceitos e também dava algumas dicas de educação somática, contemplando uma sessão, o Momento Solo, onde Silvia dava dicas de corpo para serem feitas individualmente por cada ouvinte em casa ou mesmo no trabalho. E era essa a ideia do programa: ensinar ao público pequenos gestos cotidianos que podem trazer mais saúde, como pausas para o descanso dos olhos por quem trabalha muitas horas em frente ao computador ou dicas de massagens para os pés.


“As pessoas, em geral, estão muito distantes da questão da saúde e tratam o corpo como ferramenta; abusam da malhação, mas esquecem de cuidados diários. Minha proposta é dar dicas úteis que podem ser postas em prática por qualquer pessoa e que podem ser positivas e trazer bem-estar” – afirma Silvia em entrevista publicada na Intranet do Governo do Estado do Rio de Janeiro. “Mais que divulgar espetáculos – segundo Silvia, tão escassos quanto o espaço que a mídia dedica a eles – a idéia do ‘Arte em Movimento – Dança’ é despertar o interesse para a dança.


A dança, de todas artes, é a que ocupa o espaço mais elitista. E hoje as pessoas têm uma atitude muito passiva de ficar em frente à televisão recebendo informação. Mas a dança não chega por esses caminhos. Meu maior desafio é unir duas experiências (a da crítica, falando sobre história da dança, e a do corpo, tendo a oportunidade de ajudar as pessoas a tratar pequenos males) num curto espaço de tempo” – explica Silvia.


O programa também contatava com uma sessão de entrevistas, onde eram levados ao programa grandes nomes da cena contemporânea da dança, que falavam sobre seus trabalhos e sobre questões estéticas e históricas de dança. Grandes nomes como Márcia Rubin, Thereza Rocha e Hélio Bejani deram entrevistas para o programa.


Silvia Soter

Silvia Soter.jpg


Silvia Soter é bailarina, graduada em Artes pela PUC-Rio (1988), em Dança pela Universidade de Paris 8 – França (1996) e mestre em Teatro pela UNIRIO (2005). Atua na área da Educação Somática desde 1984. Em 1996, na França, formou-se em Ginástica Holística – Método da Dra. Ehrenfried – com Marie-Josèphe Guichard. Dá aulas coletivas e individuais no seu em seu estúdio no Rio de Janeiro. É crítica de dança do Jornal O Globo e tem mais de dez anos de experiência como docente do ensino superior em dança. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Os programas

Os programas obedeciam a uma estrutura que contava com uma introdução baseada num tema específico, que geralmente estava relacionado a algum fato importante para a história da dança ou algum acontecimento em dança na cidade do Rio de Janeiro. Na sequência, era realizada uma entrevista com uma personalidade da dança que pudesse falar sobre o tema proposto na introdução. Os programas eram então encerrados com o Momento Solo, deixando para o ouvinte uma dica de corpo simples a ser seguida e facilmente executável em casa ou no trabalho.


Os programa podem ser ouvidos na íntegra neste link.


Referências


Ver Também


--Gabriel Lima 14h05min de 5 de agosto de 2013 (BRT)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home