São Paulo Companhia de Dança

De Wikidanca

Edição feita às 20h01min de 25 de abril de 2011 por Aloisiomoraes (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de dança tem como objetivo a produção e difusão de espetáculos de dança.

Em seus três anos de existência a Companhia já circulou por diversas cidades do Brasil, além de ter acumulado doze obras, sendo sete remontagens e cinco obras inéditas.

Histórico

Sob direção de Iracity Cardoso e Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança vem, ao longo de seus três anos de existência, exercendo um forte papel na formação de novos bailarinos, além de desenvolver também um grande papel social.

Seu repertório já foi visto em diversas cidades do país. Com as remontagens do repertório clássico e moderno Les Noces, de Bronislava Nijinska; Serenade, Tchaikovsky Pas de Deux e Theme and Variations, de George Balanchine; Gnawa, de Nacho Duato; Prélude à l´après-midi d’un Faune, de Marie Chouinard, e Sechs Tänze, de Jíri Kilián, e Polígono, do italiano Alessio Silvestrin; Ballo, de Ricardo Scheir; Entreato, de Paulo Caldas; Passanoite, de Daniela Cardim eOs Duplos, de Maurício de Oliveira, criadas especialmente para seu corpo de baile.

Na companhia, os 36 bailarinos que fazem parte do corpo de baile recebem um tratamento especial, para garantir que seu desepenho seja o melhor possível, e que o ambiente de trabalho seja sempre estimulante.

Toda manhã acontecem aulas de balé clássico ou dança moderna, e depois, quando os bailarinos já estão com seus corpos aquecidos, começam os ensaios e o trabalho físico.

Além das aulas de dança prática, também são oferecidas aulas de história da dança, e sessões semanais de terapia corporal, para garantir a longevidade dos bailarinos em suas carreiras.

A sede da companhia serve como espaço de encontro entre os mais diversos membros do meio artístico, como fotográfos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas, entre outros, que querem, de alguma forma, contribuir para criação de um projeto brasileiro para dança.

Programas Educativos, Formação de Platéia e Registro e Memória da Dança

As atividades da São Paulo Companhia de Dança são complementedas com palestras e atividades que estimulam a formação de platéia.

São dadas palestras para professores de escolas de ensino formal, com o intuito de que sejam realizados trabalhos que estimulem a percepção sensorial dos alunos. São distribuídos também DVDs para usarem em sala de aula, espetáculos abertos para estudantes, onde eles tem contato com trechos de várias peças e parte do processo coreográfico em vídeo, e, por último, oficinas para bailarinos ministradas por professores e ensaiadores da companhia.

A Companhia também produz a séria de documentários Figuras da Dança, no qual personalidades da dança brasileira contam suas histórias, e o Canteiro de Obras, que revela o processo de trabalho das criações da São Paulo Companhia de Dança.

Ambas as séries são exibidas na TV Cultura e distribuídas para bibliotecas e univeridades do país.


Fonte

Site Oficial


Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home