Sapateado

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dança...')
 
Linha 1: Linha 1:
 +
Autor: Massuel dos Reis Bernardi
 +
 +
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.
Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.

Edição atual tal como 19h13min de 27 de fevereiro de 2017

Autor: Massuel dos Reis Bernardi


Sapateado é um estilo de dança, que tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão.


Sapateado5.jpg


Tabela de conteúdo

Origem

Historiadores consideram mais provável a hipótese de que o sapateado tenha origem na Irlanda, por volta do século V. Segundo eles, nessa época os camponeses usavam sapatos com sola de madeira, com o objetivo de aquecer os pés e para isolar a umidade que subia do solo. Os diferentes sons produzidos por esses sapatos, ou tamancos (clogs) como eram chamados, tornaram-se motivo de brincadeiras, e dessas brincadeiras surgiram ritmos diferentes, que deram origem a dança chamada de Irish Jig. Nos períodos livres, reuniam-se nas ruas para exibir sua arte: quem fizesse o maior e mais variado número de sons com os pés, de forma mais original, seria o vencedor. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Por volta do século XVIII, as danças irlandesas eram acompanhadas pelos sons das Harpas e das Gaitas de Foles, assim como para os irlandeses, tornaram-se motivo de brincadeiras nos intervalos do trabalho nas fábricas, de onde surgiram novos ritmos, e, consequentemente, uma dança chamada Lancashire Clog.

No inicio do século XIX, os tamancos de madeira foram substituídos por sapatos de couro (jigs), com moedas (e mais tarde por pequenas placas de metal – taps) no salto e na biqueira, para que produzissem sons.Por volta de 1800, os sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. O calçado era mais flexíveis, feito de alumínio, e moedas eram fixadas à sola, para que o som fosse mais limpo. Mais tarde, finas placas de pedra (taps) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som.


O Sapateado Irlandês

A forma irlandesa do sapateado - também chamada de Irish Tap Dance - concentra-se nos pés, o tronco permanece rígido; já os americanos realizam sua Tap Dance esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo, abrindo a dança para o estilo próprio de cada executor.


Sapateado4.jpg


A Influência Africana

A influência africana no sapateado ocorreu ainda nas viagens de europeus (sobretudo irlandeses e alemães) e africanos para a América do Norte. A contribuição africana trouxe para o sapateado os movimentos do corpo, pois os irlandeses mantinham o tronco rígido, até então. Foi essa mescla de ritmos e sons que chegou a Nova York ainda no século XIX.


Sapateado2.jpg


O Sapateado Americano

Nos EUA desenvolveu-se o chamado sapateado americano, introduzido no país por volta da primeira metade do século XIX, na fusão que uniu ritmos e danças dos escravos, que já possuiam um estilo de dança próprio baseado nos sons corporais, com os estilos de sapateado praticados pelos imigrantes irlandeses e colonizadores ingleses.

O sapateado americano acrescentou à forma irlandesa da dança toda a riqueza musical e de movimentos dos ritmos dançados pelos africanos e com isso criou uma modalidade de dança ímpar e que se espalharia, posteriormente, por todo o território dos EUA e, durante o século XX, diversos outros coisas.

A partir da década de 30 o sapateado ganhou força e popularidade com os grandes musicais, que contavam com a participação de nomes como Fred Astaire, Gene Kelly, Ginger Rogers, Vera-Ellen e Eleanor Powell. Depois de um período de declínio do final da década de 50 ao inicio dos anos 70, nomes como Gregory Hines e, em especial, Brenda Bufalino (diretora da American Tap Dance Foundation) revitalizaram o sapateado americano, impulsionando toda uma nova geração, de onde surgiram nomes como o do grande astro Savion Glover, recentemente coreógrafo dos pinguins do filme Happy Feet.


Sapateado6.jpg

Profissionais de sapateado americano realizam periodicamente workshops e shows internacionais, levando a arte do sapateado para diversos países: além da Irlanda e Estados Unidos, países como França, Austrália, Alemanha, Espanha, Israel e Brasil possuem grupos, coreógrafos e estúdios de sapateado de expressão. O Brasil, em particular, recebe anualmente diversos profissionais americanos como forma de intercâmbio entre os grandes mestres da tap dance e os diversos núcleos de sapateado existentes por todo o território nacional.


O Sapateado no Brasil

No Brasil, o sapateado foi muito difundido nas grandes capitais, mais pouco praticado, talvez pela falta de profissionais qualificados, que ainda hoje, se concentram nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, o sapateado praticado no Brasil sofreu influência de diversos ritmos da rica cultura musical brasileira, ou seja, já não se trata do sapateado tradicional.


Sapateado3.jpg


A Tap Dance

O "Tap Dance" nasceu nos Estados Unidos da América, da fusão cultural do imigrante europeu com o negro escravo africano, e se desenvolveu passando por importantes fases do entretenimento norte-americano.

Os menestréis, o vaudeville, as revistas e as comédias musicais deram ao sapateado o embasamento necessário para que na época de ouro de Hollywood, ele se tornasse o rei de todas as danças, sendo consagrado definitivamente, por astros que ficariam para sempre em filmes inesquecíveis. Esses filmes fizeram com que o sapateado se tornasse cada vez mais popular nos Estados Unidos e atravessasse fronteiras, levando o charme e o glamour desta fantástica dança a outros países.

No Brasil, a dança musical chegou justamente por causa da magia e da beleza ímpar que esses filmes transmitiam. Logo depois se descobriu que, por trás do jogo lúdico que o sapateado incitava, estavam contidos valiosos trabalhos.

O sapateado norte-americano é uma das poucas danças que não impõem limites aos seus praticantes. Realmente, pessoas de todas as idades, independentemente de seus objetivos em relação a esse estilo de dança, podem, e com certeza deveriam experimentar o prazer e a magia de ser um instrumento musical.


Links Relacionados

Tap in Rio

Steven Harper

Companhia Steven Harper


Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapateado agosto/2013

http://www.academiadotap.com/index.php?page=sapateado agosto/2013

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home