Pilobolus Dance Theatre
De Wikidanca
(Criou página com 'Arquivo:PILOBOLUS.jpg ==Histórico== É uma moderna companhia de espetáculos fundada em 1971 que vem, desde então assumindo uma postura revolucionária em suas produç...')
Edição atual tal como 14h17min de 5 de setembro de 2013
Tabela de conteúdo |
Histórico
É uma moderna companhia de espetáculos fundada em 1971 que vem, desde então assumindo uma postura revolucionária em suas produções.
Sempre baseado em seu processo criativo fundamentalmente coletivo, o Pilobolus Dance Theatre atualmente faz curadoria e convênios com grupos de diversos artistas – aí incluídos o MIT Distributed Robotics Laboratory, Art Spiegelman, OK Go, RadioLab e muitos outros – tendo como meta as apresentações criativas, atléticas, mordazes e colaborativas, tanto no palco quanto na tela, usando o corpo humano como meio de expressão.
Pilobolus Dance Theatre faz arte para construir uma comunidade. Ministra ao seu grupo-base processo criativo para os artistas, inclusive para os que não dançam, através de projetos e programas educacionais únicos. Este leque de atividades é denominado Instituto Pilobolus. O grupo também aplica seu método de invenção criativa a uma ampla gama de serviços de movimento para filmes, anúncios, publicidade, clientes comerciais e eventos corporativos. Esta divisão é chamada de Serviços Criativos Pilobolus. A temporada de 2012 assinalou o 41° aniversário da companhia que, sempre em harmonia com a energia e espirito de seu homônimo biológico – um fungo fototrópico que viceja nas fazendas – continuou crescendo rumo à luz, expandindo e refinando seus métodos únicos de produção criativa coletiva, que já perfaz um repertorio de cerca de cem obras coreográficas. Independente de ter-se tornado uma força influente e estável no mundo da dança, Pilobolus permanece tão multiforme quanto sempre, lançando o olhar para os próximos quarenta anos de colaboração.
Pilobolus Dance Theatre
Pilobolus Dance Theatre encontra-se baseado em Whashington DC, e apresenta-se para o público nos palcos e TVs de todos o mundo. A companhia também participou de emissões televisivas de grande popularidade como o 60 minutes da CBS, esteve por duas vezes no Late Show de Conan O’Brian e no matinal Sesame Street. Pilobolus apresentou espetáculos ao vivo em sessenta e quatro países e recebeu vários honrarias, aí incluídas o Prêmio da Crítica de Berlim, o Prêmio Scotsman, o Prêmio Brendeis, e o Prêmio do Festival Americano de Dança H. Scripps pelo histórico de seus trabalhos coreográficos. Em 2010 foi o primeiro coletivo a receber o Prêmio Dance Megazine, destinado a homens e mulheres que prestaram contribuições duradouras à arte.
As obras do Pilobulos integram o repertório das grandes companhias de dança norte-americanas e europeias. Em 2005, Pilobolus transferiu seu arquivo para o Dartmouth College, onde a companhia se originou. Desde então o “arquivo vivo” do College vem crescendo com uma serie de novas obras comissionadas.
Projeto Internacional de Colaboradores
Em 2007, para expandir suas praticas colaborativas, Pilobolus deslanchou o Projeto Internacional de Colaboradores, uma série de projetos coreográficos coletivos com artistas multidisciplinares, como o escritos e ilustrador Maurice Sendak; o grupo coreográfico israelense Inbal Pinto e Avshalom Pollak; o notável titeriteiro estadunidense Basil Twist; o artista cômico Art Spiegelman, vencedor do Prêmio Pulitzer; o compositor e músico americano Dan Zanes, vencedor do Prêmio Grammy; a banda OK Go; o MIT Distribuited Robotics Laboratory dirigido pela professora Daniela Rus; o coreógrafo japonês de butô Takuya Maramatsu; o vencedor do Prêmio MacArthur “Genius”, prestidigitador Michael Moschen; e o coreógrafo belga-marroquino Sidi Larbi Cherkaoui. O vídeo interativo que Pilobolus criou com OK Go e Google, Al lis Not Lost, foi indicado para o Prêmio Grammy 2012.
O vocabulário físico das obras de Pilobolus não é extraído da tradição dos movimentos de dança codificados; ele é inventado e emerge de intensos períodos de criativos jogos de improvisação.
Pilobolus Creatuve Services
O Pilobolus Creative Services (PCS) é um coletivo coreográfico e de execuções que fornece desenho de movimentos e produções para aplicações comerciais e de propaganda. O PCS criou “spots” para a Mobil, Ford, Toyota, Opel, Hyundai, Multicentrum, BBVA, Bidvest e Procter and Gamble; criou eventos ao vivo para a IBM, McKinsey, Inuted Technologies, Dupont, Merck e Google.
Em 2007, a companhia criou e apresentou seis aplaudidos trabalhos dirante o 79° Prêmio Anual da Academia; produziu também uma serie de segmentos originais para o Oprah Winfrey Show e para Late Night with Conan O’Brien. Produziu ainda dois livros para distribuição nacional, Twisted Yoga e The Human Alphabet e um calendário anual de fotografias de dança em colaboração com vários expoentes da arte fotográfica nos Estados Unidos. Na primavera de 2009, um dos oito “spots” criados para a rede NFL foi indicado para o Prêmio Emmy de Esportes e o website da companhia foi indicado para um Prêmio Webby na categoria Melhor Fotografia.
The Pilobolus Institute
Já faz quarenta anos que Pilobolus embarcou em um processo criativo coletivo único. O Instituto é constituído por uma serie de programas educacionais que aplicam este processo no auxilio a grupos de todos os tipos, visando a atingirem objetivos comuns. Os programas do Instituto são estruturados para explorar as condições necessárias para este sucesso, e utilizam a arte da coreografia colaborativa como um modelo para o pensamento criativo em todos os campos. Através deste processo é possível entender com uma visão mais ampla a maneira pela qual os grupos podem organizar-se para fazer melhor as coisas e de maneira mais eficiente.
Os projetos incluem uma série de workshops para a companhia Avon, em parceria com Deloitte, aulas na Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, na Escola de Negócios Tuck do Dartmouth College, e um programa na Escola Bebcock da Universidade de Wake Forest. Todos os verões o Instituto oferece workshops de longa duração para adultos, assim como um acampamento para crianças na sede em Washington DC. Em 2010, a companhia criou o Fundo Educacional Jonathan Wolken, em homenagem ao criador do nome do grupo, o qual visa ajudar a expandir o espirito do método de ensino de Jonathan para estudantes e artistas de todas as idades no Instituto Pilobolus.