Uai Q Dança Cia
De Wikidanca
Marinamagalhaes (disc<pipe-separator><contribslink>) |
Marinamagalhaes (disc<pipe-separator><contribslink>) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Histórico== | ==Histórico== | ||
- | + | '''Uai Q Dança Cia''' foi criada em 1990, em Uberlândia(MG), sob a direção de [[Fernanda Bevilaqua]]. Tem como sede de trabalho, o Palco de Arte, um teatro para 100 pessoas, anexo ao Studio Uai Q Dança. | |
Em 1995 foi premiada na Mostra Novos Coreógrafos do Rio de Janeiro com o trabalho: ''Pesadelo de Palavras'', do coreógrafo [[Deferson Mello]], tendo recebido página de destaque no livro: Memória: 12 anos de Mostra editado pela RIOARTE. | Em 1995 foi premiada na Mostra Novos Coreógrafos do Rio de Janeiro com o trabalho: ''Pesadelo de Palavras'', do coreógrafo [[Deferson Mello]], tendo recebido página de destaque no livro: Memória: 12 anos de Mostra editado pela RIOARTE. |
<revisionasof>
Tabela de conteúdo |
Histórico
Uai Q Dança Cia foi criada em 1990, em Uberlândia(MG), sob a direção de Fernanda Bevilaqua. Tem como sede de trabalho, o Palco de Arte, um teatro para 100 pessoas, anexo ao Studio Uai Q Dança.
Em 1995 foi premiada na Mostra Novos Coreógrafos do Rio de Janeiro com o trabalho: Pesadelo de Palavras, do coreógrafo Deferson Mello, tendo recebido página de destaque no livro: Memória: 12 anos de Mostra editado pela RIOARTE.
Em junho de 1998, participou do 8º Festival Internazionale de Videodanza, mais conhecido como: "Il Coreógrafo Eletrônico” em Nápole na Itália, com o vídeo: Bela e Estranha Pátria. Foi o único representante do Brasil nesta mostra, com 84 trabalhos de 18 países.
Participou como companhia convidada nas 5 últimas edições do Festival de Dança do Triângulo e no Fórum de Dança do Distrito Federal no Teatro Nacional em Brasília.
Em 2001 ganhou o Grand Prix no II Festival Internacional de Dança de Praga na República Tcheca, com o espetáculo TODO CAIS É UMA SAUDADE DE PEDRA, inspirado no poema Ode Marítima de Fernando Pessoa.
A Cia é composta por 9 integrantes que trabalham com proposições de projetos individuais, em dupla ou em grupos.
Alguns Trabalhos
- Dança para nove uais (1992)
- Pesadelo de palavras (1994)
- Correndo atrás do amor (1996)
- Bela e Estranha Pátria (1998)
- Olho do Dono (1999)
- Todo Cais é uma Saudade de Pedra (2000)
- Entre um Silêncio e Outro (2001)
- Ponto de Vista (2002)
- Se tu viesses ver-me...dançaria flor (2003)
Inspirado nos poemas da poetiza portuguesa Florbela Espanca
- Dois Corpos e três tablados (2003)
- Fé: prova nº1(2005)
- Ponto Zero e Jogo de Damas (2005)
- Poética da Natureza (2006)
- Restaurant felix, in the península hotel, hong kong, 1994 (2006)
- Co- Lírios (2006)
Trabalho que se desdobrou a partir do Ponto de Vista e foi estreado no Fid ( Festival Internacional de Dança) em Belo Horizonte/ novembro de 2006
- Poética da Natureza (2006)
Resultado do projeto Dança e Meio Ambiente, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
- Sem (2007)
Projeto Dança a que será que se destina (2008/2009)
Projeto Dança a Que Será Que se Destina - incentivo: Programa Municipal de Incentivo a Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia - MG; Fundo Municipal de Cultura.
Direção da Uai q dança: Fernanda Bevilaqua
Performers: Patricia Arantes, Patricia Borges, Panmela Tadeu, Luciane Segatto, Fernanda Bevilaqua.
Vídeo: Ricardo Alvarenga
Documentário produzido a partir do registro da ação da 'Uai Q Dança Cia.', que durante o ano de 2008/2009, vendeu dança numa barraca itinerante, em feiras e praças da cidade de Uberlândia-MG, ao preço popular de R$ 1,00.
Entre a ação e as reações, perpassam questões sobre a sobrevivência do artista, a formação de público, o consumo, os valores agregados e as relações sociais.
Bilhetes sobre a dança (2011)
Alí, onde acontece espontaneamente o encontro com alguém que espera um ônibus ou alguém que passa... Elas escrevem bilhetes e se aprontam. Vestem-se cuidadosamente, fazem suas maquiagens, calçam suas sapatilhas de pontas e... pegam o próximo ônibus. Sem esquecer das pantomimas, pregam alí no ponto de ônibus seus bilhetes sobre a dança, em meio a trechos das cartas de Noverre: (No livro de Mariana Monteiro: "Noverre: Cartas sobre a dança")
Direção e concepção: Fernanda Bevilaqua
Performers: Ana Cláudia da Mota Coelho de Rezende, Bruna Belinazzi Peres e Clara Bevilaqua
Trecho em Vídeo desse trabalho
Projeto Poemas Corporais: Cidade em Movimento (2011)
Este projeto prevê 24 intervenções da performance: TEMPOEMA. , durante 10 meses, em praças e logradouros públicos de Uberlândia.
Nos meses de setembro a novembro a Cia estará fazendo essa intervenção, em 4 escolas Públicas e oferecendo a oficina: CORPOEMA para estudantes do 5º e 9º anos dessas escolas, com objetivo que os mesmos multipliquem essa mesma intervenção durante o recreio.
A intervenção TEMPOEMA, parte da inquietação das integrantes em relação ao lugar do tempo e das relações sociais de convívio. Esta inquietação tomou corpo com a ação VENDA: Vendo, me vendo, cada vez me vendo mais (2008/2011).
A pressa, a falta de tempo, o contato instantâneo entre os seres em suas casas, ruas, pontos de ônibus, trabalho, na escola e as relações de consumo traduzem em nossos dias uma herança do capitalismo, juntamente com os efeitos da globalização e do desenvolvimento veloz das novas tecnologias. Essas reflexões estão contidas na performance TEMPOEMA e por conseguinte em todo o Projeto: Poemas Corporais: Cidade em Movimento.
Assisti um trecho em vídeo desse trabalho