Projeto Escola Balé de Teresina

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '== Breve Histórico == A Escola Balé de Teresina é um projeto de formação em dança da ONG Associação de Amigos do Balé Folclórico de Teresina que promove o ensino ...')
(Referências Externas)
Linha 37: Linha 37:
== Referências Externas ==
== Referências Externas ==
-
[http://baledeteresina.blogspot.com.br/Blog da Escola Balé de Teresina]
+
*[http://baledeteresina.blogspot.com.br/ Blog da Escola Balé de Teresina]
-
[http://cialuziaamelia.wordpress.com/ Site da Cia Luzia Amélia de Dança]
+
*[http://cialuziaamelia.wordpress.com/ Site da Cia Luzia Amélia de Dança]

Edição de 17h45min de 6 de abril de 2012

Tabela de conteúdo

Breve Histórico

A Escola Balé de Teresina é um projeto de formação em dança da ONG Associação de Amigos do Balé Folclórico de Teresina que promove o ensino regular da dança dentro de uma proposta artístico-pedagógica comprometida com a educação complementar. O projeto atende anualmente cerca de 200 crianças e adolescentes e atua em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí - SEDUC propondo uma educação complementar fundamentada na promoção da cidadania, por meio de ações de inclusão cultural e responsabilidade social.  Desenvolve suas atividades em sua sede, no centro da capital, e em dois bairros periféricos o Dirceu Arcorverde e Mocambinho. Possuindo desde 2008 oficinas que são desenvolvidas em escolas da rede pública estadual.

Criada em 2006 a Escola tem coordenação artístico-pedagógica da coreógrafa Luzia Amélia e conta em seu corpo docente com bailarinos e jovens criadores de Teresina como Andréia Barreto, Débora Radassi, Drika Monteiro e Sam Rocha. O Projeto tem se apoiado na idéia de trabalhar dança clássica e contemporânea de forma inovadora, coerente com a realidade local, apostando em jovens talentos, investindo no profissionalismo e acreditando na especificidade de uma arte que pode ser repassada a todos, independente de classe social, cor, sexo ou religião. Ao longo de cinco anos, o Projeto Escola Balé de Teresina fomentou a criação de novos grupos, realizou cursos, espetáculos sempre apoiados no estudo da técnica a na valorização do artista-bailarino.


A ONG “Associação Amigos do Balé Folclórico”, que mantém a Escola Balé de Teresina - projeto de formação em dança que atende crianças e adolescentes - é reconhecido por Decreto Lei Estadual nº 5.764, de autoria do deputado estadual João de Deus Sousa e sancionada pelo Governador do Estado, Welington Dias, dia 12 de junho de 2008 como de Entidade de Utilidade Pública.

Espetáculos e ações

Em 2008 a Escola do Balé de Teresina aceitou o desafio de montar um espetáculo que pudesse representar passagens importantes da História da Dança Mundial. A montagem "Dançando a História da Dança" traçou um panorama das cavernas, idade antiga, a era moderna e ficou em cartaz nos principais teatros da capital. A coreógrafa Luzia Amélia montou um roteiro que revisita grandes momentos e curiosidades da história da humanidade nos quais a dança foi protagonista.  Da Itália, trouxe a Tarantela, surgida entre os camponeses em plena epidemia de “peste negra”, atribuída às tarântulas, que dizimou milhares de pessoas à época. Por outro lado, o espetáculo ‘brincava’ com clássicos do balé clássico mundial, reapresentado-os sob nova face, histórica e didática, mas sem deixar de lado a magia e o virtuosismo próprios deste estilo. Foram assim com os consagrados balés “Giselle” e “La Fille Mal Gardée”. 

Toda a montagem foi fruto de um projeto pedagógico que vem sendo desenvolvido e apresentado aos alunos por meio de aulas, seminários, passeios e trabalhos desenvolvidos em grupo estilos, artistas, épocas, fases, ciclos, e escolas próprias da História da Arte para, depois, se estudar a linguagem da dança dentro destas correntes, como linguagem independente, original e autêntica que é.  As pesquisas que levaram a execução do projeto foram basicamente realizadas em livros de História da Dança, em autoras como Maribel Portinari, principalmente. 


Cursos e grade curricular

A Escola oferece uma formação regular em dança que privilegia as potencialidades técnicas e artísticas do aluno, bem como a busca pelo conhecimento, reconhecendo as diferenças sociais e culturais como elementos de promoção da cidadania.

• Pré Ballet (Baby Class) : 3 aos 6 anos de idade • Balé Clássico: a partir dos 7 anos

• Balé Clássico para Jovens e Adultos • Dança do Ventre para Iniciantes


Verbete em construção.Grade curricular atualizada da Escola em curso.

Ver Também

Referências Externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home