OPEQ - Organização Ponto de Equilíbrio

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Companhias de Dança integradas a OPEQ)
 
(uma edição intermediária não está sendo exibida.)
Linha 7: Linha 7:
-
Nos últimos dois anos, 2011 e 2012, tem promovido a Virada Cultural OPEQ, programação que se estende por Teresina reunindo a classe artística de várias áreas, em especial, dança, música e circo. A Virada Cultural é uma ação independente da OPEQ e não conta com subsídios,  e lançou em última edição  o "Festival do Chapéu" noite de apresentações  no Complexo Cultural Clube dos Diários, com o palco aberto a inscrições e doações. A OPEQ é coordenada pelos bailarinos e coreógrafos teresinenses [[Valdemar Santos]] e Luiz Carlos Vale.
+
Nos últimos dois anos, 2011 e 2012, tem promovido a Virada Cultural OPEQ, programação que se estende por Teresina reunindo a classe artística de várias áreas, em especial, dança, música e circo. A Virada Cultural é uma ação independente da OPEQ e não conta com subsídios,  e lançou em última edição  o "Festival do Chapéu" noite de apresentações  no Complexo Cultural Clube dos Diários, com o palco aberto a inscrições e doações. A OPEQ é coordenada pelos bailarinos e coreógrafos teresinenses [[Valdemar Santos]] e Luís Carlos Vale.
Linha 31: Linha 31:
*Cia. Dança Eficiente : parceria OPEQ com Associação dos Cadeirantes de Teresina (ASCAMTE)
*Cia. Dança Eficiente : parceria OPEQ com Associação dos Cadeirantes de Teresina (ASCAMTE)
-
Surge em 2005, e tem a coordenação do bailarino e coreógrafo Luiz Carlos Vale,  sendo formada por pessoas com e sem deficiências (cadeirantes) . Tem como foco na investigação coreográfica a quebra de limites, estereótipos e preconceitos acerca do corpo que dança. Tornou-se  pioneira no Estado do Piauí  a atuar dentro desse recorte e vem proporcionando à pessoas com  algum tipo de deficiência a inserção social através da arte. Repertório: Desafio Sobre Rodas (2006), Meu Corpo Não é Mudo (2009), Duo em Tripé (2010), Dançando Sobre Rodas (2011).
+
Surge em 2005, e tem a coordenação do bailarino e coreógrafo Luís Carlos Vale,  sendo formada por pessoas com e sem deficiências (cadeirantes) . Tem como foco na investigação coreográfica a quebra de limites, estereótipos e preconceitos acerca do corpo que dança. Tornou-se  pioneira no Estado do Piauí  a atuar dentro desse recorte e vem proporcionando à pessoas com  algum tipo de deficiência a inserção social através da arte. Repertório: Desafio Sobre Rodas (2006), Meu Corpo Não é Mudo (2009), Duo em Tripé (2010), Dançando Sobre Rodas (2011).
*Art Dança
*Art Dança
Formada a partir de uma oficina de dança no  CIARTE  - Complexo Cultural Teatro do Boi,  teatro municipal que promove uma série de ações culturais,  conquistou destaque e independência realizando seu trabalho  especificamente na zona Norte de Teresina. A companhia  foi contemplada pela primeira vez  com o prêmio Klauss Vianna 2010. Repertório da Companhia : Divertsseman (2006), Vitrine (2007), Marcas (2008), Um ou Cinco Contos (2009), Matadouro (2011)
Formada a partir de uma oficina de dança no  CIARTE  - Complexo Cultural Teatro do Boi,  teatro municipal que promove uma série de ações culturais,  conquistou destaque e independência realizando seu trabalho  especificamente na zona Norte de Teresina. A companhia  foi contemplada pela primeira vez  com o prêmio Klauss Vianna 2010. Repertório da Companhia : Divertsseman (2006), Vitrine (2007), Marcas (2008), Um ou Cinco Contos (2009), Matadouro (2011)
-
 
== Ver Também ==
== Ver Também ==

Edição atual tal como 14h12min de 11 de setembro de 2012

Tabela de conteúdo

Breve Histórico

Logo OPEQ teresina.JPEG


A Organização Ponto de Equilíbrio - OPEQ é uma pessoa jurídica de direito privado com sede em Teresina, Piauí. A ONG é um desdobramento do Cia Equilibrio de Dança e foi criada em 1999 no bairro Dirceu Arcorverde, tendo por finalidade promover ações culturais que fomentem a dança, a cultura popular e a produção cultural local. Em sua sede no centro da capital, funcionam oficinas, apresentações de espetáculos e projetos como o Dança Eficiente e o projeto Dançando, Cresço e Apareço, contemplado recentemente com o prêmio Klauss Vianna de Dança - FUNARTE.


Nos últimos dois anos, 2011 e 2012, tem promovido a Virada Cultural OPEQ, programação que se estende por Teresina reunindo a classe artística de várias áreas, em especial, dança, música e circo. A Virada Cultural é uma ação independente da OPEQ e não conta com subsídios, e lançou em última edição o "Festival do Chapéu" noite de apresentações no Complexo Cultural Clube dos Diários, com o palco aberto a inscrições e doações. A OPEQ é coordenada pelos bailarinos e coreógrafos teresinenses Valdemar Santos e Luís Carlos Vale.


A OPEQ tem como parceiros os seguintes grupos e instituições:

Atende especificamente pessoas com deficiência física, usuários de cadeiras de rodas “cadeirantes”. A ASCAMTE tem como principal objetivo defender, apoiar, orientar e promover uma melhor qualidade de vida a seus associados possibilitando aos mesmos o resgate de sua dignidade e o pleno exercício da cidadania.

O Grupo Harém de Teatro vem realizando a mais de duas décadas um trabalho de qualidade artística e profissional no Piauí, buscando troca de informações e conhecimentos. Nos últimos anos a OPEQ tem realizado parcerias para a realização de mostras, seminários e palestras com artistas das artes cênicas.

O Espaço Cultural “Ponto de Equilíbrio” é uma parceria com essa Entidade Governamental. O que possibilita a realização de oficinas permanentes, ensaios, criação de espetáculo, cursos de capacitação e produção cultural e, ainda, os encontros de planejamento e avaliação das ações da OPEQ.


Companhias de Dança integradas a OPEQ

OPEQ espetaculo palmares.JPEG


Criada em dezembro de 1999 no bairro Dirceu Arcoverde, periferia da cidade de Teresina, desenvolve ações de inclusão social e formação de público. Atualmente é formada por interpretes-criadores independente e já apresentou seus trabalhos no Programa BNB de Cultura, Circuito Cultural Banco do Brasil, Festival de Dança de Teresina, Artes de Março como também nas capitais: Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Luiz e Recife.

Surge em 2005, e tem a coordenação do bailarino e coreógrafo Luís Carlos Vale, sendo formada por pessoas com e sem deficiências (cadeirantes) . Tem como foco na investigação coreográfica a quebra de limites, estereótipos e preconceitos acerca do corpo que dança. Tornou-se pioneira no Estado do Piauí a atuar dentro desse recorte e vem proporcionando à pessoas com algum tipo de deficiência a inserção social através da arte. Repertório: Desafio Sobre Rodas (2006), Meu Corpo Não é Mudo (2009), Duo em Tripé (2010), Dançando Sobre Rodas (2011).

Formada a partir de uma oficina de dança no CIARTE - Complexo Cultural Teatro do Boi, teatro municipal que promove uma série de ações culturais, conquistou destaque e independência realizando seu trabalho especificamente na zona Norte de Teresina. A companhia foi contemplada pela primeira vez com o prêmio Klauss Vianna 2010. Repertório da Companhia : Divertsseman (2006), Vitrine (2007), Marcas (2008), Um ou Cinco Contos (2009), Matadouro (2011)

Ver Também

Vem Dançar no Piauí


Referências Externas

Blog da OPEQ

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home