Festival de Dança de Nova Iguaçu
De Wikidanca
(Criou página com '=Histórico= Arquivo:19º-Festival-de-Dança-de-Nova-Iguaçu.jpg Este é um evento pioneiro em toda região da Baixada Fluminense, que visa o desenvolvimento, o intercâm...') |
(<sectionlink>Histórico) |
||
<diff-multi> | |||
<lineno> | <lineno> | ||
- | Este é um evento pioneiro em toda região da Baixada Fluminense, que visa o desenvolvimento, o intercâmbio, a formação de plateia para a arte e a cultura, assim como elevar a autoestima da comunidade, incentivar artistas locais proporcionando espetáculos de alto nível. O festival é de caráter competitivo, mas também oferece mostras em palcos espalhados pela cidade. | + | Este é um evento pioneiro em toda região da Baixada Fluminense, que visa o desenvolvimento, o intercâmbio, a formação de plateia para a arte e a cultura, assim como elevar a autoestima da comunidade, incentivar artistas locais proporcionando espetáculos de alto nível. O festival é de caráter competitivo, mas também oferece mostras em palcos espalhados pela cidade e é dirigido pela bailarina e coreógrafa [[Tereza Petsold]]. O festival é um grande evento da região assim como o [[EncontrArte]], visando cada vez mais proporcionar eventos diferenciados para a população. |
Ao longo destes 20 anos o festival tem trazido para Nova Iguaçu, bailarinos de toda parte do Brasil, além de grupos convidados para fazer abertura. Nomes como Ana Botafogo, que se apresentou pela primeira vez na Baixada Fluminense através de nosso festival, atrações internacionais já aconteceram, como foi o caso dos solistas do Ballet de Stuttgar, da Alemanha, que se apresentaram em 2003 no Teatro do Sesc e na Praça de Eventos do Top Shopping, com entrada franca para a comunidade e Steve Harper, sapateador americano-2005. Nomes como Richard Cragun (Ex-Diretor do Teatro Municipal do R.J.) e Eugênia Feodorova, foram homenageados por esta direção, dentro do festival. | Ao longo destes 20 anos o festival tem trazido para Nova Iguaçu, bailarinos de toda parte do Brasil, além de grupos convidados para fazer abertura. Nomes como Ana Botafogo, que se apresentou pela primeira vez na Baixada Fluminense através de nosso festival, atrações internacionais já aconteceram, como foi o caso dos solistas do Ballet de Stuttgar, da Alemanha, que se apresentaram em 2003 no Teatro do Sesc e na Praça de Eventos do Top Shopping, com entrada franca para a comunidade e Steve Harper, sapateador americano-2005. Nomes como Richard Cragun (Ex-Diretor do Teatro Municipal do R.J.) e Eugênia Feodorova, foram homenageados por esta direção, dentro do festival. | ||
<lineno> | <lineno> | ||
[[Arquivo:Image.jpg]] | [[Arquivo:Image.jpg]] | ||
- | |||
=Disposições Gerais regulamento= | =Disposições Gerais regulamento= |
Edição atual tal como 15h33min de 4 de junho de 2013
Tabela de conteúdo |
Histórico
Este é um evento pioneiro em toda região da Baixada Fluminense, que visa o desenvolvimento, o intercâmbio, a formação de plateia para a arte e a cultura, assim como elevar a autoestima da comunidade, incentivar artistas locais proporcionando espetáculos de alto nível. O festival é de caráter competitivo, mas também oferece mostras em palcos espalhados pela cidade e é dirigido pela bailarina e coreógrafa Tereza Petsold. O festival é um grande evento da região assim como o EncontrArte, visando cada vez mais proporcionar eventos diferenciados para a população.
Ao longo destes 20 anos o festival tem trazido para Nova Iguaçu, bailarinos de toda parte do Brasil, além de grupos convidados para fazer abertura. Nomes como Ana Botafogo, que se apresentou pela primeira vez na Baixada Fluminense através de nosso festival, atrações internacionais já aconteceram, como foi o caso dos solistas do Ballet de Stuttgar, da Alemanha, que se apresentaram em 2003 no Teatro do Sesc e na Praça de Eventos do Top Shopping, com entrada franca para a comunidade e Steve Harper, sapateador americano-2005. Nomes como Richard Cragun (Ex-Diretor do Teatro Municipal do R.J.) e Eugênia Feodorova, foram homenageados por esta direção, dentro do festival.
Esta direção tem o cuidado de, ao longo destes anos, estimularem várias modalidades de dança para que, didaticamente, nosso público entenda e aprecie as vertentes que a Dança oferece, neste enorme intercâmbio entre os concorrentes e participantes. As “Dança no Shopping e nos Palcos espalhados pela cidade” são uma conquista de palcos alternativos para o desenvolvimento deste intercâmbio com a população, que tem lotado estes espaços, fazendo este contato com a Cultura com Entrada Franca.
A ”Mostra de Dança Infanto-Juvenil” vem para estimular os novos talentos, uma nova geração que desperta para a arte. As “Oficinas” para os bailarinos são mais um incentivo ao crescimento desta arte, este ano oferecidas pelo Bolshoi, nas modalidades Ballet Clássico e Contemporâneo. Gincanas fazem a parte recreativa do evento, todas as tardes na Quadra 1 do Sesc , proporcionando maior integração entre concorrentes e público, já que é aberta para todos, finalizamos com o “Festival de Dança” propriamente dito, no Teatro do Sesc, e lá teremos críticas e comentários feitos pelo 1º bailarino do Teatro Municipal do R.J., Paulo Rodrigues, para aprimoramento dos concorrentes. Também é realizada a Batalha de Hip Hop no Sábado, com entrada franca e a Feira de Sapatilhas durante todo o Festival, com a presença das melhores marcas do ramo em Exposição para o público em geral, também com entrada franca.
O novo parceiro do Festival de Dança de Nova Iguaçu é a escola de Dança Bolshoi, que fará audições para bailarinos, complementando esta tarefa de incentivar os artistas da região, dando acesso às bolsas de estudos na escola Bolshoi de Joinville. Estas audições serão para faixas etárias diferenciadas, contemplando os interessados em trilhar uma carreira na dança, independente de geografia e sim do talento.
Os jurados são uma atração a mais no festival, todas as personalidades da dança nacional para escolher com justiça e conhecimento os vencedores. Nomes como Paulo Rodrigues – 1º Bailarino do Teatro Municipal R.J., Rosália Verlangieri (Maitre de bale de Ana Botafogo), Soraia Bastos (jurada de Joinville em 2011), Regina Sauer, etc..., já marcaram presença no evento, trocando conhecimentos, ideias e opiniões, além de orientar os participantes com seus preciosos ensinamentos.
Disposições Gerais regulamento
- Artigo 1°- O 20° Festival de Dança de Nova Iguaçu, será realizado no período de 28/08 à 01/09 e terá como sede Sesc de Nova Iguaçu, durantes os dias de evento, que fica localizado no KM15,5 da Rodovia Presidente Dutra e na Rua Aymores n°10, Moquetá - Nova Iguaçu.
- Artigo 2°- Todas as mostras do evento são de inteira responsabilidade de seus organizadores. A comissão organizadora é composta por Flávia Nascimento, Júlia Nogueira, Luciana Petsold, Maciel Dias, Mariana Frathane, Maristela Cruz, Rodrigo Guimarães, as funções de cada componente é definida de acordos com os critérios definidos pela direção do evento. O evento ainda conta com a direção de Tereza Petsold, coordenação de Viviam Borges, e produção de Victor Márcio e Rachel Nigre. Os participantes deverão dirigir-se á Comissão Organizadora sempre que houver necessidade de informações. Será instalada uma secretaria na sede do evento.
- Artigo 3° - Todos os grupos concorrentes ou participantes deverão enviar junto à ficha de inscrição uma foto 3x4 de cada integrante do grupo, identificada no verso nome e função no grupo e Xerox de identidade e cópia de registro profissional para participantes da categoria profissional. Não serão devolvidos pagamentos efetuados. Para emissão de segunda via de crachá será cobrada taxa administrativa de R$10,00. Não será permitido o acesso sem o crachá ou o mesmo sem foto de identificação. Qualquer inscrição será confirmada somente com o pagamento total da taxa de inscrição, no caso do concurso é necessária aprovação.
- Parágrafo único - O uso do crachá será obrigatório e assegurará ao seu portador o direito de ingressar na área interna do palco. O crachá não dará direito à plateia do teatro.
- Artigo 4°- Não serão Permitidas apresentações que possa danificar os palcos e prejudicar o andamento dos trabalhos posteriores, não sendo permitido o uso de água, fogo, talco, ou qualquer outro objeto que possa influenciar no palco
- Artigo 5º - A idade mínima para participar do concurso noturno é de 12 anos.
- Do Transporte e da Hospedagem
- Artigo 6º - O diretor ou coordenador do grupo, deverá se dirigir à coordenação do festival no teatro do SESC de Nova Iguaçu - sala da comissão organizadora, para o recebimento do material de instrução, referente ao alojamento para os participantes (para grupos de outros estados).
- Artigo 7º - Os alojamentos fornecidos pelo Festival abrigarão apenas bailarinos, 01 diretor, 01 coreógrafo e 01 coordenador por grupo.
- Artigo 8º - Os danos físicos e materiais que ocorrerem nos alojamentos fornecidos pelo Festival, deverão ser ressarcidos pelo grupo que o causar.
- Artigo 9º - A organização do Festival não se responsabiliza por objetos pessoais extraviados dos alojamentos, locais de ensaio e apresentação.
- Artigo 10º - O transporte será de responsabilidade dos participantes. São oferecidos ônibus que farão o transporte dos bailarinos entre o SESC e os palcos paralelos.
- Artigo 11º - O alojamento tem vagas limitadas. As reservas são feitas por ordem de chegada das inscrições:
Gratuito- Salas do Colégio Milton Campos, próximo ao SESC (apenas Sexta, Sábado e Domingo) Pago - Quartos com cama no Centro de Formação - Alojamento da Igreja Católica, ao lado do SESC. (R$25,00 com café da manhã) Pago - Hotéis da Região - Hoteis Indicados Mont Blanc Apart Hotel ( Tel.: 21 3759-9600), Mercure Apartments.
Maiores Informações
Academia Tereza Petsold - (21) 2669-4152 / (21) 3045-6095 / (21) 6716-7333 / petsold@hotmail.com Rua Augusto Rodrigues, 125, Centro - Nova Iguaçu/RJ Cep: 26.210.290
Ficha de inscrição
http://media.wix.com/ugd//e811d2_db7d0b6848097be30365d68d8a173adb.pdf
Regulamento Mostra Competitiva
http://media.wix.com/ugd//e811d2_73b25571d209565eaa6c57e024847688.pdf
Regulamento Mostra Infantil
http://media.wix.com/ugd//e811d2_4cf0759d648bf45e9cf0d9ddf6b44f14.pdf
Referências
- Arquivo pessoal de Tereza Petsold;
- Entrevistas.