Roberto Freitas

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com ''''Breve Histórico''' ---- Roberto Freitas e bailarino, coreógrafo e educador físico formado pela UFPI- Universidade Federal do Piauí. Desenvolve pesquisas na área de hist...')
 
Linha 2: Linha 2:
----
----
-
Roberto Freitas e bailarino, coreógrafo e educador físico formado pela UFPI- Universidade Federal do Piauí.  Desenvolve pesquisas na área de história da Dança do Piauí e atualmente o Balé da Cidade de Teresina.  Fundou e coordena o projeto Grupo Cordão Dourado,  companhia de dança formada por jovens e crianças na região do Grande Dirceu, periferia de Teresina.  
+
Roberto Freitas é bailarino, coreógrafo e educador físico formado pela UFPI- Universidade Federal do Piauí.  Desenvolve pesquisas na área de história da Dança do Piauí e atualmente o Balé da Cidade de Teresina.  Fundou e coordena o projeto Grupo Cordão Dourado,  companhia de dança formada por jovens e crianças na região do Grande Dirceu, periferia de Teresina.  

Edição atual tal como 15h33min de 28 de março de 2012

Breve Histórico


Roberto Freitas é bailarino, coreógrafo e educador físico formado pela UFPI- Universidade Federal do Piauí. Desenvolve pesquisas na área de história da Dança do Piauí e atualmente o Balé da Cidade de Teresina. Fundou e coordena o projeto Grupo Cordão Dourado, companhia de dança formada por jovens e crianças na região do Grande Dirceu, periferia de Teresina.


Trajetória



Roberto Freitas, seguindo a trajetória de muitos artistas de sua geração, tem uma formação livre em dança construída aqui em Teresina. No final dos anos 80 se aproxima de grupos e projetos que existiam na cidade, participando de coreografias e montagens pontuais. Em 1990 dá inicio a sua formação em balé clássico na Escola de Dança do Estado do Piaui, integrando o elenco do Balé Popular do Piauí. Roberto participa de workshops e investe na formação em clássico atuando prioritariamente neste segmento até os anos 2000. Em 1994 torna-se o "Primeiro Bailarino do Estado", titulação que o leva a participar das principais montagens/elenco das grandes escolas de balé clássico local, em especial, a Academia de Balé Júlio César. Neste período dança em Teresina os grandes repertórios clássicos tais como: O lagos dos Cisnes, Don Quixote, O Quebra Nozes, Pas-de-deux de Tchaikovisky, Paquita, dentre outros.

Em 1993, com a criação do Balé da Cidade de Teresina, através do professor Sidh Ribeiro, Roberto começa a estudar dança contemporânea. Passa a integrar a companhia com a qual obtém vários prêmios de nível nacional e internacional incluindo o Troféu "AN FESTIVAL" de bailarino destaque no 17º Festival Internacional de Dança de Joinville - SC, JUL/1999, além de vários troféus, diplomas e comendas pelos serviços prestados a cultura em geral, dentre eles, a comenda de HONRA AO MÉRITO da Fundação Cultural do Piauí / Governo do Estado pelos serviços prestados à cultura piauiense.


Impulsionado por uma necessidade de aprofundamento do seu fazer artístico como artista do corpo, tornou-se educador físico, mesmo não exercendo diretamente a profissão. A graduação se mostrou a escolha mais coerente - tendo em vista a inexistência de uma formação acadêmica em dança no Piauí, se cruzou. Foi somando, ainda, á sua formação uma série de workshops e cursos livres. Estudou com: Viviane Maranhão, Manoel Messias, Beth Vasconcelos, Júlio César, Sidh Ribeiro, Jandira Carvalho, Waldemar Queiroz, e ainda fez cursos com: Tatiana Leskova, Mario Nascimento, Mirian Druwe, Jair de Morais, Roseli Rodrigues, Marcelo Evelin, Ângela Nolf, Toshie Kobayashi, Carlos Cortizo, Steven Harper, Renata Versiane, Gilian Dibb, dentre muitos outros.


Nos anos 2000 começou a pesquisar a História da Dança no Piauí, projeto para uma futura publicação em andamento. Através do seu acervo pessoal, coletado ao longo dos anos, publicou os artigos: "A História da Dança", "A Dança da Vida" e "A Evolução Histórica da Dança no Piauí Enquanto Linguagem Educativa" na revista CADERNOS DE TERESINA, ano XV N.º 36, AGO/2003, e “A Dança e Seu Potencial Educativo” no livro de ACTAS do I Congresso Piauiense Científico da FIEP – Delegacia Regional do Piauí, MAI/2006 com tradução para os idiomas: Inglês, Francês e Espanhol.

Já ministrou vários cursos, dentre eles: “A aplicação da Dança enquanto Educação Física Escolar”, realizado no 5º encontro de atividades físicas promovido pela Universidade Federal do Piauí JUN/2005 e “Dança - Um Potencial Educativo” na VI edição do mesmo evento, SET/2006; “Educação se faz com Dança”, MAR/2008. Roberto é também idealizador e coordenador geral do projeto “EDUCAÇÃO SE FAZ COM ARTE”, cujo objetivo geral é a aplicação da dança enquanto linguagem educativa escolar, e ainda, no mesmo projeto, levando apresentações gratuitas às escolas da rede pública municipal de Teresina e, através deste criou e dirigiu o espetáculo “Abrindo Espaços Criando Possibilidades” com 120 alunos da mesma rede de ensino, SET/2008.

Em junho de 2009 criou e dirigiu o espetáculo “Dança Nordeste” com alunos da Faculdade NOVAFAPI onde também em 2009 coordenou a “I Mostra Novafapi de Ginástica Rítmica” e desenvolveu o projeto de extensão “DANÇA NOVAFAPI”. Criador e coordenador do “CORDÃO GRUPO DE DANÇA” o qual já foi premiado como MELHOR GRUPO JUVENIL NO 12º FESTIVAL DE DANÇA DE TERESINA, em SET/2008, MELHOR COREÓGRAFO, JUL/2009 e MELHOR BAILARINA JUVENIL, em 2011, 1º LUGAR no Conjunto Livre Avançado no 19º PASSO DE ARTE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE DANÇA, em 2011, dentre outros prêmios.


Ver Também



www.baledacidadedeteresia.net (site em manutenção)


Referências



Entrevista com Prof. Roberto Freitas realizada em março de 2012. Cadernos de Teresina, ANO XV N. 36, AGOSTO 2003. (publicação)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home