John Lennon da Silva
De Wikidanca
(→Trajetória) |
|||
Linha 8: | Linha 8: | ||
- | John Lennon da Silva nasceu em Goiânia, em dezembro de 1989. Saiu ainda bebê para São Paulo, onde foi criado pela avó e construiu sua carreira na dança. Autodidata, desde menino John sonhava em ser bailarino e viajar pelo mundo. Na época em que atingiu o pico de sua visibilidade através da dança, em meados de fevereiro de 2011, ele morava na Zona Leste de São Paulo e integrava o projeto de dança do CEU São Rafael, em São Paulo, bem como o grupo de dança de rua ''Amazing Break''. | + | John Lennon da Silva nasceu em Goiânia, em dezembro de 1989. Saiu ainda bebê para São Paulo, onde foi criado pela avó e construiu sua carreira na dança. Autodidata, desde menino John sonhava em ser bailarino e viajar pelo mundo. Na época em que atingiu o pico de sua visibilidade através da dança, em meados de fevereiro de 2011, ele morava na Zona Leste de São Paulo e integrava o projeto de dança do CEU São Rafael, em São Paulo, bem como o grupo de dança de rua ''Amazing Break''. Ao mesmo tempo, trabalhava como ourives em uma joalheria para ganhar a vida. |
Sem nenhuma formação clássica, John releu a famosa obra ''A Morte do Cisne'', 13º andamento de ''O Carnaval dos Animais'', peça escrita pelo compositor francês Camille Saint-Saëns em 1886, e coreografada pelo russo Mikhail Fokine no início do século XX, para ser interpretada pela lendária bailarina clássica Anna Pavlova. Na versão original, a bailarina, com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés, interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer. Em sua releitura, John Lennon coreografou o trecho sob o viés do ''Popping'' - estilo da ''street dance'' caracterizado por movimentos que ora lembram os de um robô, ora o das ondas. | Sem nenhuma formação clássica, John releu a famosa obra ''A Morte do Cisne'', 13º andamento de ''O Carnaval dos Animais'', peça escrita pelo compositor francês Camille Saint-Saëns em 1886, e coreografada pelo russo Mikhail Fokine no início do século XX, para ser interpretada pela lendária bailarina clássica Anna Pavlova. Na versão original, a bailarina, com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés, interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer. Em sua releitura, John Lennon coreografou o trecho sob o viés do ''Popping'' - estilo da ''street dance'' caracterizado por movimentos que ora lembram os de um robô, ora o das ondas. | ||
- | A fim de criar essa ousada e inovadora releitura, foi orientado pelo coreógrafo e bailarino Luís Ferron. Graças a ele, surgia a versão do solo de balé em ''street dance''. Em entrevista concedida a Ana Clara Brant, do Correio Braziliense, John afirmou que não conhecia aquela coreografia antes de Ferron lhe apresentá-la. Segundo ele, a orientação do coreógrafo foi " | + | A fim de criar essa ousada e inovadora releitura, foi orientado pelo coreógrafo e bailarino Luís Ferron. Graças a ele, surgia a versão do solo de balé em ''street dance''. Em entrevista concedida a Ana Clara Brant, do Correio Braziliense, John afirmou que não conhecia aquela coreografia antes de Ferron lhe apresentá-la. Segundo ele, a orientação do coreógrafo foi "pilha na música, não pilha na mulher". Afirmou também que a coreografia completa tem meia hora de duração, e a versão divulgada no Youtube era apenas uma amostra do que ele sabia fazer. |
Sua impressionante interpretação ganhou notoriedade ao ser apresentada no programa de calouros ''Se Ela Dança Eu Danço'', versão brasileira do consagrado ''reality show'' americano ''So You Think You Can Dance'', no canal SBT, em janeiro de 2011; sendo então espalhada de maneira viral nas redes sociais através do Youtube e outros sites de hospedagem de vídeo, atingindo cerca de 2 milhões de exibições on-line. | Sua impressionante interpretação ganhou notoriedade ao ser apresentada no programa de calouros ''Se Ela Dança Eu Danço'', versão brasileira do consagrado ''reality show'' americano ''So You Think You Can Dance'', no canal SBT, em janeiro de 2011; sendo então espalhada de maneira viral nas redes sociais através do Youtube e outros sites de hospedagem de vídeo, atingindo cerca de 2 milhões de exibições on-line. |
Edição de 07h32min de 31 de maio de 2013
John Lennon da Silva é um ex-dançarino de rua que ficou famoso após ter um vídeo seu publicado na internet, no qual se apresentava no programa Se Ela Dança Eu Danço com uma versão em street dance da famosa coreografia A Morte do Cisne, de Mikhail Fokine. Seu vídeo pode ser encontrado no Youtube, Vimeo e outros sites de hospedagem de vídeo. Em maio de 2012, a revista eletrônica Revista de Dança publicou uma matéria divulgando que John ia parar de dançar devido a uma conversão religiosa. Atualmente escreve para um blog de poesias evangélicas, tendo colaborado em co-autoria para o terceiro volume do livro eletrônico Águas Vivas, publicado no Scribd em 2013.
"Chamo-me John Lennon da Silva, 23 anos. Cristão reformado. Meu verdadeiro dom (creio eu), é a dança. A poesia, na realidade é uma consequência de espírito, e desde sempre me pego a escrever nas pregas da alma. É realmente um dom divino saber distinguir entre o pensamento poético e a poética performativa das coisas visíveis, mas uma das coisas mais distintas para mim é o fato de ter que se relacionar com elas..." (apresentação de John Lennon da Silva em seu perfil pessoal do site Blogger)
Trajetória
John Lennon da Silva nasceu em Goiânia, em dezembro de 1989. Saiu ainda bebê para São Paulo, onde foi criado pela avó e construiu sua carreira na dança. Autodidata, desde menino John sonhava em ser bailarino e viajar pelo mundo. Na época em que atingiu o pico de sua visibilidade através da dança, em meados de fevereiro de 2011, ele morava na Zona Leste de São Paulo e integrava o projeto de dança do CEU São Rafael, em São Paulo, bem como o grupo de dança de rua Amazing Break. Ao mesmo tempo, trabalhava como ourives em uma joalheria para ganhar a vida.
Sem nenhuma formação clássica, John releu a famosa obra A Morte do Cisne, 13º andamento de O Carnaval dos Animais, peça escrita pelo compositor francês Camille Saint-Saëns em 1886, e coreografada pelo russo Mikhail Fokine no início do século XX, para ser interpretada pela lendária bailarina clássica Anna Pavlova. Na versão original, a bailarina, com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés, interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer. Em sua releitura, John Lennon coreografou o trecho sob o viés do Popping - estilo da street dance caracterizado por movimentos que ora lembram os de um robô, ora o das ondas.
A fim de criar essa ousada e inovadora releitura, foi orientado pelo coreógrafo e bailarino Luís Ferron. Graças a ele, surgia a versão do solo de balé em street dance. Em entrevista concedida a Ana Clara Brant, do Correio Braziliense, John afirmou que não conhecia aquela coreografia antes de Ferron lhe apresentá-la. Segundo ele, a orientação do coreógrafo foi "pilha na música, não pilha na mulher". Afirmou também que a coreografia completa tem meia hora de duração, e a versão divulgada no Youtube era apenas uma amostra do que ele sabia fazer.
Sua impressionante interpretação ganhou notoriedade ao ser apresentada no programa de calouros Se Ela Dança Eu Danço, versão brasileira do consagrado reality show americano So You Think You Can Dance, no canal SBT, em janeiro de 2011; sendo então espalhada de maneira viral nas redes sociais através do Youtube e outros sites de hospedagem de vídeo, atingindo cerca de 2 milhões de exibições on-line.
Um dos motivos pelo qual sua performance causou tanta sensação foi o fato de ter sido menosprezado pelos jurados, que fizeram pouco de seu nome e de sua roupa, supostamente inadequada para uma apresentação de dança. Após a apresentação, porém, foi aplaudido de pé pelo jurado Jarbas Homem de Melo, enquanto Lola Melnick e João Wlamir encaravam-no boquiabertos, sem reação. Wlamir, conhecido por ser o mais durão dos três, chegou a chorar.
Em junho de 2011 foi eliminado na primeira etapa da final do programa.
Fã do poeta português Fernando Pessoa, bem como de Bach e Beethoven, contribui com poemas de sua autoria para um blog de poesia evangélica, onde afirmou que seu sonho é se graduar em Letras.
Ligações Externas
[1] Link para o perfil de John Lennon da Silva no site Blogger
[2] Site oficial do programa Se Ela Dança Eu Danço, do SBT
[3] Link para o vídeo da apresentação no site do UOL
http://elidioalmeida.com/2013/01/14/john-lennon-da-silva-danca-na-cara-do-preconceito/
http://bravonline.abril.com.br/materia/nossa-aposta-john-lennon-silva
[4] Notícia da Folha: John Lennon da Silva é eliminado do reality show "Se Ela Dança Eu Danço"
[5] Carreira meteórica de bailarino chega ao fim. Matéria sobre o fim da carreira de John Lennon da Silva na Revista de Dança
[6] Link para a versão eletrônica do livro de poesia evangélica Águas Vivas 3