Rumos Dança

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Dalica (disc | contribs)
(Criou página com ' == Rumos == O Rumos é um programa de apoio à produção artística e intelectual sobre a arte e a cultura brasileiras == Rumos 2000-2001 == A implantação do primeiro Rumo...')
Edição posterior →

Edição de 01h25min de 31 de julho de 2013

Rumos

O Rumos é um programa de apoio à produção artística e intelectual sobre a arte e a cultura brasileiras

Rumos 2000-2001

A implantação do primeiro Rumos Dança, iniciado em 2000, levou em conta o eixo curatorial do ano (linha temática das ações do Instituto) – o artista-cientista -, focando a interseção entre ciência e arte. Especialista em dança, comunicação e história, a professora doutora Fabiana Dultra Britto foi convidada para, com a colaboração da equipe do Itaú Cultural, conceber o programa, que promoveu seminários em 21 cidades brasileiras para divulgação nesta etapa inicial.

Ainda em 2000, foram coletadas informações sobre instituições, cursos, publicações, festivais, mostras, produção intelectual e artística e iniciativas dos setores público e privado para a dança. No ano seguinte, os 45 trabalhos (solo ou duo) selecionados tornaram-se públicos em eventos, como a Mostra Rumos Itaú Cultural Dança e o seminário Os Mapas da Dança, e publicações, caso do livro Cartografia da Dança: Criadores-Intérpretes Brasileiros.


Rumos 2003-2004

A segunda edição do Rumos Dança atualizou o mapeamento iniciado em 2000 e ampliou a equipe de pesquisadores e o número de cidades analisadas. Das 415 inscrições de solos, duos e grupos, 14 projetos foram contemplados com apoio financeiro para o desenvolvimento de obra coreográfica e 2 para videodança, que também foram exibidas numa mostra especial.

Além disso, essa edição inaugurou uma nova carteira, a de desenvolvimento de videodança, oferecendo a 12 selecionados uma oficina de especialização na linguagem (dois deles obtiveram verba para viabilizar seus vídeos). Catorze registros de espetáculos em DVD e um CD-ROM com textos e ensaios fotográficos foram distribuídos gratuitamente a todas as faculdades de dança e bibliotecas de artes do país.

Selecionados Videodança:

Chico de Paula / Patrícia Werneck Obra: Dentro do Movimento

Dafne Michellepis / Kiko Ribeiro Obra: Pé de Moleque

Selecionados Obras Coreográficas:

Adriana Banana Obra: Desenquadrando as Possibilidades do Movimento

Ana Catarina / Ângelo Madureira Obra: Somtir

André Vidal / Matheus Nachtergaele Obra: Gema II

Cia. Corpos Nômades / João Andreazzi Obra: Hyperbolikós

Cia. Mário Nascimento Obra: Escambo

Cinthia Kunifas Obra: Corpo Desconhecido

Cristina Moura Obra: I Was Born to Die #1

Gícia Maria Rocha Amorim Obra: Fluxion II

Marta Lúcia de Amorim Soares Obra: O Banho

Quik Cia. de Dança Obra: Dos Tornozelos à Alma

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
IdanÃa.net - Home