Cia. dos Pés Grandes

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
 
Linha 1: Linha 1:
Companhia de dança cearense, formada exclusivamente por homens, que alia o sapateado às técnicas alternativas de dança contemporânea.
Companhia de dança cearense, formada exclusivamente por homens, que alia o sapateado às técnicas alternativas de dança contemporânea.
-
<center>[[Arquivo:PES_GRANDES_coisas_juntos.jpg]]</center>
+
[[Arquivo:PES_GRANDES_coisas_juntos.jpg]]
-
<center><small>Espetáculo "Das coisas que fazemos juntos"</small></center>
+
<small>Espetáculo "Das coisas que fazemos juntos"</small>
==Histórico==
==Histórico==

Edição atual tal como 03h18min de 14 de outubro de 2013

Companhia de dança cearense, formada exclusivamente por homens, que alia o sapateado às técnicas alternativas de dança contemporânea.

PES GRANDES coisas juntos.jpg

Espetáculo "Das coisas que fazemos juntos"

Histórico

PES GRANDES ensaio 2.jpg

Idealizada pelo coreógrafo Heber Stalin, oriundo da Cia. Vatá/Valéria Pinheiro, a Cia. Dos Pés Grande existe desde 2007. Formado só por rapazes, o coletivo tem como ferramenta de composição coreográfica o sapateado de pesquisa autoral e as vertentes do esporte – boxe, luta livre, corrida e elementos do atletismo –, em diálogo com técnicas circenses, a partir de trabalhos acrobáticos de solo.

"A criação da Cia. tinha o objetivo de quebrar paradigmas. Queria fazer algo mais explosivo e queria que fosse
com homens para provar que a dança também pertence ao universo masculino" (Heber Stalin, ao Diário do Nordeste) 

Em 2009, a companhia levou para os palcos o espetáculo “Um americano em Paris”, baseado no poema sinfônico de George Gershwin que já recebeu adaptação cinematográfica com atuação de Gene Kelly. Em 1953, um outro cearense, o bailarino Hugo Bianchi, adaptou o musical para os palcos.

A montagem da Cia. dos Pés Grandes para o espetáculo propôs uma releitura contemporânea, partindo da experimentação sonora e propondo uma nova decodificação percussiva aliando ao sapateado os sons provocados pelos corpos em cena.

PES GRANDEAS disritimia.jpg

Espetáculo "Disritmia"

Na trajetória do grupo, destacam-se ainda a criação do projeto "Pisando com o Mundo", a montagem dos espetáculos “Dois Devaneios” e “Disritmia”, além de apresentações no Festival de Pacoti, no Theatro José de Alencar e na Bienal Internacional de Dança do Ceará, e performances em ruas e praças.

Na IX Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontece em 2013, a Cia. Dos Pés Grandes vai apresentar o espetáculo “Das coisas que fazemos juntos”.

Espetáculos

Investigação de possibilidades de se construir coisas juntos, de permanecer, de resistir. Presentificar estados corpóreos que constituem cena. Encontro, tensão e partilha como elementos de composição coreográfica. Luta, paragem, “ficância”.

O espetáculo aborda algumas questões que circundam o universo masculino a partir do corpo, seus sons e nuances. A sensualidade e a molecagem são palavras-chaves do espetáculo.

Adaptação do musical homônimo

PES GRANDES dois devaneios.jpg

Tendo a rua como tema, os dançarinos mesclam hip hop, funk, chorinho e cantigas de roda à percussão de seus sapatos. No espetáculo, os bailarinos também cantam músicas que vão de “Carinhoso”, de Pixinguinha, a “Coração de papelão”, do Balão Mágico.


Referências

Site Tembiu

Diário do Nordeste

XI Bienal de Dança do Ceará site oficial

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home