Cia. Corpos Nômades

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Claudia Peres (disc | contribs)
(Criou página com 'Companhia de dança contemporânea da cidade de São Paulo que se propõe a atuar na formação, criação e difusão das artes cênicas contemporâneas. Com 17 espetáculos no r...')
Edição posterior →

Edição de 21h03min de 14 de outubro de 2013

Companhia de dança contemporânea da cidade de São Paulo que se propõe a atuar na formação, criação e difusão das artes cênicas contemporâneas. Com 17 espetáculos no repertório, estreou em 2013 a produção “Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos”, inspirada em Heiner Müller, Gustav Mahler e Luchino Viscontti.

CORPOS NOMADES solidao.jpg

Tabela de conteúdo

Histórico

A Cia. Corpos Nômades existe desde 1995, quando era conhecida como Cia. de João Andreazzi, o bailarino, coreógrafo, diretor e criador do grupo. Somente no ano 2000, a companhia foi rebatizada passando a se chamar Corpos Nômades.

Todos os trabalhos da companhia buscam experimentar as amplas possibilidades de atuação cênica corporal, envolvendo múltiplas linguagens. Além da própria dança contemporânea, os espetáculos lançam mão de referências do teatro, literatura, vídeo-arte, música e instalações performáticas.

Sobre os trabalhos da Cia. Corpos Nômades e seu diretor, João Andreazzi, assim falou a professora e crítica de dança Helena Katz:

“Nas artes cênicas, os últimos anos têm sido marcados por um trânsito entre os saberes. Um fluxo de apropriações 
que gera novos domínios. João Andreazzi cria com este recorte. Seu percurso indica um desejo de amalgamar dança, 
teatro, música e artes plásticas. O cenário básico das suas experimentações é o corpo. Um corpo que aspira a completude
do gesto com o movimento, com a fala, com o espaço, com a sonoridade plástica e/ou plasticidade sonora”

Em 2007, a Companhia inaugurou a sua sede que funciona também como centro cultural, na rua Augusta, 325, em São Paulo. Intitulado de O Lugar – Cia. Corpos Nômades, o espaço funciona como campo de reflexão, formação e criação em dança contemporânea.

Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos, O Lugar passou a funcionar a um só tempo como espaço alternativo, voltado à prática e ao aprendizado da dança e de outras vertentes das artes visuais e cênicas, como ainda local de ensaio e apresentação das criações da Companhia, possibilitando sua interação com outros grupos e artistas da dança, por meio da realização de mostras.

Na estreia, O Lugar acolheu o espetáculo da Cia. Corpos Nômades intitulado “Gramática Expositiva do Chão”, inspirado na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros, apresentado às 24h00 desse dia, como parte do evento Virada Cultural da Cidade de São Paulo. Constantemente, são oferecidos workshops, oficinas e cursos regulares de dança contemporânea.


Espetáculos

Crítica

Prêmios

Eventos

Referências

Ligações externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home