Grupo de Dança Primeiro Ato
De Wikidanca
(Criou página com ' Geraldas e Avencas O Grupo de Dança Primeiro Ato realiza um trabalho em dança contemporânea, diverso e singular, desde o início de 1982. Dirigido...')
Edição posterior →
Edição de 00h54min de 31 de agosto de 2011
O Grupo de Dança Primeiro Ato realiza um trabalho em dança contemporânea, diverso e singular, desde o início de 1982. Dirigido por Suely Machado, tem como objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos através de processos colaborativos de pesquisa. Sem coreógrafo residente, conta a participação ativa dos bailarinos e investe na interseção entre as artes e ampliação do espaço cênico.
Para Helena Katz, “Os assuntos contemporâneos são o alimento artístico do Primeiro Ato por isso, desde seu nascimento, se preocupa com a construção de um intérprete capaz de abrigar, no seu corpo, a mistura da dramaticidade com a leveza, do bom humor com a reflexão, da interpretação e da criação. As misturas da dança com artes afins (teatro, canto, mímica)”.
Marcelo Castilho Avelar, acredita que “Entre os grupos de dança brasileiros, o 1º Ato sempre foi um dos mais heterogêneos no que se refere às formas dos corpos de seus bailarinos. Raramente um dos integrantes do 1º Ato tem 'cara de bailarino' – sempre houve por lá os que são mais magros, mais gordos, mais angulosos, menos angulosos do que a representação que construímos dos artistas da dança na nossa mente. Bendita Contradição”.
Tabela de conteúdo |
Repertório
Geraldas e Avencas
Geraldas e Avencas traz à cena uma reflexão sobre a plastificação e a padronização da estética na contemporaneidade e sobre o embrutecimento das relações, gerando muitas vezes a descaracterização e a expectativa de perfeição no ser humano, mutilando, agredindo e provocando deformações. “Hoje, as pessoas retiram marcas que as revelam e trocam por outras que as mascaram” – reflete Suely Machado, diretora do 1o Ato e responsável pela concepção, coreografia e direção da obra. O espetáculo questiona o conceito do belo e como homens e mulheres se submetem a excessos para se enquadrar em parâmetros convencionais de beleza. A ideia não é criticar nem emitir qualquer juízo de valor sobre esses comportamentos, mas, sim, apontar marcas, traços e imperfeições também como uma forma de beleza, já que elas são identidades da vida e da história de cada um. A trilha sonora original de Zeca Baleiro, que mescla canções e músicas instrumentais, acompanha e enriquece o tom crítico e poético presente no conceito e na dramaturgia da obra.
Ano de criação: 1997
Concepção, coreografia e direção: Suely Machado
Pesquisa e vocabulário coreográfico: Grupo de Dança Primeiro Ato
Trilha sonora original: Zeca Baleiro
Figurinos e objetos de cena: Marco Paulo Rolla
Iluminação: Walmyr Ferreira
Supervisão de iluminação: Jorginho de Carvalho
Ambientação cênica: Suely Machado
Vídeo: Tato Guerra e Chico de Paula
Mundo Perfumado
Mundo Perfumado é um espetáculo do nosso tempo: sem regras, sem linearidade. O corpo do bailarino é, ao mesmo tempo, meio e mensagem. Coreografia e música se completam, ora inquietantes, ora suaves. Um universo pulsante criado pela vontade de dizer, de dançar, de encontrar respostas para as dúvidas de hoje e sempre. A característica do grupo, de se aprofundar na dramaturgia do gesto, mostra-se cada vez mais presente.
Ano de criação: 2004
Direção artística: Suely Machado
Concepção coreográfica: Alex Dias
Pesquisa e vocabulário coreográfico: Grupo de Dança Primeiro Ato
Música original: André Abujamba
Desenho de luz: Jorginho de Carvalho
Cenário e Figurino: Marco Paulo Rolla
Aquarelas: Nilcéa Bernardes
Ficha Técnica
Direção
Suely Machado
Bailarinos
Alex Dias
Ana Virgínia Guimarães
Danny Maia
Lucas Resende
Marcela Rosa
Verbena Cartaxo
Verônica Santos
Produtora
Regina Moura
Maitre de Ballet
Bettina Bellomo