Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro
De Wikidanca
(Criou página com 'Arquivo:SMdancateatro1.jpg ==Apresentação== O Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro é um evento pioneiro em sua categoria, idealizado e realizado por [[Solange ...')
Edição posterior →
Edição de 01h28min de 19 de outubro de 2011
Tabela de conteúdo |
Apresentação
O Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro é um evento pioneiro em sua categoria, idealizado e realizado por Solange Caldeira, na Universidade Federal de Viçosa, desde 2009. Parte do Projeto Integrado de Pesquisa Caminhos da Dança-Teatro no Brasil, também de sua autoria e coordenação, o seminário tem como principal objetivo reunir artistas, pesquisadores, e interessados, de todo o Brasil, a fim de discutir questões e trocar informações à cerca da Dança-Teatro, como modalidade inaugurada no final do século XX.
Breve Histórico
Segundo Solange Caldeira, o estudo da Dança-Teatro ainda é um campo aberto e fértil à s pesquisas, uma vez que a literatura na área é escassa, há pouco material com análises sobre os seus processos de criação ou tentativas de interpretação de seu universo estético, e enquanto dramaturgia. O Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro surge, então, como uma forma de mapear e diagnosticar a situação atual da Dança-Teatro no cenário cultural do paÃs, reunindo produções e pesquisas recentes na área.
O Seminário
O Seminário compreende mesas de discussões, palestras, oficinas, e espetáculos, na área de Dança-Teatro, realizados na sede do Curso de Dança da UFV, e no Auditório Fernando Sabino. Para participar, basta se inscrever no site do CDTB, dentro do perÃodo estabelecido, geralmente, no entre os meses março/abril. Sua 3ª edição, ocorrida em 2011, culminou na produção do livro III Seminário Nacional de Dança Teatro1, organizado por Solange Caldeira.
- NOTA
1CALDEIRA, Solange Pimentel(org). III Seminário Nacional de Dança Teatro. 1. ed. Viçosa: Tribuna Gráfica Editora, 2011. v. 1. 330 p.
Referências
Solange Caldeira – Entrevista à autora em 15 de setembro de 2011.