Grupo Impacto de Dança de Rua
De Wikidanca
(Criou página com '==GRUPO IMPACTO DE DANÇA DE RUA== O Grupo Impacto é um grupo de dança de rua da cidade de Viçosa, Minas Gerais, formado atualmente por dez bailarinos, com idades entre 16 e ...')
Edição posterior →
Edição de 15h35min de 21 de novembro de 2011
Tabela de conteúdo |
GRUPO IMPACTO DE DANÇA DE RUA
O Grupo Impacto é um grupo de dança de rua da cidade de Viçosa, Minas Gerais, formado atualmente por dez bailarinos, com idades entre 16 e 25 anos. O grupo é o principal responsável pela difusão e profissionalização da dança de rua no município, por atuar em projetos que permitem o acesso à dança de rua, através da monitoria e aulas ministradas pelos seus integrantes, com o apoio do Núcleo de Arte e Dança, coordenado por Patrícia Lima (TV ALTEROSA, 2010).
Apesar de existir desde 1994, apenas em 2009, tornou-se um grupo de dança profissional, através do apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, e do consagrado coreógrafo Mário Nascimento, que atuou como diretor artístico do grupo (TV ALTEROSA, 2010).
Breve Histórico
A história do Grupo Impacto tem sua origem intricada ao projeto de resgate da cidadania e da auto-estima por meio da arte, realizado pelo Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa, Minas Gerais. Foi através deste projeto que os meninos da antiga Funabem – Fundação de Bem-Estar do Menor tiveram a oportunidade de freqüentar as aulas de Funk e Dança de Rua (JORNAL A VOZ, 2009). Desde então, os meninos que encontravam-se em situações de risco, investiram em sua formação em dança de rua, e hoje constituem, com notável reconhecimento, o Grupo Impacto de Dança de Rua (JORNAL A VOZ, 2009).
O projeto de profissionalização do grupo foi realizado pelo Instituto Asas, ligado ao Núcleo de Arte e Dança de Viçosa, Minas Gerais, e aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, desde 2009 (TV ALTEROSA, 2010).
Com apoio do Núcleo de Arte e Dança e da Prefeitura Municipal de Viçosa, participou de importantes festivais de dança conquistando o segundo lugar por duas vezes no Concurso Nacional de Dança de Rua de Juiz de Fora e sendo finalistas do Passo de Arte Minas (JORNAL A VOZ, 2009)
Em agosto de 2011 o grupo conquistou uma vaga na semifinal do programa de televisão do SBT “Se Ela Dança, Eu Danço” (TV ALTEROSA, 2010).
Espetáculos
No Alto da Rua
O Impacto montou seu primeiro espetáculo profissional em 2010, com coreografias do próprio grupo e de Mário Nascimento, unindo as muitas versões das danças urbanas no espetáculo "No Alto da Rua" que mostrava a trajetória dos próprios bailarinos. O espetáculo teve uma repercussão surpreendente nas cidades da Zona da Mata Mineira e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro quando se apresentou para um público especializado naquela capital (JORNAL A VOZ, 2009).
Vídeo do Espetáculo No Alto da Rua
Obstáculos
Criado em 2011, "Obstáculos" é resultado do trabalho do grupo com o coreógrafo Alexandre Snoopy. O resultado novamente surpreendeu o público pela grande complexidade cênica e coreográfica e tem sido muito aplaudido em turnê por pequenas cidades (ESTÚDIO AO VIVO, 2011).
Vídeo do Espetáculo Obstáculo – Parte I
Vídeo do Espetáculo Obstáculo – Parte II
Bailarinos
Adriano Luis Ramos; Alex Luis Ramos; Cleison Lana; Jean Carlo do Nascimento; Luis Filipe Claudino; Rafael Gregório; Rafael Silva; Rariel Escolástico; Rodrigo Abranches; Wellington Júlio.
Ver também
Vídeo do Grupo Impacto no programa Se Ela Dança, Eu Danço