CURSO DE DANÇA DA UFMG
De Wikidanca
(Criou página com 'Verificada a existência e a excelência de uma sólida formação livre de artistas bailarinos em Belo Horizonte e na concomitante carência de um curso superior destinado a cap...')
Edição posterior →
Edição de 19h56min de 30 de novembro de 2011
Verificada a existência e a excelência de uma sólida formação livre de artistas bailarinos em Belo Horizonte e na concomitante carência de um curso superior destinado a capacitar os profissionais para o ensino de dança com vistas à educação formal, seja no nÃvel fundamental ou médio , seja no nÃvel superior de ensino, foi proposto um Curso de Graduação em Dança, modalidade Licenciatura, com possibilidade futura de criação de um Bacharelado. Salientamos a importância de ser um curso noturno para a efetivação da Licenciatura, tanto por seu caráter de inclusão social, como pela realidade de mercado apresentada, uma vez que, em sua maioria, o bailarino ligado a grupos e companhias - ou mesmo independente -, faz seus ensaios, pela manhã ou à tarde; e aqueles que dão aulas, em sua maioria, o fazem também no perÃodo diurno. O curso de graduação em dança da EBA/UFMG pretende preencher a lacuna existente na região metropolitana no que se refere à formação docente coerente com as especificidades da atualidade e à pesquisa em arte no que tange a processos metodológicos de ensino aprendizagem, processos criativos e teoria em dança.
Tendo em vista as múltiplas abordagens corporais inseridas nas práticas de dança na contemporaneidade, a graduação em Dança proporciona ao futuro profissional a instrução necessária para o reconhecimento dos conceitos e práticas vigentes, viabilizando o diálogo com os mesmos, tanto no âmbito criativo como nos atos pedagógicos. O curso abordará a dança como manifestação artÃstica, produtora de conhecimento em toda a sua diversidade, desse modo independente do estilo de dança que o aluno tenha experienciado anteriormente os fundamentos básicos presentes na prática da dança em geral serão aprofundados nos perÃodos iniciais do curso garantindo uma base comum a todos eles. Portanto, o ingresso do curso de dança poderá ser oriundo de qualquer estilo desde que possua o domÃnio técnico necessário, o qual será aferido em concurso vestibular, para dar inÃcio a sua formação como docente de dança.
HABILITAÇÃO
LICENCIATURA EM DANÇA
Licenciatura é um grau acadêmico garantido ao seu titular tornando-o capaz de identificar o conhecimento presente em sua educação, e saber planejá-lo e aplicá-lo com visão social, buscando a dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de história, ao mesmo tempo em que essa história e essa cultura produzidas modificam suas ações.
Objetivos do curso:
O curso visa a atender à s demandas do mercado cultural concernentes à formação em nÃvel superior dos discentes no campo da docência em dança para o ensino básico.
- 1- Desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos na área das artes cênicas, educação fÃsica, letras, história, pedagogia, educação e filosofia.
- 2- Promover a sensibilidade artÃstica e a capacidade de reflexão visando as habilidades crÃtica e criativa no campo da dança
- 3- Propiciar a interdisciplinaridade na formação em dança visando a consciência da necessidade de busca constante de aprimoramento profissional e do trabalho em equipes transdisciplinares.
- 4- Oferecer sólida formação ética, teórica, artÃstica, técnica e cultural que capacite o aluno tanto para uma atuação profissional qualificada, quanto para a investigação de novas técnicas e metodologias de trabalho, promovendo a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão;
- 5- Formar agentes sócio-culturais para uma atuação efetiva na comunidade em que se inserem.
- 6- Incentivar a pesquisa como elemento constitutivo da atividade artÃstica.
- 7- Promover a consciência da aprendizagem continuada e da necessidade de dialogar com as diversas áreas de conhecimento.
- 8- Promover a formação do professor artista consciente das questões sociais e ambientais.
- 9- Possibilitar a autonomia na atuação do discente durante o seu processo formativo visando à aprendizagem continuada.
FONTE
- www.ufmg.br