Tindaro Silvano
De Wikidanca
Linha 8: | Linha 8: | ||
Tindaro Silvano é coreógrafo, ex-bailarino, maïtre de ballet e professor de dança ([http://www.producaocultural.org.br/slider/tindaro-silvano/ Site Produção Cultural]). | Tindaro Silvano é coreógrafo, ex-bailarino, maïtre de ballet e professor de dança ([http://www.producaocultural.org.br/slider/tindaro-silvano/ Site Produção Cultural]). | ||
- | Mineiro, residido em Belo Horizonte, trabalha com diversas vertentes da dança, não só a clássica, mas a dança contemporânea, fazendo uma fusão de técnicas nas suas aulas ( [http:// | + | Mineiro, residido em Belo Horizonte, trabalha com diversas vertentes da dança, não só a clássica, mas a dança contemporânea, fazendo uma fusão de técnicas nas suas aulas, tais como Yoga e Pilates ([http://noticias.dancecast.com.br/2011/01/entrevista-com-tindaro-silvano.html Site Dance Cast]). |
Edição de 02h12min de 9 de janeiro de 2012
Disponível em Site Dance Cast
Tabela de conteúdo |
Tindaro Silvano
Tindaro Silvano é coreógrafo, ex-bailarino, maïtre de ballet e professor de dança (Site Produção Cultural).
Mineiro, residido em Belo Horizonte, trabalha com diversas vertentes da dança, não só a clássica, mas a dança contemporânea, fazendo uma fusão de técnicas nas suas aulas, tais como Yoga e Pilates (Site Dance Cast).
Formação e Carreira
Desde os 15 anos, Tindaro Silvano fez parte do universo profissional do teatro. Somente aos 18 anos, quando surgiu a oportunidade de atuar em um musical, procurou o professor Carlos Leite, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, para aperfeiçoar sua performance. Como, na época, a oferta de rapazes no universo da dança era pequena, Tindaro logo destacou-se em sua formação como bailarino, e rapidamente conseguiu um emprego fixo. Foi este o início de uma vasta carreira no mundo da dança, que contou com o aperfeiçoamento técnico de destacados mestres do Brasil e do exterior, como Hugo Dellavalle e Bettina Bellomo ( Site Produção Cultural - Íntegra da entrevista) .
Ao longo de sua carreira dançou com a Cia de Dança do Palácio das Artes, de Minas Gerais, Cia de Dança do Ballet Guaíra, de Curitiba, Paraná, Cia de Dança do Ballet Gulbenkian, de Lisboa e Cia de Dança do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Site Produção Cultural).
A partir de 1986 passou a ministrar aulas de técnica clássica e a coreografar para diversas companhias e grupos de dança, no Brasil e na Europa, como o Grupo Cisne Negro, de São Paulo, o Ballet do Teatro Castro Alves, de Salvador, Bahia, o Ballet Nordhausen, da Alemanha, o Brabant Danzconservatorium da Holanda, o Teatro Argentino de La Plata, na Argentina, e na Ópera Nacional da Finlândia (Site Produção Cultural).
Trecho do espetáculo Impromptu (1997), da Cia Cisne Negro.
Disponível em Site Produção Cultural
Durante o período de 1988 a 1986, dirigiu e ocupou o cargo de coreógrafo residente da Cia de Dança de Minas Gerais, na qual criou aproximadamente 15 obras para esta cia,que culminou em diversas premiações, pelas obras, em Minas Gerais e em outros estados do Brasil (Site da Fundação Clóvis Salgado).
Espetáculo Exsultate Jubilate, da Cia de Dança Palácio das Artes (1991).
Disponível em Site Produção Cultural
Em 2004 e 2005, foi artista convidado da Cité Internationale des Arts, em Paris, premiado pela Fundação ICATU (Site da Fundação Clóvis Salgado).
Atualmente trabalha como maitre de Ballet na Cia de Dança do Palácio das Artes e como diretor artístico do Ballet Jovem do Palácio das Artes, de Belo Horizonte, atuando simultaneamente em diversas companhias de dança pelo mundo (Site Produção Cultural).
Ver também
Entrevista à revista Dança Brasil (2010)
Coreografia de dança contemporânea “Suite Masquerade” (2007)
Coreografia “Pangea I”, do Bahia Ballet (2007)