Cia. do Barulho

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Nayara Ferreira (disc | contribs)
(Criou página com 'Aspásia Mariana e Heber Stalin, são os integrantes fundadores da Cia. do Barulho, com a participação de Carlos Hardy (músico convidado), cuja linguagem está voltada ao estu...')
Edição posterior →

Edição de 19h29min de 30 de janeiro de 2012

Aspásia Mariana e Heber Stalin, são os integrantes fundadores da Cia. do Barulho, com a participação de Carlos Hardy (músico convidado), cuja linguagem está voltada ao estudo do sapateado e a sua divulgação através da realização de cursos, intensivos e seminários de sapateado no cenário cênico de Fortaleza além da sua pesquisa na dança contemporânea em cima da quebra de limites corporais através dos impactos (descoberta de possibilidades físicas).

Ambos começaram a trilhar os caminhos do sapateado na Cia. Vatá de Sapateadores Brasileiros de Valéria Pinheiro, da qual passaram a integrar através de uma audição em 2001.

Estudando com outros professores como Liliana Costa (CE), Katherine Krammer (Miami), Michelle Borges (CE), Váleria Pinheiro (CE), Lane Alexander (Chicago), Bia Mattar (S.C), Jason Samuel Smith (N.Y), Carey Levi (Minessota), Steven Harper (R.J), Roxanne Butterfly (Paris / N.Y) e outros tantos, optaram em criar sua própria companhia, com o intuito de fortalecer essa linguagem, tirá-la do papel de figuração dos festivais de academias para torná-lo um forte protagonista dos palcos Cearenses.

Em 2006 foi criado o I Seminário e Workshop de Sapateado Brasileiro, Neguinho, Neguinha, onde homenagearam Valéria Pinheiro. Esse foi o primeiro evento realizado na cidade como tema exclusivo o sapateado.

A Cia. participou do I Quiarte – mostra de cultura e artes de Quixeramobim em novembro de 2006 com o espetáculo “Barulho Experimental” – que foi contemplado pelo edital de 2006 da Funcet de grupos de dança, através do qual foram feitas apresentações no Mercado dos pinhões durante todas as quartas do mês de Maio de 2007 e da VI Bienal Internacional de Dança. Foram convidados pela direção do Theatro José de Alencar em 2007 para uma troca de saberes com o reisado de independência onde improvisaram com os mestres e seus músicos. Em dezembro do mesmo ano, fica em cartaz no Centro Cultural do Bom Jardim com o espetáculo “Lá dentro, um barulho”, realizando no último dia uma jam session juntamente com sapateadores convidados da Cia. dos Pés Grandes pela primeira vez para a comunidade do Bom jardim. Em Maio de 2008 apresenta-se no palco principal do Theatro José de Alencar, através do projeto abracadabra com “Lá dentro, um Barulho.”

Com uma parceria com a banda cearense “O Quarto das Cinzas”, apresenta-se constantemente com improvisos de sapateado em cima do trip-hop / musica eletrônica, com apresentações já feitas no Hey-ho rock bar e Café Teatro das Marias (show realizado na VI bienal de dança).

Em 2008 com parcerias da Cia. dos Pés Grandes e da Cia. Vatá, realizaram nos dias 18, 19 e 20 de janeiro o primeiro intensivo de sapateado, (I Barulho Intensivo dos Pés) com turmas de básico, intermediário e avançado, um curso de férias exclusivamente para sapateadores e apreciadores da arte que queiram se aproximar da técnica. Este evento foi uma prévia do II neguinho, neguinha que deverá acontecer em agosto do mesmo ano.

Em maio do mesmo ano dentro do projeto Quarta em movimento, a Cia do Barulho realiza no Mercado dos Pinhões o projeto “Pisando com o mundo” em comemoração ao dia internacional do sapateado. Durante todas as quartas-feiras passaram pelo palco celebrando o sapateado as seguintes cia’s e academias: cia. do barulho, cia. dos pés grandes, cia. vatá, artelaria produções, academia Lia Ary e academia Xênia Skeff.

Participou do I festival Sabores e Saberes de Pacatuba – Ce, com o espetáculo “Apelo” com coreografia de Heber Stalin e a participação de bailarinos convidados da Cia.dos Pés Grandes.

Estreou no dia 25 de maio, o dia internacional do sapateado, na sala Nadir Papy Saboya, o workin’ in process no novo trabalho da companhia, “ainda meio rock”, apresentando-se também dentro do projeto “Pisando com o mundo” no Mercado dos Pinhões.


Informações:

www.ciadobarulho.multiply.com

cia_dobarulho@yahoo.com.br

Aspásia Mariana – Diretora da Cia. do Barulho – 85.88041110

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home