Grupo Origem

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Gabihortencio (disc | contribs)
(Criou página com 'A história do Grupo Origem se confunde com a do Dançaviva e também com a do Grupo Experimental de Dança do Teatro Amazonas, uma das primeiras tentativas de formar corpo está...')
Edição posterior →

Edição de 05h24min de 25 de março de 2011

A história do Grupo Origem se confunde com a do Dançaviva e também com a do Grupo Experimental de Dança do Teatro Amazonas, uma das primeiras tentativas de formar corpo estável de dança do Teatro Amazonas, já que as mesmas personagens estão envolvidas nas criações dos dois grupos.


Sem a orientação de Conceição Souza, os antigos integrantes do Dançaviva foram buscar aprimoramento técnico nos cursos de férias das academias de dança do Ballet Stagium em São Paulo, inscrevendo-se nos quatro níveis oferecidos: balé clássico iniciante, intermediário, avançado e coreografia. Os jovens estudantes pretendiam retornar ao Amazonas mais preparados tanto tecnicamente quanto metodologicamente.


Após o término das atividades do Grupo Movimento, o Teatro Amazonas promoveu uma audição para a seleção dos bailarinos que formariam o corpo de baile. Muitos dos rostos presentes à audição já eram conhecidos desde os tempos do Dançaviva. O primeiro Grupo Experimental de Dança do Teatro Amazonas pisou no palco do Teatro Amazonas em 30 de maio de 1984, dançando as duas únicas coreografias da curta existência da companhia de dança: “Promessas de Sol”, uma adaptação de uma lenda indígena do alto Rio Negro, e “Sinal Fechado”, baseado em cenas do cotidiano.


Mais uma vez a arte local sofreria novo golpe, sendo desvalorizada com o descaso e desinteresse pela direção do Teatro Amazonas, que apesar de desejosa de um corpo de baile estável, alegava não ter estrutura para dar continuidade. Depois da curta experiência, a maior parte dos bailarinos, liderados por Francisco Cardoso, se engajou nas aulas e ensaios do recém criado Grupo Origem, em 1984, cuja sede foi uma sala pequena que abrigava o Teatro de Bonecos, no térreo da Academia Amazonense de Letras.


O repertório coreográfico do grupo eram os temas amazônicos, denunciando a devastação da floresta amazônica e de genocídio dos povos indígenas. Entre os seus espetáculos mais bem produzidos, destaca-se “Metalmadeira”.


Assim como aconteceria anos depois com outros grupos de dança, o Grupo Origem encerrou suas atividades em 1986. Com a saída de praticamente todo o elenco, o diretor artístico do grupo conseguiu dar-lhe uma sobrevida, transformando-o em grupo teatral, que despontou, apresentando-se em festivais de teatro Brasil afora e permanecendo em atividade até os dias de hoje.


Gabihortencio 02h24min de 25 de março de 2011 (BRT)Gabihortencio

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home