Jaime Amaral

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Adrianadimarco (disc | contribs)
(Criou página com 'Por Adriana Di Marco Neves Destaca-se por ser professor e bailarino renomado da cidade de Belém do Pará. Foi aluno de grandes nomes da história da dança paraense como [[...')
Edição posterior →

Edição de 12h14min de 26 de março de 2011

Por Adriana Di Marco Neves

Destaca-se por ser professor e bailarino renomado da cidade de Belém do Pará. Foi aluno de grandes nomes da história da dança paraense como Augusto Rodrigues e já perpassou por outros profissionais de vários lugares, de dentro e fora do país. Jaime despertou seu interesse pela dança quando ainda fazia o curso de Educação Física na Universidade. Desde então, iniciou sua carreira de bailarino e seguiu evoluindo na produção da dança.

Jaime Amaral por apresentar um talento exemplar, tornou-se um conceituado artista conhecido em diversos estados e países. Sua técnica de dança resume-se em várias linguagens da arte corporal, porém mais especificamente o Balé Clássico e a dança contemporânea. Sua formação em dança foi pela Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Maria Olenewa) e já foi integrante de grandes companhias a exemplo, A Companhia de Teatro Municipal de Niterói (RJ), Studio Lurdes Bastos (RJ), Grupo Andanças de Nino Giovanetti (RJ), Ballet Stagium (SP), Ballet do Cone sul (Argentina), Städtischen Bühnen Augsburg Tanztheater (Alemanha) de Danza d’Amazonie (Guiana Francesa, Brasil e Suriname);

Tabela de conteúdo

Formação Superior

Jaime Amaral é professor de dança graduado no curso de Educação Física, pela Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP), que atualmente é Universidade Estadual do Pará (UEPA). Jaime também é mestre e doutorando em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bailarino profissional, coreógrafo e atua como professor de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Já foi coordenador do Curso Técnico e Oficinas Livres de Dança também da (ETDUFPA) e dirige sua companhia chamada Companhia de Ballet Jaime Amaral.

Companhia de Ballet Jaime Amaral

A Companhia dirigida caracteriza um grupo de dança que possui como base a técnica do Ballet Clássico e a dança contemporânea. Seu processo de criação resume-se em buscar inovações na cena da arte contemporânea, descobrindo novas qualidades de movimentos e levando a dança para a realidade do público.

A Companhia já existe desde 1993 na cidade de Belém do Pará, tendo assim dezoito anos de produção em dança, realizando apresentações para dentro e fora da cidade.

Espetáculos

A companhia realiza espetáculos e apresentações de coreografias desde a sua criação. Porém, repercussões maiores foram:

PÁSSARO DA TERRA

Inspirado nos tradicionais Pássaros Juninos do teatro popular paraense, presente principalmente nas manifestações das comemorações juninas. O espetáculo da companhia foi baseado na obra homônima do poeta João de Jesus Paes Loureiro, com trilha sonora do compositor paraense, Waldemar Henrique e arranjo e interpretação de Salomão Habib. A montagem coreográfica retrata o Pássaro Junino transfigurado em dança contemporânea, no qual apresenta a história da caçada do animal. A Companhia de Ballet Jaime Amaral interpreta os textos de Paes Loureiro e revela a criação de movimentos em dança contemporânea para transmitir os sentimentos contidos na história do Pássaro.

ICAMIABAS

Trabalho inspirado na lenda amazônica “Icamiabas”, no qual segundo o folclore brasileiro, caracteriza-se por tribos de mulheres guerreiras também chamadas de Amazonas, que se destacavam uma sociedade rigorosamente matriarcal, isto é, não aceitavam a presença masculina e ignoravam as leis. A companhia revela na sua montagem coreográfica os anseios, a vida cotidiana dessas mulheres, os conflitos e malefícios que conta a lenda.

IMAGENS AMAZÔNICAS

A companhia retrata neste trabalho a vivência, força e coragem de um povo que vive entre o rio e a floresta da Região Amazônica. Bailarinos interpretes - criadores irão revelar figuras como caboclos, seres sobrenaturais, lavadeiras e índios, Em suma, o espetáculo traz a apresentação da vida ribeirinha, o cotidiano de tribos indígenas e outros povos da floresta.


REFERÊNCIA

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-35967 CIA+DE+BALLET+APRESENTA+NOVO+ESPETACULO+EM+BELEM+.html http://www.portalorm.com.br/plantao/comentar.asp?id_noticia=406864 http://jaimeamaral2011.blogspot.com/

Imagens: http://jaimeamaral2011.blogspot.com/ http://www.portalorm.com.br/plantao/comentar.asp?id_noticia=406864

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home