Teatro Bolshoi
De Wikidanca
(Criou página com '= Teatro Bolshoi= <center>Arquivo:Fachada_do_Teatro_Bolshoi_em_Moscou_na_Rússia.jpg</center> Bolshoi, em russo significa ”grande”. O Teatro Bolshoi é uma das princip...') |
(→Teatro Bolshoi) |
||
Linha 24: | Linha 24: | ||
Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural. | Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural. | ||
- | O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa Catarina), no Brasil. | + | O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa Catarina), a [[Escola do Teatro Bolshoi no Brasil]]. |
Linha 203: | Linha 203: | ||
[[Arquivo:Balé_Giselle_1997_Ato_1_-_Gisele_Anna_Nikulina_-_Conde_Albrecht_Nickolai_Tsiskaridze_-_Foto_de_Yelena_Fetisova.jpg]] | [[Arquivo:Balé_Giselle_1997_Ato_1_-_Gisele_Anna_Nikulina_-_Conde_Albrecht_Nickolai_Tsiskaridze_-_Foto_de_Yelena_Fetisova.jpg]] | ||
- | |||
= Link Relacionado= | = Link Relacionado= |
Edição de 21h54min de 11 de abril de 2013
Tabela de conteúdo |
Teatro Bolshoi
Bolshoi, em russo significa ”grande”. O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e pela UNESCO.
A primeira companhia foi fundada em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox, depois de três anos a apresentar-se num recinto privado, o Teatro Petrovsky adquiriu-o. Em 1805, um incêndio destruiu o edifício, que foi posteriormente reconstruído.
O arquiteto criador do teatro, o russo Osip Ivanovich Bové, também conhecido como Joseph Bové, também foi o grande reconstrutor de Moscou depois do Incêndio em 1812. O edifício atual do Teatro foi construído em 1825 sobre os restos do Teatro Petrovsky, inaugurado em 18 de janeiro de 1825 com a representação do balé "Cinderela" do compositor catalão Fernando Sor. O edifício Bolshoi, que há muitos anos tem sido considerada como um dos principais pontos turísticos de Moscou, foi inaugurado em 20 de outubro de 1856, no dia da coroação do Czar Alexandre II. O projeto de reconstrução durou de 1° de Julho de 2005 até 28 de outubro de 2011. Como resultado dessa reconstrução, muitas características perdidas do edifício histórico foram restabelecidas e, ao mesmo tempo, ela juntou-se às fileiras da maioria dos edifícios teatrais tecnicamente equipados do mundo.
O Teatro Bolshoi é um símbolo da Rússia para sempre. Foi premiado com esta honra devido à grande contribuição que fez para a história das artes russas do espetáculo. Esta história está em curso, e artistas de hoje do Teatro Bolshoi continuam a contribuir para que muitas páginas ainda brilhem.
Em 28 de Março de 1776, Catherine II concedeu o promotor, o príncipe Piotr Urusov, o "privilégio" de realizar espetáculos de teatro de todos os tipos, incluindo máscaras e outras formas de entretenimento, por um período de dez anos. E é a partir desta data que Teatro Bolshoi de Moscou traça a sua história. Em 29 de outubro de 2002 foi dada uma nova etapa e foi aqui que apresentou suas performances durante os anos no palco principal foi em reconstrução maciça e reforma.
Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.
Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural. O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa Catarina), a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Tradição do Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi sempre foi um dos principais símbolos do Estado Russo e sua cultura. É o principal teatro da Rússia, portador das tradições da cultura da música russa e de um centro de cultura, como um ícone do desenvolvimento de artes cênicas do país. Os princípios que regem a formação do repertório musical do Teatro Bolshoi pode ser dividida em três categorias. O Bolshoi apresenta aos seus públicos os clássicos russos, a do século XX incluindo clássicos ocidentais, igualmente inclusivas de reconhecidos das vinte primeiras obras-primas do século, e obras especialmente encomendadas. O teatro tenta assegurar a continuidade entre as gerações, promovendo o desenvolvimento artístico de jovens pelo talento. Assim, o Programa Opera Juventude foi criado para promover e aperfeiçoar as habilidades de ópera das estrelas do futuro. A fim de produzir para os mais altos padrões de apresentação, a Companhia do Teatro Bolshoi sempre se mantém num conceito criativo de excelência. Outra direção importante do trabalho do Teatro é incentivar o público russo para as realizações de grandes óperas do mundo e repertórios de balé, bem como convidar artistas a participar de seus próprios esforços criativos.
Acessibilidade
O Teatro Bolshoi tem o interesse de acessibilizar suas performances para ser acessível a cada cidadão da Rússia - 20% dos ingressos são vendidos a preços reduzidos (50 rublos por bilhete para a “new stage”, 100 rublos - para o “main stage”). Possui também o Programa de Estudantes - estudantes dia com instituições de ensino superior podem comprar um bilhete de entrada a 100 rublos ao “main stage”, e um bilhete de 50 rublos para a “new stage”. Para cada apresentação no palco principal, há 60 bilhetes para os alunos, e para cada performance no “new stage”, 30 bilhetes.
Atividades
O Teatro Bolshoi é um organismo vivo, desenvolvendo em conjunto com toda a sociedade e, em busca constante de novas ideias criativas. No atual estágio de desenvolvimento da sociedade promove a formação de novas prioridades estéticas nas artes de ópera e balé, em particular no domínio do repertório russo. Além de satisfazer a demanda da sociedade por obras clássicas, o Teatro também atende ao gosto do público através da democratização para as melhores realizações de teatro e música do mundo. Para conhecer seu público, essas conquistas são uma das principais tarefas do Teatro Bolshoi, e é desta forma que o Estado exerce a sua missão social na esfera da cultura. O Teatro realiza uma função educativa através da realização de obras raramente encontradas nos repertórios de teatros russos e pela cooperação convida solistas, diretores e coreógrafos. Até hoje, alguns diretores como Francesca Zambello, Eiumantas Necrosius, Declan Donnellan, Robert Sturua, Peter Konwitschny, Temur Chkheidze, Robert Wilson, Graham Vick, Alexander Sokurov; e os coreógrafos Roland Petit, John Neumeier , Christopher Wheeldon, Angelin Preljocaj, Wayne McGregor.
O “Young Artists Opera Program”
O Programa foi criado no Teatro Bolshoi em outubro de 2009. Durante dois anos, jovens cantores e pianistas da Rússia e países da CEI. Selecionados com base em testes, são treinados em disciplinas diferentes, incluindo estudos de voz, movimento e habilidades de atuação; estágio, línguas estrangeiras e o mais importante - a participação em cursos de aperfeiçoamento dado por cantores famosos e “répétiteur-coaches”. A cada um dos participantes do programa também é oferecido a oportunidade de atuar no palco, papéis coadjuvantes em produções atuais do Teatro e “understudying”. Os objetivos do programa são nutrir uma nova geração de cantores russos correspondentes aos padrões mundiais, reforçar a posição da escola russa de cantar no mundo em geral e para treinar uma nova entrada para o trabalho no teatro em si. O programa na temporada 2009/10 obteve a cooperação dos cantores Makvala Kasrashvili, Evgeny Nesterenko, Irina Bogacheva, Laura Claycomb (EUA), Joan Rodgers (Grã-Bretanha), Deborah York (Grã-Bretanha); treinadores Svetlana Nesterenko, Lyubov Orfenova, George Darden (EUA), Gloria Guida Borrelli (Itália), Vito Maria Brunetti (Itália); condutores Antonello Allemandi (Itália), Christopher Moldes (Grã-Bretanha), Dmitri Jurowski. Os participantes recebem um auxilio para todo o período de sua formação com o Programa. Membros do Programa não-residentes de Moscou recebem alojamento/albergue. Os jovens artistas que se destacam em termos dos resultados de seu treinamento, ganham um contrato de longo prazo com o Teatro, incluindo papéis principais no repertório operístico.
Repertório
Balés
Anyuta
Apollon Musagète
Carmen Suite
Chopiniana
Chroma
Cinque
Cipollino
Class Concert
Classical Simphony
Coppelia
Don Quixote
Dream of Dream
Esmeralda
Giselle (duas versões)
Grand Pas From the Ballet Paquita
Herman Scherman
Ivan the Terrible
Jewels
Kvartira
La Bayadere
La Dame de Pique
La Fille du Pharaon
La Sylphide
La Fille Mal Gardee
Le Corsaire
Le Jeune Homme ET La Mort
Lost Illusions
Moidodyr (Wash’em Clean)
Nutcracker
Onegin
Petrouchka
Raymonda
Remanso
Romeo and Juliet
Serenade
Spartacus
Swan Lake
Symphony in C
Symphony of Psalms
The Bright Stream
The Flames of Paris
The Golden Age
The Rite os Spring
The Sleeping Beaty
Óperas
Boris Godunov
Carmen
Der Fledermaus
Die Zauberfloete
Eugene Onegin
Iolanta
La Boheme
La Traviata
La Sonnambula
L’enfant et Les Sortilèges
Nabuco
Prince Igor
Rusland And Lyudmila
The Encantress
The Fiery Angel
The Golden Cockerel
The Lady Macbeth os Mtsensk
The Queen of Spades
The Snow Maiden
The Tsar’s Bride
The Young Person’s Guide to the Orchestra
Tosca
Turandot
Link Relacionado
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Bolshoi