Mimese Cia de dança-coisa
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Introdução
Inicialmente esse grupo surgiu em Cruz Alta, interior do Rio Grande do Sul, como um projeto de pesquisa e extensão do curso de dança da UNICRUZ em 2002. Desde a sua criação a diretora responsável é a bailarina Luciana Paludo. Em 2004 a companhia passa a ter o caráter independente. Trabalharam como coreógrafos do grupo Mário Nascimento, Janaína Jorge, Kátia Kalinka, Igor Pretto e Luciana Paludo. A influência que permeiam o trabalho da companhia segundo a diretora Luciana Paludo é o “movimento contemporâneo” de dança em diversas sociedades. “Referindo se ao movimento de técnica, estética e entendimentos de dança e sociedade na contemporaneidade observando as tradições e rupturas dos movimentos artísticos.” A preparação técnica utilizada pelos bailarinos são aulas de percepção corporal, ballet clássico e dança moderna com referências contemporâneas.
Coreografias
- Semelhanças
- Os Humores do poeta
- Um corpo bem de perto (de Luciana Paludo)
- Além Disso
- Se a morte bater na minha porta, diga a ela que eu volto amanhã (de Mario Nascimento).
Espetáculos
“Semelhanças” (2002-2004)
“Os Humores do Poeta” (2005)
É um espetáculo cuja inspiração nasce do (e no) corpo. O corpo e seus estados, seus diferentes humores – e o que pode resultar disso, no movimento. Mescla coreografias, intervenções, performances, música e texto; sinaliza algumas variações de atitudes que podemos assumir em diferentes estados de ânimo – isso se reflete na velocidade, no peso, no espaço ocupado para determinado movimento ou seqüência; nos padrões de movimento e elementos escolhidos para cada coreografia.
“Um corpo bem de perto” (2006)
“Argumentos para o Espaço” (2011)
Argumento para o espaço é uma idéia; parte do princípio de que o corpo está ali, no espaço, em sua relação com distintas temporalidades.
"Sala Vazia" (2013)
Estreado parcialmente, o espetáculo está em processo e tem previsão de estreia em 2014.
Premiações
- 2004: Prêmio “Novos Criadores” (Condança)
- 2006: Prêmio Klauss Vianna de Dança
- 2007: Caravana Funnarte de circulação Nacional.
- 2007: Prêmio Açorianos de Dança para o espetáculo “Um corpo bem de perto” nas categorias de melhor bailarina, melhor coreografia e melhor trilha sonora.
Referências
Questionário concedido pelo responsável do grupo para o projeto de pesquisa: DANTAS, et al.Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog da Companhia [1]