Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
De Wikidanca
Autor: Massuel dos Reis Bernardi
Tabela de conteúdo |
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia.
Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.
Em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou.
Atualmente o Teatro Bolshoi de Moscou possui três brasileiros em sua companhia profissional: os bailarinos Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes, todos formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa. O espetáculo ocorreu no 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte. Depois disso, o russo Bogatyrev esboça propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.
O idealizador Bogatyrev deixou um legado consistente: o esboço do projeto concluído e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville na época, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se no desenvolvimento da proposta. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina do Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.
Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.
Projeto Referência em Arte e Educação
Desde o ano 2000 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Sempre buscando a melhor formação, a Escola garante aos seus alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte.
Com o crescimento da Escola Bolshoi ao longo dos anos, foi possível formar uma Companhia Jovem e criar a oportunidade do primeiro emprego para os talentos formados na instituição. Um resultado gratificante não só para esses jovens que se dedicam por muitos anos à dança, mas também para todos que trabalham pela prosperidade e missão da única Escola do Teatro Bolshoi no mundo.
O Bolshoi Brasil é uma instituição consolidada tendo a sua importância ressaltada no Plano de Ação Brasil Rússia em 2010 e 2011. Neste documento o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que participou da V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação – Moscou, junto com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, salientaram que o fortalecimento da Parceria Estratégica Bilateral constitui uma das prioridades de suas políticas externas.
Os líderes também assinaram uma Declaração Conjunta que manifestava a disposição de prestar todo o apoio a iniciativas de cooperação cultural e ressaltaram a importância da atividade da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville.
Estrutura do Bolshoi em Joinville
Os 6 mil metros quadrados de espaço útil da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil trazem a mistura do som envolvente dos pianos com a dedicação de alunos e professores em sala de aula. Ao andar pelos corredores, é visível o sentimento de amor à arte da dança e satisfação de todos os 80 funcionários que trabalham para o crescimento e realização dos grandes sonhos dos pequenos e jovens brasileiros que estudam na instituição.
Em uma visão moderna e globalizada a instituição constrói seu planejamento com base em uma gestão democrática, buscando a capacitação constante da equipe técnica e administrativa, que é composta por pessoas comprometidas que acreditam na grandeza da arte e na possibilidade de um mundo melhor.
Com professores russos e brasileiros a instituição forma bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical a Escola conta com onze pianistas.
O Ambientes do Bolshoi Brasil conta com:
- 12 salas para aulas de balé com piso especial para dança
- 10 estúdios de piano e percussão
- 2 salas para aulas teóricas
- Sala de ginástica
- 6 vestiários
- Laboratório cênico
- Biblioteca com laboratório de informática
- Ateliê
- Núcleo de saúde
- 3 espaços culturais
- Cantina
- Espaços administrativos
Repertório de Espetáculos
Em doze anos a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a sua Cia Jovem, construíram um repertório sólido e eclético, que busca na arte da dança, estabelecer uma história de formação, beleza e cultura. Por meio destes espetáculos a instituição também leva seu trabalho para diversos lugares do Brasil e do mundo.
Desde o ano 2000, quando o Bolshoi Brasil foi fundado em Joinville/SC, já foram apresentados 428 destes espetáculos, que passaram por 79 cidades e 20 estados brasileiros. A arte e magia da dança também foram difundidas por cinco países, atingindo até os dias de hoje, cerca de 520 mil pessoas que prestigiaram e se encantaram com as apresentações e grandes espetáculos da instituição.
Confira algumas das obras mais significativas da instituição:
Dança clássica
III Ato do Ballet "Raymonda"
Grande Súite do Ballet "Don Quixote"
Ballet "Giselle"
Suíte do Ballet "O Quebra-Nozes"
Ballet "Chopiniana
Dança a Caráter
Danças Polovitzianas da ópera "O Príncipe Igor"
Dança Contemporânea
Mundo Líquido
Sorte ou Revés
Jurei pro amor um dia te encontrar
Fotos
Link Relacionado
Referências
http://www.escolabolshoi.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_do_Teatro_Bolshoi_no_Brasil