Escola Angel Vianna
De Wikidanca
Por Luanabezerra 17h21min de 3 de fevereiro de 2011 (BRST)
A Escola e Faculdade Angel Vianna está localizada na Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 em Botafogo na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Tabela de conteúdo |
HISTÓRIA
O projeto pedagógico desenvolvido por [[[Angel Vianna]]] (1928) teve início com seu companheiro [[[Klauss Vianna]]] (1928-1992), nos anos cinqüenta em Belo Horizonte, onde o casal estabeleceu seu primeiro centro de dança – A Escola Ballet Klauss Vianna. Nesta escola, o ensino da dança foi complementado com disciplinas como música, ioga e anatomia. A partir desse projeto, o casal Vianna foi convidado para trabalhar na [[[Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia]]] – primeiro curso superior de dança criado no Brasil, em 1956. A estadia de dois anos em Salvador enriqueceu o conhecimento em disciplinas como música e anatomia, além de proporcionar contato com a capoeira, o ritual do candomblé e o Sistema Laban. Quando voltam da Bahia, o casal se instala no Rio de Janeiro, retomando seu próprio projeto pedagógico.
E em 1965, atuavam na área da dança, inicialmente com balé clássico, mas foi no teatro que o casal compreendeu a originalidade de seu trabalho. Em montagem de coreografias em peças e lecionando para atores, perceberam que era necessário enfocar os fundamentos do movimento, através de um método de sensibilização corporal, ao invés de coreografar com base em técnicas codificadas como o balé clássico, uma vez que a maior parte dos atores não tinham formação em dança. Para tanto, foram explorados elementos de seus estudos como também a percepção óssea, a propriocepção, a improvisação e o ritmo, e assim decidiram reabrir sua própria escola.
Em 1983, por Angel Vianna, seu filho Rainer Vianna (1958-1995) e sua esposa Neide Neves, fundaram um espaço visando um maior aprofundamento no ensino da dança, sob o nome de Centro de Estudos do Movimento e Artes – Espaço Novo. E em 2001, mudaram para Escola e Faculdade Angel Vianna. A Escola funciona há vinte e cinco anos, sem qualquer subvenção, ainda que tenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento da dança contemporânea no Brasil, o que resultou na sua mudança de estatuto para instituição sem fins lucrativos.
A escola está fincada sob quatro eixos: os cursos livres de dança e movimento corporal, os cursos de formação técnica, os cursos de nível superior (3º grau) e a pós-graduação Lato Sensu.
A Escola Angel Vianna através destes cursos "se propaga para além de suas salas de aula e palcos da cidade. Ele está nos hospitais, centros terapêuticos, em clinicas psiquiátricas, em consultórios médicos e sobre tudo, nos corpo e cabeças daqueles que passaram por seu centro de estudos” (in Ana Vitória Freire. Angel Vianna: Uma Biografia da Dança Contemporânea. Dissertação de Mestrado Universidade Gama Filho, 2004).
ESCOLA
A Escola Angel Vianna, enquanto um curso de formação profissionalizante oferece um ensino multidisciplinar com aplicabilidade no meio das artes, da educação e da saúde. Historicamente, o Curso Técnico foi criado em 1985, e há duas formações de nível médio: “bailarino contemporâneo” com duração de 2 anos e “recuperação motora e de terapia através da dança” de 1 ano e meio. Além dos diversos cursos de férias.
FACULDADE
Paralelamente a escola, a faculdade inicia seus trabalhos no ano de 2001, e desenvolve o curso de dança em duas áreas: “formação de docentes” com duração de 3 anos e meio e “formação de dançarinos contemporâneos” com duração de 3 anos. Em cada semestre há uma Mostra, onde os estudantes apresentam seus trabalhos em andamento. E é notável que a faculdade como também a Escola, foi e ainda é um terreno fértil para formação de companhias no cenário da Dança Contemporânea carioca como também em outras áreas da dança, como a de pesquisa, produção e iluminação.
PÓS-GRADUAÇÃO
A faculdade atualmente oferece cinco cursos de pós-graduação: “Corpo, Diferenças e Educação” com duração de 1 ano e 5 meses; “Metodologia Angel Vianna” também com duração de 1 ano e 5 meses; “Estéticas do Movimento: Estudos em Dança, Vídeo-dança e Multimídia”, com duração de 1 ano e 3 meses; “Terapia através do Movimento - Corpo e Subjetivação”, com duração de 1 ano e 8 meses e “Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas”, duração de 1 ano e 4 meses além dos cursos realizados em outros estados, a partir de parcerias com outras instituições.
REFERÊNCIAS
• RAMOS, Enamar. Angel Vianna – a pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.
• FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna – Uma biografia da dança contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.
• TEIXEIRA, P. Letícia. Conscientização do Movimento: Uma prática corporal. São Paulo: Caioá, 1998. ______. Angel Vianna: a construção de um corpo. In PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia (orgs). Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: Univercidade Editora, 2000.
• VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.
• TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Periódico do programa de pós-graduação em artes cênicas PPGAC/UNIRIO. O Percevejo Online. 2009.
LIVROS RELACIONADOS
• SALDANHA, Suzana (Org). Angel Vianna - Sistema, método ou técnica?. São Paulo: Funarte, 2009.
LIGAÇÕES EXTERNAS
Página da Escola [1]