Escola Municipal de Dança
De Wikidanca
O Projeto Escola Municipal de Dança, em Belém do Pará iniciou no ano de 1993 oferecendo aulas gratuitas de dança moderna, contemporânea e Balé clássico para crianças e jovens, a partir dos sete anos de idade. O projeto também oportuniza aulas de dança para idosos, no qual recebem o estímulo do conhecimento e a pesquisa das danças tradicionais folclóricas paraenses.
O projeto foi fundado sob iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (SEJEL), sob necessidade de valorizar o trabalho da arte corporal na cidade de Belém, por meio de alunos talentosos que se encontram a maioria em situação de vulnerabilidade, em outras palavras, o projeto visa a divulgação do fazer artístico de alunos carentes junto a um público cada vez maior e diversificado. Assim, o projeto oferece todo ano entre 700 e 800 vagas para que discentes de diferentes faixas etárias tenham a oportunidade de aprender, estudar, experimentar e introduzir-se ao meio do movimento expressivo. A Escola Municipal de Dança funciona em vários pólos localizados em diferentes bairros da cidade, porém todos com os mesmos objetivos.
Os professores são graduados, alguns com pós-graduação e ministram aulas priorizando um estudo teórico e criativo em dança e demonstrando as diferentes linguagens que compõem a arte corporal. Por exemplo, os alunos conhecem várias técnicas de dança seja, moderna, contemporânea, Clássica, folclórica e outras, para que experimentem e interiorizem diferentes movimentos no corpo e saibam identificar os gêneros de dança.
Tabela de conteúdo |
Inscrições
A faixa etária mínima para participar do projeto é a partir de sete anos de idade. As crianças e adolescentes devem comprovar que estão regulamente matriculadas em escolas de ensino formal em Belém. Já os adultos e idosos devem declarar o comprovante de realização de estudos, posto que o projeto prioriza aulas de dança para aqueles que estão na escola ou para aqueles que já finalizaram o ensino médio.
Todos os alunos matriculados recebem materiais necessários para as aulas, cedidos pela SEJEL. Crianças recebem o kit de uniforme que vem com o Colan bordado com o logotipo e pintado das cores do projeto, saia quando for menina, sapatilha e mochila. Ao final do ano a Escola Municipal de Dança realiza um espetáculo unindo todos os alunos dos diferentes pólos. Para essas apresentações, os materiais vêm de um esforço coletivo para a produção de figurinos e cenários. Alguns anos a SEJEL também cede esses matérias, ou outras vezes os próprios alunos com ajuda de professores e responsáveis produzem seus figurinos.
Pólos de Dança do Projeto
A Escola Municipal de Dança funciona nos seguintes pólos:
Sede do órgão Aldeia Amazônica;
Universidade da Amazônia (Unama);
Centro Social Santo Agostinho;
Paróquia de Queluz,
Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará;
Pólo Mestre 70;
Casa do Idoso
Cia Municipal de Dança
A partir do esforço e dedicação durante dezoito anos de projeto, a Escola Municipal de dança vem desenvolvendo há três anos a Companhia Municipal de Dança, no qual alunos da faixa etária entre 15 e 26 anos, que já foram integrantes do projeto em períodos anteriores, participam da companhia. Logo, este grupo é formado por bailarinos jovens e adultos que fizeram parte do projeto quando criança. O objetivo da companhia se aplica na divulgação de um resultado aprimorado do trabalho da dança crescida no projeto formando bailarinos técnico-expressivos e criadores.
REFERÊNCIAS
Texto: Kátia Aguiar – Ascom Sejel
www.noticiasdaamazonia.com.br/11304-belem-escola-municipal-de-danca-inscreve-ate-sexta/ http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-28553-ESCOLA+MUNICIPAL+DE+DANCA+OFERECE+AULAS+DE+GRACA.html