Núcleo do Dirceu
De Wikidanca
Breve Histórico
Núcleo do Dirceu é uma plataforma de artistas e produtores que tem como principal campo de interesse as linguagens das artes do corpo e o bairro Dirceu Arcoverde, na periferia de Teresina, Piauí, como lugar de referência urbana. Desde 2009 o projeto possui uma sede própria - o GALPÃO NÚCLEO DO DIRCEU - onde, através de parcerias locais, nacionais e internacionais, são desenvolvidos os projetos, ações e criações do grupo. O isolamento crônico do Piauí ainda conserva aridez para a prática artística contemporânea e para propostas de intercâmbio e colaboração. Nesse contexto, o trabalho do Núcleo do Dirceu em Teresina tem se voltado principalmente para a criação de mercado e platéia para a arte contemporânea, formação de novos criadores – através da ampliação de seu repertório de habilidades -, construção da cidadania, conscientização política junto à classe artística e pesquisa de linguagem. O coletivo é formado por cerca de 20 profissionais entre bailarinos, atores, músicos, produtores, artistas visuais e coreógrafos. O ND foi selecionado no edital 2009 do Programa Mais Cultural como Pontão de Cultura - encontrando-se em processo de conveniamento com o MINC – e tem previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2012. Desde março de 2010 exerce, no galpão sede, atividades como Ponto de Cultura. Entre 2011 e 2012 o coletivo realiza o Mil Casas, projeto de manutenção aprovado pela Petrobrás por meio de seleção pública. Esse conjunto de ações pode ser melhor visualizado no site www.nucleododirceu.com.
Origem e Trajetória
O Projeto Centro de Criação do Dirceu foi criado e implantado em Teresina pelo coreógrafo Marcelo Evelin em janeiro de 2006. Até março de 2009 foi parceiro da prefeitura da cidade ao ocupar o Teatro Municipal João Paulo II, no bairro Dirceu com o objetivo de estabelecer um novo modelo de ocupação e residência artística, diferente do modelo tradicional dos “corpos estáveis” aliados ao poder público. Neste período desenvolveu através de convênio com a FCMC, um conjunto de ações no âmbito da formação artística e do ensino de arte. O CCD possuía um corpo híbrido de atividades reunindo artistas locais, grupos-residentes e cerca de 460 alunos entre crianças, adolescentes e adultos da comunidade do Grande Dirceu, região populosa na periferia de Teresina. O Núcleo do Dirceu atuou nesse organismo como disparador de ações, pesquisas e criações, em constante intercâmbio nacional e internacional através de oficinas e residências.
Atividades e projetos desenvolvidos pelo CCD: oficinas gratuitas pra comunidade (nas áreas de dança, percussão, artes visuais e teatro) co-produções de espetáculos, intercâmbios de profissionais por meio de workshops e residências artísticas, palestras e discussões teóricas, exibições de filme, mostras semestrais, projetos de formação de platéia e intervenções urbanas.
Artistas que integram atualmente a organização:
Alexandre Santos, César Costa, Cipó Alvarenga, Datan Izaká, Cleyde Silva, Danni Soares, Elielson Pacheco, Jell Carone, Izabelle Frota, Juliana França, Jacob Alves, Leonardo Nabuco, Janaína Lobo, Layane Holanda, Marcelo Evelin, Regina Veloso, Soraya Portela, Weyla Carvalho.
Espetáculos e criações coletivas:
Menu de Heróis ____2011 Matadouro - Marcelo Evelin/Demolition Inc. + Núcleo do Dirceu______2010 What can I do ? /Isabelle Frota_____2011 Sotaque e Protetor Solar/ Janaína Lobo _______2011 Jogo de Dentro/ Wilena Weronez_______2009 Mefisto/ Fábio Crazy da Silva______2008 02 Heterogêneo/ César Costa + Alexandre Santos -------2007 Sobre Ossos e Robôs/Elielson Pacheco_______2008 Traque/ Jacob Alves ________2008 T.T.A Project/ Elielson Pacheco _________2009 Lugar pra ficar em pé_______2008 Mediatriz/ Elielson Pacheco+ Weyla Carvalho + Janaína Lobo ______2007 É assim que se escreve, mas não é assim que se lê / Layane Holanda ___2006 Big Little Bird/ Jacob Alves___________2006 Palimpsesto____________2007 Alive__________2006 Enquanto a cabeça voa___________2006
Outros Projetos:
Instantâneo, por 3 anos, de 2005 a jan 2009 Paisagens do Corpo,em março e abril.08 Mapas do Corpo, 3 edições, fev, jun e set.08 Músicalogo!, de ago a nov.08 Mostra do Dirceu, semestral, 6 edições entre 2005 e 2008 Blog do Dirceu, desde jul.2006 CAIXA Mostra Dirceu, maio.09 CoLABoraTóRio, durante 2009 e 2010, programa de residências artísticas em parceria com o Festival Panorama de Dança. Núcleo do Dirceu Mostra e Disseca. Circulação 2010. Projeto aprovado pelo Klauss Vianna.
Particiação em festivais e eventos:
Panorama de Dança 2007 (RJ)
Couve Flor Convida – Programa de Intercâmbio MINC 2007(PR)
Coletivo Corpo Autônomo–Itaú Cultural 2008(SP)
Mostra de Teatro de São Luís (MA)
ENARTCi (MG)
Festival Internacional de Dança do Recife Bienal de Dança do Ceará (CE)
Bienal Sesc de Dança-Santos (SP)
Panorama de Dança 2008 (RJ)
Brasil Move Berlim (Alemanha)
Interação e Conectividade (BA)
Projeto Primeiro Passo, SESC Pompéia (SP)
Conexões Criativas: Encontro de Coletivos Brasileiros (PE)
Mostra Contemporânea de Dança (Joinvile)
Panorama de Dança 2009 (RJ)
Conexão Dança Contemporânea 2010 (MA)
SESC Amazônia das Artes 2009 e 2010 (norte, nordeste e centro-oeste do Brasil)
Teia 2010 – Tambores Digitais/Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (CE)
2 Bienal Del Danza Del Caribe 2010 (Havana-Cuba)
Prufrok 2010 (Amsterdam-Holanda)
Diálogos com la Danza 2010 (Equador)
Panorama SESI de Dança 2010 ( SP)
Aberto Desdobrado - Sobre Presuntos: Luto e Memória 2010(PUC – SP)
Mostra do Núcleo Alaya Dança 2010 (BSB)
Bienal Internacional de Dança do Ceará 2010 (CE)
Fórum de Cultura Digital 2010 (SP)
Festival Panorama da Dança 2010 (RJ)
Seminário Cruzamentos Contemporâneos entre Arte e Política / Seminário Economia da Dança (RJ)
Mostra SESC de Artes 2010 (SP)
Grupos e Instituições com os quais o Núcleo já realizou co-produções:
Demolition Inc Escola Superior de Artes de Amsterdam Hetveem Theatre Dona Orpheline
Referências
Acervo pessoal Núcleo do Dirceu
Ver Também
www.nucleododirceu.com.br