Graduação em Dança da UFG
De Wikidanca
A Graduação em Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG, hoje apenas com Licenciatura, está vinculada à Faculdade de Educação Física daquela universidade e é uma das primeiras graduações em dança do estado de Goiás. Embora tenha sido criado em 2008, iniciou suas atividades de fato apenas em 2010. Sua proposta de ensino e objetivo visa formar profissionais em dança para a atuação em diferentes contextos educacionais, incentivando a criticidade, a atividade criadora e transformadora como afirmação da autonomia artística, científica e pedagógica no âmbito da dança voltada à Educação, valorizando as manifestações da cultura popular, do corpo e do universo da dança.
O curso de Licenciatura em Dança da UFG é pautado no articulação ente ensino,pesquisa e extensão; no trabalho coletivo para formação e desenvolvimento de competências político-sociais, ético-morais e técnico-profissionais; no aperfeiçoamento e aprofundamento de estudos e pesquisa em dança contemporânea considerando a importância das manifestações da cultura popular; a indissociabilidade entre arte, sociedade, política, educação e cultura; e o estímulo ao reconhecimento da importância da Dança no ambiente escolar e das produções artísticas nos processos de ensino-aprendizagem.
O curso tem a duração de oito semestres e só está disponível para o turno matutino. Sua matriz curricular transita entre disciplinas mais científicas e obrigatórias para cursos onde o enfoque é corpo e o movimento, traz ainda as específicas de história da dança, composição e criação cênica, entre outras, e ainda abarca o âmbito pedagógico pois trata-se de uma licenciatura. A parte ainda são necessárias outras atividades para complementação da carga horária obrigatória, dividindo-se em disciplinas optativas a serem cursadas. A carga horária total do curso é de 3000 horas.
O ingresso é feito por meio de vestibular (realizado semestralmente) composta de prova objetiva, redação e de uma prova VHCE ( Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos).
Referência
Universidade Federal de Goiás 1