Maristela Moura Silva Lima
De Wikidanca
TEINHA
Festival de Dança-Coral na UFV, 2010.
Tabela de conteúdo |
Apresentação
Maristela Moura Silva Lima ou Teinha, como é mais conhecida, nasceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 23 de fevereiro de 1953.
É uma das fundadoras do Curso de Dança da UFV, no qual atua até hoje como professora adjunta. Tem como especialidade na área de dança o método do pesquisador do movimento alemão Rudolf Von Laban (LIMA, 2012).
Formação e Carreira
Caçula de 12 irmãos, e filha de músicos amadores, desde pequena gostava de dançar. Na época, em Belo Horizonte, estava no auge a escola de Dança Clássica de Carlos Leite. Como seus pais não tinham condições financeiras de matriculá-la, Teinha guardou consigo o sonho de dançar para mais tarde (LIMA, 2012).
Completados seus 17 anos, na escolha de um curso superior, deparou-se com mais um obstáculo, o único curso superior em dança que existia no Brasil, na época, era da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Teinha então acabou optando por fazer o curso de graduação em Educação Física na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (LIMA, 2012).
Formou-se em 1976, e logo em seguida foi contemplada com uma bolsa para realizar o mestrado em Educação Física nos Estados Unidos. Desta vez, seus laços com a dançam começaram a se estabelecer, pois no mestrado teve disciplinas da área de dança: contemporâneo (na época era chamado de moderno), danças folclóricas e aeróbica (LIMA, 2012).
Terminado o mestrado, novamente foi contemplada com bolsa para continuar sua pesquisa nos Estados Unidos, só que desta vez, finalmente na área de dança. Com 27 anos de idade, Teinha teve a oportunidade de fazer e dedicar-se pela primeira vez à aulas de Balé Clássico, Moderno, Sapateado, Improvisação, Tai Chi Chuan, Tae Kwon Do, com os professores Sarah Chapman, Edrie Ferdun, Helmutt Schmit, entre outros. Foi quando entrou também em contato com as teorias e pesquisas de Rudolf Von Laban, pelas quais se apaixonou – “(...) ele tinha uma visão mais aberta na área de dança. Seu estudo de movimentos traz mais autenticidade e expressão (...)”, diz Teinha (2012).
Voltou para o Brasil, em 1983, com o título de primeiro Doutorado em Dança do país. Soube então que o Departamento de Educação Física, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, tinha aberto concurso para professores. Ingressou primeiramente como professora visitante, e posteriormente efetivou-se, sempre ministrando aulas de rítmica. Como tinha gosto pela área de dança, conseguiu que em 1987, a disciplina rítmica fosse transformada em três disciplinas específicas de dança – Arte do Movimento (Teorias de Laban), Consciência Corporal e Folclore/Dança de Salão (LIMA, 2012).
Depois de quase 18 anos atuando no Departamento de Educação Física, especificamente com a área de dança, recebeu o convite de Frederico Passos, juntamente da professora Alba Pedreira Vieira, para organizarem uma comissão destinada à criação do Curso de Dança da UFV, no ano de 2000 (LIMA, 2012).
Em 2001, recebe mais uma vez o convite para realizar o pós-doutorado na Temple University, nos Estados Unidos, o qual destinou-se à pesquisa sobre Programas de Graduação em Dança, e que veio a contribuir muito também para a consolidação do recém aberto Curso de Dança da UFV (LIMA, 2012).
Em 2002, retorna ao Brasil, para inauguração oficial do Curso de Dança da UFV, no qual atua até os dias de hoje, como professora titular e coordenadora de diversas atividades e projetos de extensão, dentre eles, Curso de Extensão em Dança de Salão, Dança para Terceira Idade, Dança do Ventre, Projetos Vitrine Dançante, Pé-de-Serra no Campus, Danciplina – a poesia do movimento na escola, e Arte na Comunidade, aprovado pelo Pró-Cultura (LIMA, 2012).
Ver também
Referências
Maristela Moura Silva Lima – Entrevista cedida à autora em 01 de março de 2012.