Arnaldo Alvarenga
De Wikidanca
DisponÃvel em Site Divirta-se Uai. Acesso em fevereiro de 2012.
Tabela de conteúdo |
Apresentação
Arnaldo Leite de Alvarenga é bailarino, coreógrafo, pesquisador e professor de dança mineiro. Atual coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.
Tem experiência na área de Artes Cênicas com ênfase nos seguintes temas: ensino de dança, consciência e Leitura Corporal, Preparação Corporal, coreografia e direção de espetáculos de dança-teatro (Curriculo Lattes).
Formação e Carreira
"Formou-se em dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea de Belo Horizonte e em Leitura Corporal no Núcleo de Terapia Corporal de Belo Horizonte, Minas Gerais" (Site da Fundação Clóvis Salgado).
"Graduou-se em Geologia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais; é Mestre e Doutor em Educação pela FAE – UFMG. É docente do Curso de Graduação em Teatro da EBA – UFMG e coordenador da Licenciatura em Dança da mesma instituição" (Site da Fundação Clóvis Salgado).
"Pesquisador do NACE – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas da EBA - UFMG e do PHO – Programa de História Oral da FAFICH – UFMG, coordena o GT – Pesquisa em Dança no Brasil: investigações e processos, da ABRACE e é associado ao Dança Minas" (Site da Fundação Clóvis Salgado).
"Tem livros e artigos publicados e desenvolve pesquisas na área de Estudos Corporais e Memória em Dança no Brasil" (Site da Fundação Clóvis Salgado).
"Atua como coreógrafo e professor, tendo recebido prêmios como bailarino, coreógrafo e roteirista do Minc-Inacem; Prêmio Cauê para coreografia, Prêmios Klauss Vianna para Dança da FUNARTE em 2006 e 2009" (Site da Fundação Clóvis Salgado).
Livros Publicados
- ALVARENGA, A. L. . Klauss Vianna: abrindo caminhos. 1. ed. Belo Horizonte: Halt Editora, 2010. v. 1. 96 p.
- ALVARENGA, A. L. . Dulce Beltrão, o sentimento em dança. 1. ed. Belo Horizonte: Halt Editora, 2010. v. 1. 96 p.
Ver também
Espetáculo Arrotos e Desejos (1992), com Arnaldo Alvarenga. Acesso em fevereiro de 2012.
Referências
Site da Fundação Clóvis Salgado. Acesso em fevereiro de 2012.
Ligações Externas
Site Divirta-se Uai. Acesso em fevereiro de 2012.