Sonhos em Movimento (filme)
De Wikidanca
Sonhos em Movimento (Original: Tanzträume/ Dancing Dreams) é um longa-metragem documentário alemão dirigido por Anne Linsel e Rainer Hoffmann, estreiou em 2010.
Sinopse
Em 2008, a coreógrafa Pina Bausch decidiu remontar o famoso espetáculo Kontkthof, porém, desta vez sem os bailarinos profissionais da sua companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch como intérpretes. Seus balarinos seriam adolescentes de 14 a 18 anos que não tinham qualquer experiência com dança.
A coreografia é dirigida por Jo-Ann Endicott e Benedicte Billet e a supervisão de Pina Bausch. O documentário registra o processo de ensaio e apresentação, durante dez meses, destes jovens e a oportunidade de trabalhar com a coreógrafa contemporânea Pina Bausch. Os jovens, no inicio, apresentam grande dificuldade de compreender movimentos e lidar com o próprio corpo, porém, aos poucos vão ganhando naturalidade na execução da coreografia.
O espetáculo Kontkthof foi apresentado e, 1978 por bailarinos da companhia e, em 2010, por pessoas da terceira idade. O espetáculo articula dança, teatro e vida cotidiana. E, em Sonhos em Movimento, é apresentado como jovens se apropriam destes temas de forma particular e subjetiva, sendo gradualmente sensibilizados a incorporar estes movimentos.
A coreógrafa Pina Bausch faleceu meses depois das filmagens, em 30 de julho de 2009. O documentário tem, então, uma das últimas imagens registradas de Pina Bausch.
Ficha técnica
Direção: Anne Linsel, Rainer Hoffmann
Roteiro: Anne Linsel
Produção: Anahita Nazemi, Gerd Haag
Fotografia: Rainer Hoffmann