Red sudamericana de danza
De Wikidanca
A Red Sudamericana de Danza é uma iniciativa de integração e colaboração entre quem produz e/ou pensa a dança na América Latina. Ela foi criada em 1999 (??) com o principal objetivo de estreitar as relações entre artistas e pensadores latino-americanos, funcionando como um espaço de intercâmbio e desenvolvimento. A aproximação se dá em capacitações, promovendo espaços alternativos de trabalho e utilizando novas plataformas colaborativas, como a rede social movimiento.org, que reúne artistas e outros profissionais envolvidos com a produção em dança.
Ao longo de seus anos de atividades, a rede realizou inúmeros eventos presenciais para promover discussões e capacitações. Pelo menos um grande encontro anual é organizado. Em 2007, a parceria foi com o Panorama de Dança, que abrigou o encontro dentro da programação do festival. Neste link estão todas as participações da RSD até 2009: https://docs.google.com/document/d/1SwaLA-LRnNajy10_y1wFPaa0lzHhkmd8kJ9XDkahxFA/edit
Movimiento.org
Em 2009, a Red Sudamericana de Danza completou 10 anos de actividades. Para comemorar, a criação da rede social movimiento.org, que se tornou uma importante plataforma de comunicação e de divulgação de projectos para os integrantes da RSD. A rede é uma parceria da RSD com o portal de notícias especializado em dança Idança.net e a Associação Cultural Panorama, responsável pela realização do Panorama de Dança.
O www.movimiento.org é bilingue (português-espanhol) e hospeda artistas e companhias do mundo inteiro, fóruns de discussões, eventos e agendas. Atualmente o Movimiento contabiliza mais de 5.400 membros.
Novos projetos
Em 2013 foi lançada a RadioRSD, projeto de rádio web, baseada na horizontalidade e aberta a colaborações. A rádio é mais um meio de divulgar a produção em dança na ibero américa, veiculando novas formas de organização social e investigações. Ela faz parte de um amplo projecto de plataforma de meios on-line que vem sendo desenvolvido pela RSD, que inclui novo site e o canal de vídeos MovTV.
As principais áreas de atuação da Red são: articulação e organização do sector; fortalecimento de capacidades; construção e gestão articulada em políticas públicas para a dança; sustentabilidade da área; mobilidade na região; incluasão da tecnologia e de novos meios em formas de investigar, produzir e distribuir dança.
Como fazer parte da RSD?
A rede funciona de forma colaborativa, não havendo qualquer tipo de filiação.
Atualmente, o grupo de gestão da Red Sudamericana de Danza é formado por Virginia Fornillo (Rosario, Argentina), Florencia Goldsman (Buenos Aires, Argentina), Hayde Lachino (Cidade do México, México), Natacha Melo (Montevidéu, Uruguai), Soraya Vargas (Bogotá, Colômbia). O grupo de gestão é o responsável por articular os programas regionais e pensar o desenvolvimento da rede em seu conjunto.