Escola de Artes Visuais do Parque Lage

De Wikidanca

Edição feita às 22h17min de 22 de agosto de 2013 por Ifmotta (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Histórico

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage é um dos principais pólos de criação e pensamento artístico do Brasil. Ela foi fundada pelo artista plástico Rubens Gerchman em 1975, dentro do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico. Sua origem está ligada ao Instituto de Belas Artes (IBA), fundado em 1950, e que funcionava no Parque Lage desde 1966. Em 1975, o Instituto é extinto e nasce a EAV, com um perfil mais informal e aberto a outras formas de manifestação artística além das artes plásticas. Gerchman foi o diretor da unidade de 1975 a 1978.

A escola de artes visuais nasceu num momento de efervescência cultural pelo qual passava o Rio de Janeiro e logo se firmou como escola aberta e berço de novas formas estéticas. Logo após sua inauguração, a EAV Parque Lage reuniu cerca de 40 artistas e intelectuais da época, como Helio Eichbauer, Lina Bo Bardi, Mario Pedrosa, Alair Gomes, Claudio Tozzi, Marcos Flacksman e Paulo Herkenhoff. As oficinas oferecidas ao público de aproximadamente 2 mil alunos definiram a escola como um dos ambientes mais estimulantes da cidade, marcado pela liberdade de expressão que desafiava o academicismo e a censura imposta pelo regime militar vigente na época.

Os principais eventos culturais da época aconteceram na escola, como a 1ª Exposição Mundial de Fotografia, a montagem da peça "O Rei da Vela", de José Celso Martinez Corrêa, além de inúmeros shows. Também nesta época funcionava o cineclube CINEAVE (que exibia filmes censurados), vinculado ao núcleo de estudos de cinema. Desde sua fundação, a EAV sempre mostrou sua vocação para a transdisciplinaridade, abrindo espaço também à literatura e à performance, além de outras formas de manifestação artística.

Em 1984, a escola recebeu a exposição "Como vai você, Geração 80?", que se tornou um marco na história cultural do país. Sob a curadoria de Marcus Lontra e Paulo Roberto Leal, a exposição reuniu 123 artistas de todo o Brasil. A exposição teve grande repercussão por expor obras que traduziam os desejos de liberdade dos seus autores em plano período de redemocratização do Brasil.


Galerias

A EAV ocupa, desde sua fundação, a mansão principal do Parque Lage, prédio construído em estilo eclético, e que foi residência do casal formado pelo armador brasileiro Henrique Lage e a cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni. A construção é tombada pelo IPHAN.

Possui atualmente duas galerias e o Pavilhão das Cavalariças, inaugurado no ano 2000. Este novo espaço surgiu para abrigar artistas plásticos contemporâneos.

Além de exposições, os espaços recebem regularmente performances. Desde 2010, a EAV Parque Lage é parceira do Panorama de Dança no programa Tardes do Parque, intensificando o intercâmbio entre as artes plásticas e as artes do corpo.

Em 1991, a escola recebeu ameaça de despejo, evidenciando um clima de tensão existente entre a escola e os jardins do parque, cuja administração é diferente da escola.

Vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, a EAV oferece cursos regulares, cursos livres e oficinas. A atual direção da escola é de Cláudia Saldanha.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home