Rítmica

De Wikidanca

Edição feita às 20h56min de 25 de agosto de 2013 por Bruma Saboya (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

<toc>

Histórico

Método criado por Emile Jacques-Dalcroze (1869-1959). Musico suíço nascido em Viena, 06 de julho de 1869. Professor de música, pianista e regente ocasional, foi o criador da Rítmica (sistema de ensino rítmico musical através de passos de dança).
O método que interferiu nos rumos da coreografia, ao propor uma nova leitura dos resultados do movimento no corpo. Lecionando música observa e chega à conclusão de que uma educação corporal pode colaborar com a iniciação musical, ao defender que só através do corpo o pensamento pode captar o ritmo. Ele afirmava ser necessário, estabelecer comunicações rápidas entre o cérebro que concebe e analisa e o corpo que executa.
Ao estudar o sistema Delsarte, aprofunda-se nos princípios da tensão-relaxamento, contração-descontração e observa que a intensidade de energia (tônus) presente no músculo, torna o gesto mais ou menos significante, em oposição à falta de tônus, que abre espaço para os “movimentos parasitas” (movimentos que se instalam sem função ou significado), que acabam por aparecer desnecessariamente na movimentação.

Definição

A Rítmica é uma educação psicomotora, baseada na repetição de ritmos que criam reflexos, reflexos que se materializam em movimento, dentro da ideia de que a música, suscita no cérebro uma imagem, que pode ser representada através de um movimento, este movimento deverá estar de acordo com á música, caso a esta tenha sido “captada” corretamente.

Segundo Dalcroze, o ritmo deve ser percebido através do corpo, tornando-se então o corpo, veiculo de materialização da música.


Em 1913 é fundada a London School of Dalcroze Eurythmics.


9732-Emile Jaques Dalcroze bio.jpg
imagem retirada de:http://www.browsebiography.com/images/7/9732-Emile_Jaques_Dalcroze_bio.jpg -data 19/05/2013


Livros escritos por Dalcroze


Referência bibliográfica

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 1ª Edição, São Paulo, Martins Fontes, 1987.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home