Dança e diferença (Livro)

De Wikidanca

Edição feita às 00h36min de 20 de setembro de 2013 por Raquel de Oliveira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos é um livro da arte educadora e pesquisadora Lúcia Matos, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) em 2012.


Dança e diferença.jpg


Tabela de conteúdo

O livro

O livro, publicado pela EDUFBA em 2012, é o resultado da pesquisa de doutorado de Lúcia Matos. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2006. A publicação faz parte da Coleção Pesquisa em Artes e se insere em um processo de estudos que têm como base a metodologia interpretativa.

Na pesquisa, a autora problematiza questões acerca da deficiência e do conceito de diferença e suas relações com o corpo e a dança contemporânea, analisando a produção coreográfica de grupos de dança que possuem em seu elenco dançarinos com e sem deficiência. Esta análise se dá por meio de críticas de alguns trabalhos coreográficos apresentados no 1º Festival Internacional de Artes sem Barreiras, em Belo Horizonte – MG, 2002 e pela análise dos produtos coreográficos de quatro grupos brasileiros de dança – Grupo X de Improvisação em Dança (BA), Pulsar Cia. de Dança (RJ), Cia de Dança Ekilíbrio (MG) e Limites Cia de Dança (PR).

Em seus referenciais teóricos estão autores como Gilles Deleuze, Edgar Morin, António Damásio, José Gil, Ann Cooper Albright, Jane C. Desmond, Christine Greiner, Susan Foster, entre outros autores contemporâneos que questionam os pensamentos hegemônicos sobre o corpo.


A autora

Lúcia Matos.jpg


Lúcia Matos é professora da Escola de Dança da UFBA, onde coordena o colegiado do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDança) - UFBA (2011-2013 / reeleita para o biênio 2013-2015). Doutora em Artes Cênicas (UFBA, 2006, bolsista CAPES). Mestre em Educação (bolsista CAPES). Licenciada em Dança (UFBA).

Já atuou em cargos de diferentes órgãos como FUNARTE, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Rede Sulamericana de Dança. Desenvolve diversos trabalhos educacionais em dança em projetos da UFBA e tem como área de pesquisa as políticas educacionais e culturais para a dança, pedagogias da dança e metodologia da Pesquisa. Além de possuir capítulos de livros publicados e artigos em revistas nacionais e internacionais.


Sumário

Prefácio

Introdução – Conectando terrenos fractais: A memória encarnada de um processo investigativo


Solos movediços: A dança, o corpo e o cenário contemporâneo

Diferenciando a diferença


Das grutas, dos guetos, às superfícies dissimuladas


Cartografando espaços fronteiriços: A produção da dança inclusiva (disabled dance) no Brasil

Disabled Dance ou dança momentaneamente inclusiva

A delimitação do festival


Explorando (re) configurações territoriais e estéticas na dança

Cia de dança Ekilíbrio
O contexto do grupo
Processos de criação e suas relações com diferentes corpos
Limites companhia de dança
Pulsar Cia. de Dança
Grupo X de Improvisação em Dança


Uma cartografia mutante para transitórias conclusões


Referências


Entrevistas


Referências

MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos, Salvador: EDUFBA, 2012.

Lúcia Matos Website

Lúcia Matos – Currículo Lattes

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home