Rosa Primo

De Wikidanca

Edição feita às 00h35min de 30 de outubro de 2011 por Nayara Ferreira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Rosa Primo.png


Rosa Cristina Primo Gadelha nasceu em 25 de Março de 1972, em Fortaleza - Ceará. Doutora, pesquisadora em dança, bailarina, professora e jornalista cearense. Fez parte da equipe de implantação da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. É coordenadora do curso de Dança da Universidade Federal do Ceará. E tem sua pesquisa direcionada principalmente nas áreas da teoria da dança, filosofia e corporeidade dançante.

Teve seu primeiro contato com a dança aos 4 anos, na escola onde estudava, depois foi para a Escola Pavlova, onde teve aulas com a professora Ana Virginia. Em 1979, aos 5 anos de idade, foi para a Academia de Ballet Clássico, Dança Moderna e Jazz Hugo Bianchi, onde permaneceu até 1984. Estudou sapateado e jazz na academia de dança d'Ayecha (1986). Estudou balé clássico do ano de 1984 a 1988, na Academia de Ballet Clássico Mônica Luiza, passando também pela Academia Madiana Romcy. Em 1989 foi para São Paulo, onde teve aulas de alongamento, balé moderno, balé clássico e dança contemporânea em escolas de dança e centros culturais. Também em São Paulo, trabalhou como intérprete-criadora com a coreógrafa Célia Gouvêa, fazendo parte do primeiro elenco de “Pedra no Caminho”, entre outras produções coreográficas do Teatro de Dança de São Paulo.

Em 1990 ela inicia sua graduação em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) com o título A dança da Cidadania, o que mostra que sua formação teria ligações fortes com a Dança. Em 93 fez parte do Projeto Dança no Teatro Sergio Cardoso, também em São Paulo.

Volta ao Ceará em 1999, e passa a atuar como Jornalista/Crítica de dança para o Jornal O Povo. Já em 2000 fez parte do projeto A Arte de Pensar I e II no Teatro José de Alencar, no mesmo período iniciou seu trabalho na Escola de Dança e Integração Social Para Crianças e Adolescentes (EDISCA), onde ministrou aulas praticas de dança por nove anos. Ainda em 2001 recebeu o Prêmio de Estímulo à Cidadania da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Em 2001 deu inicio ao seu Mestrado em Sociologia (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal do Ceará. O título de seu Mestrado daria mais tarde o nome de seu primeiro livro: A Dança Possível - As ligações do corpo numa cena (2006), onde ela tenta mapear algumas tendências e impasses críticos que envolvem a história da dança cênica cearense. Atuou na Coordenação de alguns cursos em arte do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em 2004 e ministrou disciplinas ligadas à História da Arte em algumas faculdades e universidades na cidade de Fortaleza no mesmo período. No ano seguinte atuaria como Coordenadora da área de dança na Fundação de Cultura de Fortaleza (FUNCET) até 2007. A Funcet era o órgão responsável pelas políticas públicas ligadas à cultura da Prefeitura de Fortaleza, depois denominada Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Deu inicio ao seu Doutorado em Sociologia (Conceito CAPES 4) em 2006, também na Universidade Federal do Ceará, com estádio de um ano, 2008(doutorado sanduíche pela CAPES) no Departamento de Dança da Universidade Paris VIII, na França. O título de seu Doutorado foi Corpografias em Dança Contemporânea obtido em 2010.


Rosa Primo no CTD.jpg

Rosa Primo no Curso Técnico em Dança


Atuou como professora em várias faculdades cearenses, ministrando as disciplinas de Crítica de Dança, História da Dança, Técnica de Martha Graham, entre outras. Tendo ministrado a disciplina de Artes Cênicas e Educação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte Educação da Faculdade 7 de Setembro (FA7) no período de 2007 a 2009. E Professora da disciplina Ateliê II com a oficina “consciência corporal”, no curso de graduação em Belas Artes, Artes Plásticas e Artes Cênicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi também professora de História da Dança I e II do Curso Técnico em Dança (realização da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) - Instituto de Cultura e Arte do Ceará (IACC) - em parceria com o SENAC).

Participou como professora da Extensão Universitária em Dança e Pensamento, parceria da Escola Pública de Dança da Vila das Artes com a Universidade Federal do Ceará.

Hoje, é professora do curso de Teatro e atua como professora e coordenadora do curso de Dança, ambos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home