Moshe Feldenkrais

De Wikidanca

Edição feita às 03h44min de 1 de novembro de 2011 por Nayara Ferreira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Moshe Feldenkrais.jpg


Moshe Pinhas Feldenkrais nasceu no dia 06 de maio de 1904 em Slavuta, na Republica Ucraniana. Quando ainda era pequeno, sua família se mudou para a cidade vizinha, Korets. Já em 1912, ele e a família mudaram-se para Baranovich, na Polônia, no momento da ocupação russa. Completou dois anos do Ensino Médio e recebeu uma educação na língua hebraica e filosofia Sionista.

Saiu de casa aos 13 anos de idade, em 1918, e viajou por seis meses até chegar à Palestina, onde trabalhou como operário em construções até 1923, quando voltou para a escola para receber seu diploma. No período em que não estava na escola, dava aulas de matemática para ganhar a vida. Depois de se formar em 1925, passou a trabalhar como cartógrafo para um escritório de pesquisa britânica. Moshe passou a participar de grupos judeus de autodefesa, e depois de aprender Jiu-Jitsu desenvolveu sua própria técnica de autodefesa. Em 1929, se machucou o joelho esquerdo em uma partida de futebol, o que mais tarde o levaria a desenvolver o método pelo qual ficou conhecido.

Enquanto se recuperava do machucado, Moshe escreveu Autosuggestion (1930), uma tradução do inglês para o hebraico do trabalho de Charles Brooks, e onde Moshe teria adicionado dois capítulos a sua experiência. Logo depois ele publicou Jiu-Jitsu (1931), sobre autodefesa. Ainda em 1930, foi para França onde se graduou em Engenharia Mecânica e Elétrica em 1933 pela Ecole des Travaux Publics des Paris. Após um encontro com Jigoro Kano (um dos pioneiros do Judô) Feldenkrais começou a ensinar Jiu-Jitsu de novo e começou a treinar Judô. Trabalhou como assistente de Frederic Joliot-Curie no Instituto Radium, enquanto dava inicio ao seu Doutorado em Física em Sorbonne. Período em que publicou vários artigos acadêmicos em coautoria com Frédéric que foi ganhador do Prêmio Nobel. Moshe contou que: numa noite ele e Frederic Joiliot-Curie foram deixando o laboratório depois de instalar o instrumento que ele havia projetado. Joliot-Curie decidiu tentar o instrumento mais uma vez. Ele colocou uma tira de metal na câmara (o experimento envolve metais bombardeando com raios alfa). Instantaneamente veio um clique da câmara e na primeira Joliot-Curie estava furioso. Ele pensou um assistente de laboratório descuidados não tinha obedecido a suas instruções e tinha deixado a máquina. No entanto, Joliot-Curie foi subitamente atingido por outro pensamento, enquanto ouvia atentamente o som. Ele comentou: "Não é possível ouvir o clique morrendo? Não há aqui material radioativo que tem como uma meia-vida". No dia seguinte a notícia se espalhou que a radioatividade induzida havia sido descoberta.

Trabalhou no período de 1935 a 1937 na elaboração de um “Van de Graaf Generator”, que foi utilizada em experiências de fusão nuclear. Em 1935, publicou uma edição francesa de seu livro hebraico chamado “Jiu-Jitsu-La Défense du faible Contre L’Agresseur”, e em 1938 publicou “ABC do Judô”. Recebeu sua faixa preta em Judô em 1936, e em 1938 estava no 2º lugar do rank. Casou-se com Yona Rubenstein, em 1938. De 1939-1940, trabalhou com Paul Langevin fazendo uma pesquisa sobre o magnetismo e ultrassom. Fugiu da Inglaterra em 1940, quando os alemães chegaram a Paris. Passou o periodo de 1940 a 1945, na Escócia, onde ensinou Judô e autodefesa. Em 1942, publicou mais um manual de autodefesa, “Combate Desarmado Prático e Judô”. Feldenkrais começou a sentir as consequencias dos machucados que sofreu no joelho durante sua fuga da França, e ao passar por plataformas submarinas. Deu uma série de palestras sobre suas novas ideias, começou a dar aulas experimentais e a trabalhar em particular com alguns colegas. Em 1946, se mudou para Londre, e trabalhou para empresas privadas como inventor e consultor. Teve aulas de Judô na Budokwai Londres, e integrou o Comitê Internacional de Judô. Publicou seu primeiro livrosobre seu método, “Body an Mature Behavior”, em 1949 e seu ultimo livro sobre Judô, “Superior de Judô” em 1952. Enquando morou em Londres, Moshe estudou as obras de George Gurdjieff, Alexandre FM e William Bates. Depois foi para Suíça, estudar com Heinrich Jacoby.

Voltou a Israel 1951, para dirigir o Departamento de Eletronica do Exercito Israelense. Mudou-se permanentemente para Tel Aviv (a segunda maior cidade de Israel), e passou a ganhar a vida unicamente com seu método de ensino. Por volta de 1955, passou a dar aulas permanetes de Consciencia pelo Movimento no estudio de Alexandre YanaiStreet. E dava aulas de Integração Funcional no apartamento onde sua mãe e seu irmão viveu. No inicio de 1957 começou a dar aulas do seu metodo para o Primeiro-Ministro Israelense, David Ben Gurion.

Ben Gurion tinha sido tão dedicado ao Estado de Israel que afirmava ter negligenciado o estado de seu próprio corpo por muito tempo. Feldenkrais deu-lhe muitos testes e, finalmente, procurou ensiná-lo, mas com cuidado e inteligência. O primeiro-ministro foi avisado por outros médicos que isso poderia ser perigoso, mas como Moshe disse: "Quem está levando o maior risco, você ou eu? Se você tiver um derrame, você vai estar morto. Vou passar o resto da minha vida na cadeia ou pior, desprezado como o homem que matou Ben-Gurion”. O primeiro-ministro viu Feldenkrais quase que diariamente e ele passou a fazer parte do círculo interno, tanto que acompanhou Ben Gurion e sua esposa Paula até o Egito, durante a crise de Suez.


Consciência pelo Movimento.gif


No final dos anos 1950, Feldenkrais apresentou seu trabalho na Europa e nos Estados Unidos. Em meados dos anos 1960, ele publicou Mente e Corpo e Expressão Corporal. Em 1967, ele publicou Melhorar a capacidade de executar (intitulado Consciência pelo Movimento, em sua edição 1972 idioma Inglês). Em 1968, perto do apartamento de sua família, ele fez um estúdio em 49 Nachmani rua como local permanente para sua prática Integração Funcional, e local para seu programa de formação de professores de primeira, 1969-1971, dada a 12 alunos.

Depois de dar um mês de duração cursos internacionalmente, ele ensinou uma turma de 65 alunos, o programa de formação de professores em San Francisco ao longo de quatro verões, 1975-1978. Ele publicou O Caso da Nora, em 1977, e The Obvious Elusive em 1981. Ele começou o treinamento de 235-estudante Amherst em 1980, mas só foi capaz de ensinar os primeiros dois verões do programa de quatro anos. Depois de adoecer, no outono de 1981, ele parou de ensinar publicamente. Ele faleceu em 01 julho de 1984.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home