Helena Vasconcellos

De Wikidanca

Edição feita às 02h27min de 24 de novembro de 2011 por Gabrielagoncalves (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Breve Histórico

Aparecida Helena Vasconcellos nasceu em 07 de agosto de 1939, na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. Filha de Affonso de Vasconcellos Monteiro e Bárbara Soares de Vasconcellos, segundo Christófaro1(2010), teve uma infância na fazenda nos arredores de Ponte Nova, com uma educação tradicional e religiosa.


Bailarina concursada, Helena fez parte do corpo de baile da atual Cia. de Dança do Palácio das Artes, e na qual assumiu o cargo de assistente de direção, e logo em seguida de coordenação (CHRISTÓFARO, 2010).


Professora de dança, Helena foi uma das fundadoras do Cefar - Centro de Formação Artística (CHRISTÓFARO, 2010).


Em 2000, Helena Vasconcellos recebeu da Fundação Clóvis Salgado, a Insígnia da Ordem do Mérito Artístico, por sua contribuição à cultura mineira (CHRISTÓFARO, 2010).


Em 2007, aposentou-se como professora (CHRISTÓFARO, 2010).




Nota:

1 Gabriela Córdova Chistófaro é bailarina e professora de dança. Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.


Formação

Depois de concluir o Curso Normal no tradicional Colégio Sacré-Coeur de Marie, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Helena decide ir para Petrópolis, Rio de Janeiro, motivada pela idéia de entrar para o Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Lá, de acordo com Christófaro (2010), estudou dois anos de teoria da música e piano. Foi quando deparou pela primeira vez com um espetáculo de balé no [Theatro Municipal do Rio de Janeiro], “Noite de Walpurgis”, com o solo de Tatiana leskova, e pode compreender que o seu desejo era ser bailarina.


Em 1960, Helena volta para Belo Horizonte, aprovada em um concurso para trabalhar no Banco da Lavoura, o que, segundo Christófaro (2010), permitiu sua independência financeira, e que juntamente com o falecimento de seu pai, contribuíram para o início de seus desejados estudos de dança.


Com 24 anos, Helena enfim faz sua primeira aula de Balé Clássico, na primeira turma da escola de Ana Lúcia de carvalho. De acordo com Christófaro (2010), como considerava tardio seu início na dança para uma profissionalização, dedicou-se intensamente aos estudos, e já em 1967, ganha destaque como uma bailarina de excelência artística, pelo Jornal Estado de Minas (1967).


Segundo Chistófaro (2010), Helena Vasconcellos também fez aulas de Balé Clássico no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova, e de Consciência Corporal com Klauss Vianna. Foi quando surgiu a primeira oportunidade de trabalhar fora de Belo Horizonte; Leskova deu uma bolsa de estudos para Helena em sua escola, e o bailarino Erik Valdo também conseguiu emprego para que trabalhasse como dançarina na televisão, fato que não a agradou muito, e que a fez retornar à capital mineira.


Carreira

De volta à capital mineira, desligou-se do Banco da Lavoura, e começou a dar aulas de balé em escolas públicas como o Grupo Escolar Delfim Moreira e Presidente Antônio Carlos. Assim, de acordo com Christófaro (2010), surgiu o Ballet Helena Vasconcellos, em 1970, que contou com a orientação e conselhos de Tatiana Leskova e Márika Gidáli, fundadora do Ballet Stagium.


Em 1973, é implantada a primeira companhia de dança profissional de Minas Gerais, a Cia de Dança do Palácio das Artes, sob direção de Carlos Leite, para a qual os bailarinos prestaram concurso público. Helena Vasconcellos ocupou uma dessas primeiras vagas, mantendo sua escola até 1977, quando decidiu dedicar-se exclusivamente à companhia (CHRISTÓFARO, 2010).


“O Palácio das Artes foi o lugar que, 
pra mim, por exemplo, deu estabilidade
pra eu poder me dedicar à dança”.
(VASCONCELLOS2, 2010 apud CHRISTÓFARO, 2010)


Em 1980, Helena foi convidada a ocupar o cargo de assistente de direção do corpo de baile e da escola da atual Fundação Clóvis Salgado, e em 1986, com a aposentadoria de Carlos Leite, passou a substituí-lo na coordenação da escola de dança, trabalhando ao lado do ator e diretor mineiro Walmir José, coordenador da escola de teatro, e de [Domingos Sávio], coordenador da escola de música. Juntos foram responsáveis pela fundação do Centro de Formação Artística – Cefar, no qual foi coordenadora do curso de dança, e por vezes, também ministrou disciplinas (CHRISTÓFARO, 2010).


Em 2000, Helena Vasconcellos recebeu da Fundação Clóvis Salgado, a Insígnia da Ordem do Mérito Artístico, por sua contribuição à cultura mineira (CHRISTÓFARO, 2010).


Em 2003, segundo Christófaro (2010), foi inaugurada a placa Helena Vasconcellos, a qual nomeia um dos estúdios de dança do Cefar. Helena Vasconcellos aposentou-se como professora em novembro de 2007 (CHRISTÓFARO, 2010).




Nota:

2 Helena Vasconcellos – Entrevista cedida à Christófaro, em 26 de fevereiro de 2010.


Ligações Externas

Fundação Clóvis Salgado

Walmir José

Referências

CHRISTÓFARO, Gabriela Córdova. Helena Vasconcellos: uma bailarina na instituição pública. Memória da Dança no Brasil. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, 7).

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home