Artes do Corpo /PUC - SP

De Wikidanca

Edição feita às 19h11min de 7 de dezembro de 2011 por Wikidança (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

O Curso

A criação do Curso Comunicação das Artes do Corpo, aprovada pelo Conselho Universitário em 30/12/1998, inaugurou um perfil até então inédito no ensino universitário ao propor o cruzamento artes/comunicação para seu nicho epistemológico. Anunciava, na ocasião, que tinha como objetivo atender à demanda por uma formação diferenciada no campo das artes, ao mesmo tempo abrangente, profunda e séria. Por isso, elegeu a contaminação entre as linguagens artísticas que caracteriza a produção contemporânea para ser a moldura de sua proposta educacional. É importante observar que a presença da palavra “comunicação” no título do curso indica a importância dos estudos do corpo e de seus processos comunicacionais como ponto de partida para a pesquisa das linguagens artísticas. O curso por seu ineditismo e estruturado num perfil voltado para o estudo das artes do corpo e da comunicação do corpo, não encontrou pares institucionais que pudessem funcionar como canais balizadores de seu projeto. Assumiu, então, a tarefa de desenvolver mecanismos próprios que o capacitassem a manter uma sintonia muito fina com as tendências de seu campo de atuação, de modo a fazer de si mesmo uma referência prioritária.


Projeto Pedagógico

O projeto foi pensado no sentido de instrumentalizar o aluno para que possa desenvolver processos de criação, formando o pesquisador-criador em artes do corpo, deste modo, não oferece treinamentos tradicionais.


Histórico

O curso foi criado em 1999, inédito por oferecer três habilitações (dança, teatro e performance) promovendo o trânsito entre elas, e por pensar as artes do corpo como um fenômeno comunicacional. Criado com o propósito de oferecer uma formação diferenciada, em relação ao já existente no mercado. Voltado para as tendências da contemporaneidade.


Diferencial

O diferencial está em pensar as artes do corpo como fenômeno comunicacional e propor o estudo dos processos de contaminação entre suas habilitações, e por possuir a habilitação em performance (inédita no Brasil).


Área de Atuação

O egresso poderá atuar como artista do corpo junto a produções cênicas, como produtor cultural e curador, ou seguir carreira acadêmica.


Fonte/Referência

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home