Experimento e Fluxo
De Wikidanca
O grupo foi criado em Porto Alegre em 2006 por Didi Pedonne. As influências que permeiam o trabalho são o Método The Axis Syllabus, compilado por Frey Faust e os princípios do Contact Improvisation(Contato Improvisação), além dos princípios do trabalho da coreógrafa Jussara Miranda. A preparação dos bailarinos é baseada no sistema The Axis Syllabus-Universal Motor Principles.
Tabela de conteúdo |
Didi Pedonne
Diretora do Grupo Experimento Fluxo, coreógrafa, bailarina, professora de dança contemporânea e pesquisadora do movimento, graduada em Educação Física pela UFRGS e instrutora do Método Pilates, sendo a única brasileira em processo de formação no The Axis Syllabus - Universal Motor Principles.
Coreografia
Metamorfose, 2006
- Coreografia inspirada no universo mitológico de Psiquê, como o ciclo da vida de uma borboleta.
Foto de Carlos Sillero
Espetáculos
A Elas, 2006
- Espetáculo de dança voltado para o universo feminino;
Eros+psiquê, 2011
- Eros+Psique é uma pesquisa coreográfica realizada sobre as relações entre as figuras mitológicas de Eros e Psiquê. Iniciada em 2006, pela bailarina Didi Pedone, inicialmente denominava-se Metamorfose e se inspirava somente no universo de Psiquê e suas transmutações – como o ciclo de vida de uma borboleta. Nesta nova proposta, deixa de ser uma busca particular para ser uma troca, e assim o trabalho avança rumo a novos caminhos. Entram em cena o bailarino Willian Freitas e os músicos Carina Levitan, Flávio Aquino e Leonardo Brawl – todos artistas independentes que decidiram se unir para dar vida a essa obra. Entre pausa e movimento, som e silêncio, feminino e masculino, divino e humano os artistas dançam, tocam e criam novas interpretações poéticas do mito. Na mitologia, Eros personifica o amor e Psique a alma. O Deus Eros, ao conhecer Psiquê, se apaixona profundamente por ela, trazendo para a humanidade a promessa de que o amor, ao entregar-se plenamente à alma, tem como resultado a recuperação do sopro de vida. A personagem Psiquê foi a primeira mortal a se relacionar intimamente com um deus que conseguiu sobreviver, se transformar, e ainda transmutar a própria divindade.
Premiações
- Prêmio Quero-Quero 2006 de Melhor Bailarina, Didi Pedone.
Referência
Questionário concedido para o projeto de pesquisa: DANTAS, Mônicaet al. Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog de Didi Pedonne [1]