Curso de Dança da UFV
De Wikidanca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA /MG
Tabela de conteúdo |
Habilitações
Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança, têm suas propostas pedagógicas e matrizes curriculares fundamentadas nas diretrizes curriculares sugeridas pelo MED/MEC/SESU (1999). As novas instalações do curso dispõem de amplas salas, projetadas com tecnologia de ponta, para aulas práticas, gabinetes de professores e secretaria.
História
A criação do Curso de Dança foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV em 2000, teve início em 2002 e oferece atualmente 20 vagas.
Objetivos
- O Curso de Licenciatura em Dança da UFV, objetiva formar professores de dança para atuar nos diversos segmentos do ensino formal (escola).
- O Curso de Bacharelado em Dança objetiva formar coreógrafos para atuar no ensino não formal em escolas de dança, departamentos públicos de arte e cultura, clubes, condomínios, academias, entre outros.
Em ambas as modalidades (Licenciatura e Bacharelado), o profissional deverá estar preparado para intervir, produzir e apreciar espetáculos e mostras de dança, além de investigar a linguagem coreográfica e sua articulação com outras linguagens cênicas bem como com o contexto sócio-cultural.
Formação em Dança na UFV
O Curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança na UFV visa formar o artista-educador detentor das seguintes características:
- Domínio efetivo do conhecimento artístico específico tendo consciência das origens, processos de criação, inserção cultural desta arte, assim como o seu desenvolvimento em diversas áreas;
- Domínio de conteúdos, habilidades e competências próprias à Dança, para o exercício pleno da cidadania;
- Capacidade de trabalhar de forma integrada em equipes de sua área e/ou de outras áreas e de exercer liderança, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para seus alunos;
- Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais diversificados de apoio ao ensino, de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de dança, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações nos diferentes caminhos de forma continuada.