Artelaria Produções

De Wikidanca

Edição feita às 14h17min de 24 de fevereiro de 2012 por Nayara Ferreira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Uma associação, sem fins lucrativos, que trabalha com Educação e Criação através da Arte. Criada por um grupo de arte-educadores, formados pelo Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), funciona desde 2003, atuando nas áreas de Arte e Educação.


Artelaria Produções.jpg

Foto: Alex Hermes.


Sua maior área de atuação tem sido o interior do Estado, atendendo municípios que têm menos oportunidade de informação. Em 2005/06, foram atendidos 20 municípios dando acesso a espetáculos e oficinas de Dança Contemporânea, sendo feito uma parceria com as prefeituras das cidades, com os prêmios de circulação SECULT/CE 2005 e EDITAL FUNARTE KLAUSS VIANNA de Cultura 2006. Em 2007/08/09 continua com o trabalho ainda no interior do estado, apresentando o espetáculo Água de Meninos e ministrando oficinas. Contribui para a informação artística de adolescentes da cidade de Fortaleza, em sua sede com uma programação de aulas, seminários, e palestras. Possibilita a troca entre grupos e companhias de dança, teatro e música hospedando-os, onde experimentam praticamente as informações trocadas.

Em 2006 realiza na sede diversas ações. Cria o Tocando a Vida, encontro entre músicos, bailarinos, atores e alunos numa noite de convivência onde interagiam e faziam demonstrações artísticas, também abertas à comunidade, com tambor de crioula, maracatu, côco e baião. Em 2007, novo projeto mensal: O Que Cabe Nesse Palco? Um espaço de experimentações em arte. Também o Troca-se, uma iniciativa de Silvia Moura, feira livre desvinculada de valor monetário, onde se levam coisas que não mais se utilizam para trocar por outras.

Em 2006 realiza em parceria com a Cia. do Barulho o Primeiro Seminário de Sapateado Neguinho Neguinha. Em 2007 é rebatizado de Pisando com o Mundo, participando de aulas, debates e palestras, alunos do Ceará e do Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2006 dividide a sala de aula para grupos e companhias que precisem de espaço para realizar suas criações: Cia. Vatá, CEM, Vemart, Guindá e artistas com seus solos. Destes encontros foi criado pela coreógrafa e diretora do CEM, Silvia Moura, o projeto Centro de Divergência Criativa, que possibilitou a criação de vários trabalhos em parceria de coreógrafos e bailarinos. Resultaram: Mentiras Sinceras; Maquiada de Medo; Meus Cacos Colados com Cuspe; Ah, se Fosse Verdade; 18 Minutos Para Menores de 18 Anos e Umbandangandãns (Vencedor do prêmio Palmas, segundo lugar, na categoria monólogo de Teatro e Dança).

Desde a inauguração de sua sede a Artelaria manteve aulas permanentes de Técnicas Circenses, Dança Contemporânea e Sapateado. As aulas do CEM - Centro de Experimentações em Movimentos, neste espaço, foram divulgadas entre a comunidade e cada participante contribuiu por mês com uma quantia que varia de R$ 5,00 a R$ 20,00 de acordo com a possibilidade de cada um. Assim como aqueles que não podem disponibilizar essa quantia não precisam deixar de fazer aula. Em junho de 2008 promove aulas no espaço cultural do PSOL, a partir de quando é fundado o Núcleo de Doc-Dança da Artelaria Produções. Em 2009 tem início uma nova programação mensal, que acontece durante todo o dia e a noite chamada de Ocupa-se, com uma programação de aulas e apresentações. O espaço Artelaria é inteiramente ocupado com Arte, iniciativa também proposta por Silvia Moura, que trouxe a idéia de que cada participante seja ele aluno, professor, coreógrafo ou hóspede sente-se dono e responsável pelo espaço. Cada um é peça fundamental para o seu funcionamento e existência.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home