Seminário Internacional de Dança de Brasília

De Wikidanca

Edição feita às 20h55min de 24 de abril de 2012 por Wikidança (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa


Em 1991, Gisèle realiza o primeiro Seminário Internacional de Dança de Brasília, evento realizado periódicamente até hoje, como uma das ações do Projeto guarda-chuva Dance Brasil, que abrange várias iniciativas desenroladas ao longo dos anos, sempre voltados para a dança. Destacando-se Festival Internacional como a estrela maior, Verão Dança Brasília (4 edições), Dia Internacional da Dança (5 edições)e Festival de Hip Hop do Cerrado.


O primeiro Seminário foi um projeto da Secretaria de Cultura, elaborado na gestão do Secretário Márcio Cotrim e formatado de acordo com suas instruções, uma delas era que para ser realizado tinha sempre que acontecer em parceria com uma instituição cultural sem fins lucrativos. A primeira foi a Fundação Ballet do Brasil, cuja Presidente era a Vice-Governadora Márcia Kubitschek, por indicação do próprio Secretário Cotrim, e com verba votada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do DF. À época, Gisèle Santoro trabalhava na Fundação Cultural,primeiro como Diretora do Teatro da Escola Parque, depois como Assessora. Sua presença à frente do evento deve-se não só por ter sido a criadora e elaboradora do projeto, mas também por ser ela a detentora dos contatos internacionais.


Sem dúvida, o Seminário Internacional de Dança de Brasília é um evento de enormes proporções, sendo um dos maiores eventos de dança realizados no mundo. Sua estrutura é única pois reúne as características de um festival às de um congresso acadêmico – objetivando possibilitar uma carreira internacional aos talentos nacionais, através do aperfeiçoamento do bailarino brasileiro, no país ou no exterior. Em 2011 realizou sua XXI edição e Gisèle Santoro continua sua luta na Direção Artística e Coordenação do evento, para que mais alunos consigam a oportunidade de irem para fora do país se aperfeiçoarem, já que grande parte dos alunos não teria condições de financiar estadia, alimentação, transporte e as próprias aulas.


Durante três semanas os inscritos tem a possibilidade de vários workshops, cursos, master-classes, assistirem aos espetáculos programados além claro de participarem do concurso de dança se apresentando para concorrerem aos prêmios ou assistindo essas apresentações. Dentre as premiações do Concurso estão medalhas de ouro, prata e bronze para todas as categorias e níveis, além da possibilidadede concorrerem à algumas premiações em espécie.


Desvinculado ao Concurso de Dança, existem os prêmios especiais como as Bolsas de Estudo e os Estágios em instituições estrangeiras. Esses prêmios são dados após uma avaliação completa e detalhada do participante durante o Seminário, isso significa que a observação e a avaliação considerará não só o desempenho, mas também o potencial, o interesse, o apredizado e desenvolvimento do participante em aulas e ensaios. Dentre os países anfitriões destacam-se Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos,França, Inglaterra,República Tcheca e Venezuela.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home