Hilton Berredo
De Wikidanca
Histórico
O artista plástico e performer Hilton Berredo graduou-se em arquitetura pela Universidade Gama Filho, em 1978, é mestre em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorando no programa de Pós-graduação em arquitetura (PROARQ) da UFRJ, onde é co-editor do caderno PROARQ.
Em 2006, conquistou o primeiro lugar do concurso Público de Idéias - Projeto de Urbanização do Complexo da Rocinha, Governo do Estado do Rio de Janeiro, como arquiteto associado, Mayerhoffer & Toledo Arquitetura.
Autodidata na pintura a óleo, fez cursos com os professores Flávio Berredo, Sérgio Campos Mello, Ronaldo Rêgo Macedo, Manfredo Souzanetto, Aluísio Carvão e Lídio Bandeira de Mello e foi assistente de Keith Sonnier, em NovaYork.
Expôs em galerias de arte do Brasil e do exterior destacando-se na XX Bienal Internacional de São Paulo e em mostras brasileiras em museus de Paris, Madrid, Berlim, Munique, Düsseldorf, Amsterdam, Tóquio e Buenos Aires.
Sua obra plástica, que inclui esculturas em borracha, instalações, performances e pinturas, faz parte das coleções do Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Contemporânea da USP, Stedelijk Museum Amsterdam, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte de Brasília e está reproduzida e comentada nos livros Explode Geração!, Roberto Pontual, Ed. Avenir, Rio, 1984, Latin American Art of the 20th Century, Edward Lucie-Smith, Thames and Hudson, London, 1993, ARTODAY, Edward Lucie-Smith, Phaidon Press, London, 1995, Twentieth Century Art of Latin America, Jacqueline Barnitz, University of Texas Press, 2001, entre outros.
Desde 1986, Hilton Berredo vem desenvolvendo, com a bailarina Giselda Fernandes, uma linha de pesquisa que inclui dança, performance e intervenções plásticas.
Diretor Artístico de “Os Dois Companhia de Dança”, colabora na conceituação dos espetáculos da companhia e atua como cenógrafo.
Atividades na Área da Dança
• Professor de Criação e História das Novas Formas de Arte no ateliê Coreográfico do Centro Coreográfico do Rio.
• Cenografia de IMPRESSÕES URBANAS, 1989, de Sylvio Dufrayer.
• Cenografia de ANTIMATÉRIA, 1998, CIA. ANA VITÓRIA DANÇA CONTEMPORÂNEA.
• Cenografia de Um Corpo Contemporâneo e 3 Coreógrafos, 2000, Aírton Tenório / Roberto Anderson.
• Criação e interpretação de "Ô ÁGUA" - 2001, em colaboração com Giselda Fernandes.
• Artista colaborador em "Arca D'Água", 2002, solo de Giselda Fernandes.
• Artista colaborador em "CASTELO D'ÁGUA", 2002, - solo de Giselda Fernandes.
• Direção artística e criação de vídeos em "Às Vezes Banco".
• Videografismo do espetáculo "Oãfarrag" em 2008.
• Instalação e Videografismo com os objetos da “Os Dois Companhia de Dança” para exposição e a performance "Jogo de Objetos" no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica em 2009.