A Cognição e a Dança para crianças
De Wikidanca
A dança através de sua ferramenta o corpo, desenha caminhos, provoca sensações, que se revelam em novas expressões, estimula e convoca o raciocínio e a memória, criando novas redes de cognição.
É através do seu corpo que a criança percebe o mundo, por tanto, a percepção e a consciência corporal são extremamente importantes, para que ela possa perceber os limites do próprio movimento, conhecer sua extensão e a sua limitação no espaço ao seu redor, conhecer os contornos do seu corpo e suas possibilidades de mobilidade.
A comunicação corporal facilita no processo de organização do Eu. No processo de mapear cada movimento, a criança estabelece uma nova relação com seu corpo, encontra nele mais um caminho de comunicação com o mundo exterior, o corpo como veiculo de linguagem.
imagem retirada de:http://www.ema-lourosa.com/resources/images/dan%C3%A7a_criativa.jpg data 29/04/2013
Conceito
Segundo Jean Piaget, a criança é um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, se relacionando ativamente, com suas estruturas lógicas já adquiridas, com os objetos do mundo, incluindo-se aí pessoas, ideias e seu próprio corpo. Dessa interação, resulta o que Piaget definiu como “tomada de consciência” de tais objetos, seja de uma operação matemática, das formas de se relacionar, ou de seu próprio corpo. A educação, o ensino/aprendizagem fundamentados no cognitivismo de Piaget, têm estas ideias como norteadoras tanto quando se trata da aquisição de conteúdos, quanto do trabalho corporal com crianças, no qual o que importa é a aquisição da consciência corporal.
Referência bibliográfica
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.
http://www.portalabrace.org/vicongresso/dancacorpo/Fatima%20Wachowicz%20-%20Os%20processos%20cognitivos%20da%20aten%E7%E3o.pdf
--Bruma Saboya 21h07min de 5 de maio de 2013 (BRT)